Quinta-feira, 17 de outubro de 2013 - 19h53
Começa segunda-feira, dia 21 de outubro, no auditório da Ulbra, em Porto Velho, o Fórum Estadual de Educação, que consiste na etapa de Rondônia da Conferência Nacional de Educação, marcada para acontecer no período de 17 a 21 de fevereiro de 2014, em Brasília.
De 21 a 23 de outubro estarão reunidos em Porto Velho os 300 delegados e delegadas eleitos nos fóruns municipais realizados ao longo do ano de 2013, com a missão de discutir e definir as propostas de Rondônia para a CONAE 2014.
O evento é realizado pelo Fórum Estadual, que tem em sua composição o Sintero, a CNTE e a CUT.
De acordo com a Secretária de Assuntos Educacionais do Sintero e diretora executiva da CNTE, Claudir Mata, serão discutidos os sete eixos que nortearão o documento nacional, entre eles a valorização dos profissionais da educação, tema de responsabilidade do Sintero no evento.
Além dos delegados e delegadas de todo o Estado, o evento deverá contar com a participação de autoridades estaduais e nacionais da educação.
Para Claudir Mata, este é um dos eventos mais importantes sobre a educação e merece a atenção da sociedade, pois esta é a fonte das propostas e ideias para melhorar o ensino público no país.
O presidente do Sintero, Manoel Rodrigues, que participará da abertura do Fórum, disse que infelizmente a educação não é valorizada. “Como sindicato nós estamos permanentemente chamando a atenção da sociedade e dos governantes para a necessidade urgente de se priorizar a educação. Só com a valorização da educação teremos condições de promover o desenvolvimento social, econômico e cultural do país”, disse.
Durante o Fórum Estadual serão eleitos os delegados que vão representar Rondônia na Conferência Nacional, em Brasília.
Fonte: Ascom
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Últimos dias para se candidatar a uma das 400 vagas no Processo Seletivo Simplificado do IFRO
Terminam dia 28 de junho as inscrições no PSS 2026/2 (Processo Seletivo Simplificado) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rond

Sebrae em Rondônia e SEDUC encerram Jornada Despertar após semana de imersão educacional
Após uma semana de atividades intensas e troca de experiências entre educadores, encerra nesta sexta-feira (26) a formação Jornada Despertar, realiz

Escolas estaduais de Rondônia conquistam posições de destaque no Enem 2025
Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 evidenciaram o desempenho de escolas da Rede Estadual de Ensino de Rondônia, que conquis

A IFMSA Brazil UNNESA alcançou um importante resultado científico durante a Jornada de Ginecologia e Obstetrícia de Rondônia (JOGOR) 2026, um dos pr
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)