Quinta-feira, 15 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Fundação incentiva pesquisa com oferta de bolsas


A Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (Fapero) iniciará a seleção de estudantes contemplados com bolsas do programa Iniciação Científica do Ensino Médio.

Serão beneficiados 200 alunos da rede estadual de ensino. Ao anunciar a medida, o presidente da instituição, Francisco Elder de Oliveira, explicou que o governo, desta forma, estimula a pesquisa e a ciência, fatores indispensáveis ao desenvolvimento regional.

Gente de Opinião

Confúcio e o presidente da Fapero, Francisco Elder 

Os avanços da Fapero, criada há apenas dois anos e meio e é a mais nova entidade de incentivo à pesquisa do país, foram apresentados nesta quinta-feira (22), ao governador Confúcio Moura. As conquistas são consideradas positivas e as perspectivas para os próximos quatro anos animadoras. “Nenhum estado se desenvolve sem pesquisa, e estamos investindo na base, nos alunos do Ensino Médio”, disse Elder.

O presidente da entidade prestou contas ao governador das atividades da Fapero e propôs a ampliação à pesquisa científica . Segundo Elder, há muito o que ser comemorado nessa área.

Iniciação Básica

Ao governador também foram apresentados os editais com  vagas para mestrado e doutorado em diversas áreas, ocasião em que o presidente explicou que há requisitos que precisam ser preenchidos pelos candidatos. O projeto de Iniciação Científica Júnior e o Programa de Iniciação Básica, que incentiva a pesquisa, ao mesmo tempo em que mobilizam uma rede que envolve doutores, mestres e professores, além dos estudantes.

Os recursos são obtidos junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que disponibilizou ao Estado R$ 322.5 mil para incentivo à iniciação cientifica e valorização de talentos no ensino fundamental, médio ou de educação profissional mediante o desenvolvimento de atividades de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação.

Formação

O foco na formação de pesquisadores é uma das frentes da Fapero, que oferece bolsas para pós-doutorado, doutorado, mestrado, pesquisa, iniciação científica e para educação.  Para o governador Confúcio Moura, é importante que seja dada ampla divulgação aos projetos para que mais estudantes tenham acesso às propostas. Ele destacou ainda que a fundação foi criada há pouco tempo que criou grandes expectativas, uma vez que lida com pesquisas. “Temos muito trabalho pela frente”, acrescentou.

A Fapero já fez chamadas, uma delas voltada para pesquisadores biólogos e médicos, com a finalidade de auxiliar e melhorar o o atendimento público de saúde capacitando  e descentralizando a pesquisa e a inovação em saúde. Outro exemplo é o projeto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional, que destina três bolsas para formar pós-doutores.

A bolsa oferecida tem com meta é trazer doutores formados em outras regiões para que se fixem em Rondônia, onde desenvolvam pesquisas relevantes para o desenvolvimento do estado.
 


Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 15 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento

Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento

O Brasil passou a reconhecer oficialmente a importância das olimpíadas científicas com a sanção da Lei nº 15.331, de 7 de janeiro de 2026, que insti

UNIR entra na última semana de inscrições do​ Processo Seletivo Especial 2026 para vagas ociosas

UNIR entra na última semana de inscrições do​ Processo Seletivo Especial 2026 para vagas ociosas

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está na última semana de inscrições do Processo Seletivo Especial (PS Especial) 2026, destinado ao preench

Prefeitura de Porto Velho retifica cronograma do Edital que trata da contratação de professores

Prefeitura de Porto Velho retifica cronograma do Edital que trata da contratação de professores

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria Municipal de Administração (Semed), publicará nesta

Prefeitura quita passivos históricos, garante melhorias na educação e esclarece manifestações sobre abono

Prefeitura quita passivos históricos, garante melhorias na educação e esclarece manifestações sobre abono

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), vem a público esclarecer os fatos relacionados às recentes manife

Gente de Opinião Quinta-feira, 15 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)