Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Foi um sucesso a I Feira de Alimentação e Nutrição


Alunos, professores e a coordenação do Curso de Nutrição da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, promoveram no último dia 29 de agosto, a I FEIRA DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO da FIMCA.

O evento foi uma homenagem ao Dia do Nutricionista, que é comemorado no dia 31 de agosto. A data foi instituída em homenagem à criação da Associação Brasileira de Nutricionistas, ocorrida em 31 de agosto de 1949. A associação, tempos depois, mudou para federação e, posteriormente, foi alterada para a atual Associação Brasileira de Nutrição (Asbran).

A Nutrição é a ciência que estuda os alimentos e os aplica às necessidades nutricionais das pessoas. O profissional nutricionista tem, entre suas funções, planejar programas de alimentação, preparar dietas e cardápios, supervisionar a produção de alimentos e cozinhas de indústrias e restaurantes, além de acompanhar o regime alimentar de atletas.

"O nutricionista é um profissional que exerce um papel muito importante na vida em sociedade", afirma a nutricionista Mariana Modesto Siqueira, da coordenação do Curso de Nutrição. "Ele utiliza a ciência da nutrição e interpreta fatores culturais, biológicos, sociais e políticos, com vistas a melhorar a alimentação, bem como a saúde e a qualidade de vida das pessoas, em todas as fases da vida", observa.

A I FEIRA DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO da FIMCA foi um sucesso e contou com a participação de todas as turmas do curso. Cada período desenvolveu a temática e a funcionalidade de um ingrediente regional, escolhido pelo grupo, e transformado em uma preparação. A escolha da preparação foi baseada nas suas propriedades e valores nutricionais. Cada produto foi servido em porções individuais para degustação de mais de mil pessoas, nas barracas ornamentadas que foram armadas na passarela ente os prédios Vermelho e Azul. Cartazes fixados nas barracas e folders distribuídos aos presentes explicavam as propriedades nutritivas dos produtos expostos para degustação.

Fonte: Sérgio Mello
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Unir e Ifro promovem evento sobre conflitos agrários em Rondônia e lançam livro sobre massacre de Corumbiara

Unir e Ifro promovem evento sobre conflitos agrários em Rondônia e lançam livro sobre massacre de Corumbiara

A colonização dirigida de Rondônia, nas décadas de 1970 e 1980 visou reduzir os tensionamentos em outras regiões do Brasil apregoando terras em abun

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia

De 17 a 26 de novembro de 2025, o Quilombo Forte Príncipe da Beira, localizado no município de Costa Marques (RO), será o palco do evento A Terra é Me

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) obteve nota máxima, conceito 5, no recredenciamento institucional do Ministério da Educação (MEC), realizado

Transporte fluvial é disponibilizado pelo governo de RO para alunos ribeirinhos durante Enem 2025

Transporte fluvial é disponibilizado pelo governo de RO para alunos ribeirinhos durante Enem 2025

O governo de Rondônia mobilizou esforços para garantir que os estudantes de comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira, em Porto Velho, tivessem trans

Gente de Opinião Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)