Terça-feira, 13 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

FNDE: R$ 900 mil para construção de creches em Porto Velho


Foram liberados no inicio do mês pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a sexta parcela de um investimento total de 8 milhões, 565 mil e 564 reais para a construção de oito creches em Porto Velho, cujas obras estão em execução, e abrem aproximadamente 1.800 novas vagas para a educação infantil.

A informação foi recebida pelo deputado federal Padre Ton (PT-RO), cujo mandato acompanha processos de prefeituras que tratam de escolas da educação infantil e aquisição de ônibus escolares no Ministério da Educação, especificamente no FNDE.

“Esse investimento é muito importante. Para quem é prefeito, ou já foi prefeito, como eu, a creche é um bem inestimável para a população, especialmente para as mães trabalhadoras, que reclamam muito a falta de vagas. Ressalto que esse trabalho foi iniciado por Fátima Cleide, e tenho a satisfação de continuar ações na educação, articulando a liberação dos recursos”, diz o deputado.

A sexta parcela liberada totaliza 972 mil e 658 reais, em duas Ordens Bancárias (632208 e 632296), e com isso o pagamento total para obras que estão em execução já atingem 3 milhões, 549 mil e 95 reais, o que representa cerca de 41% do valor total do investimento.

As oito creches em construção na capital foram incluídas pela Prefeitura no Plano de Ações Articuladas (PAR) elaborado pela Secretaria Municipal de Educação, em cumprimento ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, do MEC.

As unidades estão localizadas nos bairros Jardim Santana; Marcos Freire; Teixeirão; Três Marias; Pedrinhas; Areia Branca e Eletronorte.

Fonte: Mara Paraguassu

Gente de OpiniãoTerça-feira, 13 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

UNIR entra na última semana de inscrições do​ Processo Seletivo Especial 2026 para vagas ociosas

UNIR entra na última semana de inscrições do​ Processo Seletivo Especial 2026 para vagas ociosas

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está na última semana de inscrições do Processo Seletivo Especial (PS Especial) 2026, destinado ao preench

Prefeitura de Porto Velho retifica cronograma do Edital que trata da contratação de professores

Prefeitura de Porto Velho retifica cronograma do Edital que trata da contratação de professores

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria Municipal de Administração (Semed), publicará nesta

Prefeitura quita passivos históricos, garante melhorias na educação e esclarece manifestações sobre abono

Prefeitura quita passivos históricos, garante melhorias na educação e esclarece manifestações sobre abono

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), vem a público esclarecer os fatos relacionados às recentes manife

Com a convocação do PSU/IFRO 2026/1 publicada, prazo de matrícula segue até dia 12 de janeiro

Com a convocação do PSU/IFRO 2026/1 publicada, prazo de matrícula segue até dia 12 de janeiro

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) publicou as listas do Processo Seletivo Unificado (PSU/IFRO 2026/1) com os

Gente de Opinião Terça-feira, 13 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)