Porto Velho (RO) terça-feira, 25 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Educação

Governo de Rondônia determina o retorno do patrulhamento escolar


Devido ao aumento no numero de casos de desentendimentos e até agressões corporais envolvendo estudantes nas proximidades das escolas públicas, a Seduc solicitou junto a Sesdec a volta do patrulhamento nas escolas o mais rápido possível.

A Seduc, mesmo sabendo que as agressões entre os estudantes tem sempre acorrido do lado de fora das escolas, manifesta sua preocupação em buscar auxiliar a Policia Militar em reforçar sua atuação, visto que coibir este tipo de situação é atribuição da PM e não da direção da instituição de ensino.

A secretária da Seduc, Isabel Luz, esteve na quarta-feira (10) na Escola Estadual Bela Vista e fez uma reunião com gestores das escolas de toda a zona sul de Porto Velho. Presentes na reunião os diretores das escolas estaduais: João Bento da Costa, Heitor Villa Lobos, Jesus Burlamaqui, Eduardo Lima e Silva, Hélio Botelho, Capitão Cláudio, Sebastião Lima de Oliveira, Vicente Salazar e da escola anfitriã.

A principal reivindicação apresentada foi o retorno do patrulhamento escolar da nos três períodos que ocorrem as aulas. Na oportunidade, a secretária ouviu relatos das realidades enfrentadas pelos diretores e informou que estaria procurando a Sesdec para dialogar sobre a necessidade urgente do retorno do patrulhamento escolas. “Precisamos, juntos, enfrentar esta questão”, finaliza Luz.

A diretora da Escola Bela Vista, na zona sul da Capital, Vera Lúcia, convive com esta realidade difícil e é uma ativa colaboradora na resolução deste problema. “A escola lamenta quando ocorre este tipo de fato e busca a melhor solução. Esse é um trabalho que deve ser desenvolvido em parceria entre a família da criança ou adolescente envolvido e o poder público”, afirma.

A diretora da Escola Jesus Burlamaqui, Fabiane Lopes, reforça que a presença do patrulhamento realizado pela PM nas cercanias das escolas coíbe aqueles que querem realizar atos de violência e infracionais. “A patrulha escolar precisa funcionar para atender aos problemas externos ao ambiente da escola”, destaca.

A parceria entre a Seduc e a Sesdec se fortalece quando ações conjuntas são realizadas, como o exemplo a realização com sucesso do Proerd/RO. Objetivando ampliar ações, ocorreu na segunda-feira (15) reunião na Seduc, com a presença do diretor do programa de prevenção e combate às drogas nas escolas, Major Holanda. Na oportunidade, foi apresentado o manual que será distribuído nas instituições de ensino do Estado com orientações que tem por objetivo reforçar a segurança no âmbito interno nas escolas.

A Coordenação Regional de Educação (CRE) de Porto Velho está realizando reuniões em todas as escolas para organizar uma grande ação terá como objetivo central de sensibilizar a sociedade portovelhense sobre o grave problema social que é a violência e sua repercussão no ambiente das escolas.

“Estaremos buscando parceiros entre o poder público e a sociedade organizada. Esta questão da violência é um mal que esta disseminado e geralmente, quando o aluno apresenta comportamento agressivo, quando vamos procurar, ele também tem sérios problemas junto a sua família. Precisamos dar as mão na busca de defender nossos filhos e termos um ambiente escolar saudável, voltado plenamente a busca do melhor ensino com qualidade”, destaca a professora Irany Oliveira, coordenadora da CRE.

Fonte: Deane Araújo / Decom
  

Mais Sobre Educação

Acadêmicos de engenharias da Uniron sensibilizam governador Daniel Pereira com o livro “A vida secreta das árvores”

Acadêmicos de engenharias da Uniron sensibilizam governador Daniel Pereira com o livro “A vida secreta das árvores”

De uns tempos para cá, a ciência comprova que as árvores e o homem têm muito mais em comum do que poderíamos imaginar. Da mesma forma que o ser humano

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

O movimento Rondônia pela Educação, liderado pela Federação das Indústrias de Rondônia e composto por mais de cem entidades e instituições rondoniense

ENEM: Aulão na rede acontecerá em outubro

ENEM: Aulão na rede acontecerá em outubro

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (RO) começou os preparativos para realização do projeto “Aulão na Rede” que acontecerá os dias 30 e 31