Quarta-feira, 20 de março de 2013 - 18h22
Em recente reunião de trabalho, a secretária de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), Isabel Luz, esteve com coordenadores regionais e outros profissionais que atuam na rede pública estadual na capital e interior. “O foco da Seduc é continuar sempre com um ritmo de trabalho que nos permita alcançar um nível máximo de excelência na qualidade do ensino oferecido em Rondônia, de acordo com orientações do governador Confúcio Moura”, afirmou Isabel ao abrir as discussões do dia.
Infraestrutura e reforma de escolas
O programa de recuperação, modernização e climatização de 400 (quatrocentas) unidades de ensino - elogiado por docentes e discentes - prossegue devendo estar totalmente concluído para o ano letivo de 2014, já que dezenas de unidades educacionais concluíram as reformas e reparos emergenciais após terem recebido recursos repassados no ano passado pelo governo da cooperação diretamente para os conselhos escolares. No total, foram contempladas cerca de quatro centenas de escolas, somando R$ 30 milhões em investimentos do tesouro do estado. A forma como foram feitos os repasses também está sendo aplaudida por pais e membros da sociedade - diminuiu a burocracia e deu mais agilidade às obras.
Ensino médio em tempo integral
Outra iniciativa bastante discutida nesta reunião de trabalho foi o ensino médio em tempo integral, que transformou vinte escolas que oferecem Ensino Médio em verdadeiros centros de ensino em tempo Integral – seis estão localizados na capital; outras quatorze no interior. Os participantes avaliaram o programa como “extremamente positivo” e que “já está dando bons resultados” apesar do pequeno período de implantação.
Durante o encontro, alguns dos coordenadores presentes fizeram questão de relatar as conquistas obtidas em suas regionais nos últimos 27 (vinte e sete) meses.
Metas
Dentre as metas e objetivos para 2013, foram abordados tópicos como o foco em projetos que continuem a melhorar a proficiência e intensifiquem o combate à evasão escolar. E também foram discutidas ações que estejam intimamente relacionadas à motivação e ao reconhecimento do esforço de estudantes e professores.
.
Aprendizagem
Um dos projetos que teve boa repercussão em 2012, segundo os participantes da reunião de trabalho, foi o período de intensificação da aprendizagem. Os estudantes que apresentam dificuldades para alcançar um desempenho satisfatório durante o ano letivo são atendidos individualmente e participam de “aulões” por disciplina. Eles também participam de oficinas de leituras, jogo de xadrez e outras atividades que, somadas às aulas específicas, contribuem também para reduzir a desigualdade educacional nas escolas estaduais, disse Isabel Luz.
Fonte: Carlos Coqueiro
Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb
Após recomendações do Ministério Público Federal (MPF), quatro municípios de Rondônia tomaram medidas para garantir a adequação de contas bancárias

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho abriu as inscrições para o programa Faculdade da Prefeitura, que irá custear integralmente as mensalidades de acadêmicos s

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com quatro editais abertos para ingresso em Programas de Pós-Graduação (PPG) institucionais e interinst

Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o
Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)