Quarta-feira, 31 de julho de 2013 - 15h31
Yara Aquino
Agência Brasil
Brasília – O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, informou hoje (31) que o governo vai alterar a proposta do Programa Mais Médicos de ampliar em dois anos os cursos de graduação em medicina. A ideia era aumentar de seis para oito anos o tempo da graduação, com os dois últimos anos de trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo Mercadante, a proposta será levada ao relator da medida provisória que cria o programa, deputado Rogério Carvalo (PT-SE).
Em contrapartida, Mercadante defendeu que, já em 2018, a residência médica se torne obrigatória ao final dos seis anos de graduação para algumas atividades da medicina. Nesse modelo, toda a residência será feita no SUS, e o primeiro ano, obrigatoriamente na atenção básica, urgência e emergência no sistema.
“É evidente que algumas especialidades são mais disputadas, terão exames de seleção. Mas terá vaga para todo estudante de medicina. A partir de 2018, queremos condicionar para algumas atividades da medicina a obrigatoriedade da residência, a exemplo do que ocorre em alguns países”, disse o ministro. De acordo com Mercadante, a decisão foi tomada em discussão com diretores de faculdades, comissão de especialistas e representantes da Associação Brasileira de Educação Médica.
Lançado neste mês, o Programa Mais Médicos desagradou a entidades médicas, que criticaram os dois anos de extensão no curso e a possibilidade de contratação de profissionais com diploma estrangeiro para atuar, durante três anos, na periferia das grandes cidades e em cidades do interior. Ontem (30) e hoje, médicos em todo o país paralisam as atividade em protesto ao Mais Médicos.
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com foco no desempenho e na confiança dos candidatos, o Vitória Vestibulares e Concursos (Vitória Cursos) intensifica sua preparação para a reta fin

Nos dias 30 e 31 de outubro, o Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA e a Faculdade Metropolitana de Rondônia realizaram o Experience Day

Enem 2025: controle emocional é o maior desafio para estudantes na reta final
Faltando menos de uma semana para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)2025, que será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, estudantes de Rondônia

Governo de RO abre processo seletivo para cargos de direção escolar e chefia pedagógica
O governo de Rondônia publicou na sexta-feira (31), o Edital nº 7/2025, que abre inscrições para o Processo Seletivo Simplificado Interno da Secreta
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)