Quinta-feira, 7 de dezembro de 2017 - 21h48
O deputado Adelino Follador (DEM) anunciou nesta quinta-feira (7), em Porto Velho, a destinação R$ 400 mil para garantir a continuidade do trabalho do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em 2018, assegurados por meio de emenda parlamentar que destinou para este fim.
Ao confirmar o encaminhamento das emendas para atender ao Proerd, que só em 2017 levou orientação e apoio a 20 mil alunos da Rede Pública de Ensino e outros tantos da rede privada, o deputado fez ver que um programa de objetivo tão nobre e de resultados tão expressivos entre as milhares de famílias do Estado não pode ser prejudicado por falta de recursos, fato que motivou sua decisão de garantir sua continuidade, como tem feito todos os anos.
Para Adelino Follador, nunca é demais lembrar que programa é considerado um dos mais importantes instrumentos, no âmbito escolar, de prevenção e orientação contra as drogas e sua disseminação entre os jovens. Na verdade, o programa consiste numa ação conjunta da Polícia Militar, Escolas e Famílias, para prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, com iniciativas adequadas para ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem para o uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.
Implantado em Rondônia desde 2000, segundo o deputado, o programa tem feito milagres por onde passa, prevendo a ampliação de suas ações por todo Estado. Segundo Follador, até este ano o Proerd atuou com seu apoio em pelo menos 16 municípios do Estado, entre eles, Porto Velho, Candeias do Jamari, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Vilhena, Colorado do Oeste, Cabixi, Cacoal, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, Rolim de Moura, Guajará Mirim, Nova Mamoré, Ariquemes, Monte Negro e Jaru, onde levou orientação adequada a mais de 20 mil estudantes.
De acordo com o deputado, os R$ 400 mil que destinou para custear o Proerd em 2018 atenderão a várias frentes do programa, e serão aplicados na compra de equipamentos como projetor, lâmpadas e outros produtos de informática, notebook, caixa de som amplificada, entre outros, para tornar possível e o máximo de proveitosa as aulas e palestras orientadoras.
Defensor do programa e das escolas militares como exemplo de ensino de qualidade e de preservação de valores cívicos e morais, Follador disse que o Proerd é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida nas escolas e na sociedade. “O programa se desenvolve com policiais militares, fardados e devidamente treinados e com material didático próprio - Livro do Estudante, Livro dos Pais e o Manuel do Instrutor – que como resultado vem salvando milhares de jovens do mundo das drogas”, disse.
Fonte: Ascom.
Governo de RO avança na Educação com reforma de escola no distrito de Vila Marcão em Alta Floresta
A escola municipal Boa Esperança, localizada no distrito de Vila Marcão, em Alta Floresta d'Oeste, na Zona da Mata, recebeu nesta quinta-feira (10),
Rondônia conquistou, em 2024, o melhor desempenho da Região Norte no índice nacional de alfabetização infantil. O estado ocupa o 6º lugar no ranking
Cerca de 800 estudantes do Ensino Fundamental de escolas de Porto Velho participaram, na quarta-feira (9), da formatura do Programa Educacional de R
A Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Proex/IFRO) está com inscrições abertas para dois cur