Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Formandas de curso técnico em Enfermagem conciliaram estudos com cuidados maternos


Educação profissional tem um importante papel na qualificação da mão de obra para inserção no mercado de trabalho - Gente de Opinião
Educação profissional tem um importante papel na qualificação da mão de obra para inserção no mercado de trabalho

O curso técnico em Enfermagem do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), cuja formatura aconteceu no primeiro semestre de 2024, em Cerejeiras, contou com a participação de mães de primeira viagem. Rondônia é destaque nacional, por ter o menor número de desemprego no Brasil, e a educação profissional tem um importante papel neste avanço, qualificando a mão de obra para inserção no mercado de trabalho.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a formação profissional de jovens, inclusive as que já são mães, é resultado dos investimentos que o Governo do Estado vem fazendo em todos os 52 municípios, para assegurar a qualificação da mão de obra de jovens, bem como, trabalhadores que estão na ativa.

Segundo a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, vários formandos dos cursos técnicos em Enfermagem, das  turma de  Cerejeiras e São Francisco do Guaporé, conseguiram emprego logo que receberam os seus diplomas. “Fazer um curso técnico hoje, é um importante passo para quem busca crescer profissionalmente com melhores salários e mais chances de se tornar um caso de sucesso, no universo empreendedor”, afirmou.

SUPERAÇÃO

Adhieny Láiz, de 20 anos, é mãe de Maria Gabrielly, de um ano, e se formou com a sensação de vitória, pois chegou a pensar em abrir mão dos estudos, por causa das atividades domésticas. A estudante afirmou ainda que, desde o início da gestação sabia que estava pronta para encarar o desafio, comprovado ao receber o diploma da nova profissão. “Iniciei o curso grávida de três meses. E mesmo achando algumas vezes que não daria conta, quando minha bebê se mexia, eu amava, porque ela me dava forças para continuar no curso”, ressaltou.

Adhieny Láiz encontrou na filha Maria Gabrielly, motivação para estudar - Gente de Opinião
Adhieny Láiz encontrou na filha Maria Gabrielly, motivação para estudar

A estudante Ianca Nazaré, de 28 anos, teve os mesmos obstáculos para conciliar a rotina materna, na fase de amamentação do único filho, Isaac, que tem um ano e cinco meses. “Moro na fazenda e deixava meu filho na casa da minha mãe, na cidade. No horário do neném mamar, eu tinha que me deslocar até lá ou minha mãe tinha que trazer meu filho na escola”, recordou.

A jovem, que mora  na Linha 2, em Cerejeiras, contou que resolveu estudar mesmo diante do trabalho redobrado. “Sempre quis fazer um curso ou faculdade na área da saúde, pois já trabalhei como atendente de farmácia e gostei. Quando soube do curso do Idep, eu aproveitei a oportunidade”, evidenciou.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

‘Educação em Transformação’: Dr. Aparício Carvalho lança livro sobre as mudanças que moldam o futuro da educação da sociedade.

‘Educação em Transformação’: Dr. Aparício Carvalho lança livro sobre as mudanças que moldam o futuro da educação da sociedade.

O Dr. Aparício Carvalho de Moraes é um nome de destaque no cenário educacional e político-social de Rondônia, com uma trajetória bem-sucedida em amb

“Quero ser delegada”: estudante destaca importância do aulão para o Enem

“Quero ser delegada”: estudante destaca importância do aulão para o Enem

O sonho de cursar Direito, ser aprovada em um concurso e tornar-se delegada impulsiona Fabíola Guedes, de 17 anos. Filha de um produtor de café e

PS UNIR 2026 - publicados editais de Medicina com 40 vagas para o primeiro semestre

PS UNIR 2026 - publicados editais de Medicina com 40 vagas para o primeiro semestre

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) publicou nesta segunda-feira, dia 15 de setembro, os editais do Processo Seletivo 2026 para o curso de Medic

Presidente da Assembleia comemora sucesso do Acelero Enem 2025 em vários municípios de Rondônia

Presidente da Assembleia comemora sucesso do Acelero Enem 2025 em vários municípios de Rondônia

O projeto Acelero Enem 2025, iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano (Republicanos), com organ

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)