Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Fórum Estadual discute as propostas de Rondônia para a Conferência Nacional de Educação


Começa segunda-feira, dia 21 de outubro, no auditório da Ulbra, em Porto Velho, o Fórum Estadual de Educação, que consiste na etapa de Rondônia da Conferência Nacional de Educação, marcada para acontecer no período de 17 a 21 de fevereiro de 2014, em Brasília.

De 21 a 23 de outubro estarão reunidos em Porto Velho os 300 delegados e delegadas eleitos nos fóruns municipais realizados ao longo do ano de 2013, com a missão de discutir e definir as propostas de Rondônia para a CONAE 2014.

O evento é realizado pelo Fórum Estadual, que tem em sua composição o Sintero, a CNTE e a CUT.

De acordo com a Secretária de Assuntos Educacionais do Sintero e diretora executiva da CNTE, Claudir Mata, serão discutidos os sete eixos que nortearão o documento nacional, entre eles a valorização dos profissionais da educação, tema de responsabilidade do Sintero no evento.

Além dos delegados e delegadas de todo o Estado, o evento deverá contar com a participação de autoridades estaduais e nacionais da educação.

Para Claudir Mata, este é um dos eventos mais importantes sobre a educação e merece a atenção da sociedade, pois esta é a fonte das propostas e ideias para melhorar o ensino público no país.

O presidente do Sintero, Manoel Rodrigues, que participará da abertura do Fórum, disse que infelizmente a educação não é valorizada. “Como sindicato nós estamos permanentemente chamando a atenção da sociedade e dos governantes para a necessidade urgente de se priorizar a educação. Só com a valorização da educação teremos condições de promover o desenvolvimento social, econômico e cultural do país”, disse.

Durante o Fórum Estadual serão eleitos os delegados que vão representar Rondônia na Conferência Nacional, em Brasília.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb

Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb

Após recomendações do Ministério Público Federal (MPF), quatro municípios de Rondônia tomaram medidas para garantir a adequação de contas bancárias

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho abriu as inscrições para o programa Faculdade da Prefeitura, que irá custear integralmente as mensalidades de acadêmicos s

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com quatro editais abertos para ingresso em Programas de Pós-Graduação (PPG) institucionais e interinst

Governo de RO oferta 1.500 vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições encerram quarta-feira, 28

Governo de RO oferta 1.500 vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições encerram quarta-feira, 28

Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o

Gente de Opinião Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)