Porto Velho (RO) sábado, 23 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Educação

Governo de Rondônia determina o retorno do patrulhamento escolar


Devido ao aumento no numero de casos de desentendimentos e até agressões corporais envolvendo estudantes nas proximidades das escolas públicas, a Seduc solicitou junto a Sesdec a volta do patrulhamento nas escolas o mais rápido possível.

A Seduc, mesmo sabendo que as agressões entre os estudantes tem sempre acorrido do lado de fora das escolas, manifesta sua preocupação em buscar auxiliar a Policia Militar em reforçar sua atuação, visto que coibir este tipo de situação é atribuição da PM e não da direção da instituição de ensino.

A secretária da Seduc, Isabel Luz, esteve na quarta-feira (10) na Escola Estadual Bela Vista e fez uma reunião com gestores das escolas de toda a zona sul de Porto Velho. Presentes na reunião os diretores das escolas estaduais: João Bento da Costa, Heitor Villa Lobos, Jesus Burlamaqui, Eduardo Lima e Silva, Hélio Botelho, Capitão Cláudio, Sebastião Lima de Oliveira, Vicente Salazar e da escola anfitriã.

A principal reivindicação apresentada foi o retorno do patrulhamento escolar da nos três períodos que ocorrem as aulas. Na oportunidade, a secretária ouviu relatos das realidades enfrentadas pelos diretores e informou que estaria procurando a Sesdec para dialogar sobre a necessidade urgente do retorno do patrulhamento escolas. “Precisamos, juntos, enfrentar esta questão”, finaliza Luz.

A diretora da Escola Bela Vista, na zona sul da Capital, Vera Lúcia, convive com esta realidade difícil e é uma ativa colaboradora na resolução deste problema. “A escola lamenta quando ocorre este tipo de fato e busca a melhor solução. Esse é um trabalho que deve ser desenvolvido em parceria entre a família da criança ou adolescente envolvido e o poder público”, afirma.

A diretora da Escola Jesus Burlamaqui, Fabiane Lopes, reforça que a presença do patrulhamento realizado pela PM nas cercanias das escolas coíbe aqueles que querem realizar atos de violência e infracionais. “A patrulha escolar precisa funcionar para atender aos problemas externos ao ambiente da escola”, destaca.

A parceria entre a Seduc e a Sesdec se fortalece quando ações conjuntas são realizadas, como o exemplo a realização com sucesso do Proerd/RO. Objetivando ampliar ações, ocorreu na segunda-feira (15) reunião na Seduc, com a presença do diretor do programa de prevenção e combate às drogas nas escolas, Major Holanda. Na oportunidade, foi apresentado o manual que será distribuído nas instituições de ensino do Estado com orientações que tem por objetivo reforçar a segurança no âmbito interno nas escolas.

A Coordenação Regional de Educação (CRE) de Porto Velho está realizando reuniões em todas as escolas para organizar uma grande ação terá como objetivo central de sensibilizar a sociedade portovelhense sobre o grave problema social que é a violência e sua repercussão no ambiente das escolas.

“Estaremos buscando parceiros entre o poder público e a sociedade organizada. Esta questão da violência é um mal que esta disseminado e geralmente, quando o aluno apresenta comportamento agressivo, quando vamos procurar, ele também tem sérios problemas junto a sua família. Precisamos dar as mão na busca de defender nossos filhos e termos um ambiente escolar saudável, voltado plenamente a busca do melhor ensino com qualidade”, destaca a professora Irany Oliveira, coordenadora da CRE.

Fonte: Deane Araújo / Decom
  

Mais Sobre Educação

Curso técnico em Programação de Jogos Digitais do Senai é sensação entre os jovens de Ariquemes

Curso técnico em Programação de Jogos Digitais do Senai é sensação entre os jovens de Ariquemes

O protótipo de jogo baseado em perguntas e respostas sobre Geografia e História de Rondônia desenvolvido para Desktop e plataforma de celulares Androi

Conceitos de tecnologia e inovação são aplicados no desenvolvimento da exposição interativa Mulheres que Resistem, em Porto Velho

Conceitos de tecnologia e inovação são aplicados no desenvolvimento da exposição interativa Mulheres que Resistem, em Porto Velho

Como parte da campanha Agora é Que São Elas – Mulheres que Resistem, uma sala sensorial foi montada no 1º piso do Porto Velho Shopping, onde são

Inscrições para o vestibular de Psicologia da FCR encerram neste sábado

Inscrições para o vestibular de Psicologia da FCR encerram neste sábado

Encerram neste sábado (23/03), as 12 horas, as inscrições  do vestibular para o Curso de Psicologia, da Faculdade Católica de Rondônia (FCR), em Porto

UNIR divulga concurso público com 24 vagas para professor do magistério superior

UNIR divulga concurso público com 24 vagas para professor do magistério superior

A Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulga o edital Edital nº 01/GR/UNIR/2019 de Concurso Público de Provas e Títulos para Professor