Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

FNDE direciona as melhorias das salas de aula em Rondônia



A meta de climatizar todas as salas de aula das escolas públicas de Rondônia está cada vez mais perto. Na manhã da última terça-feira (10), a diretora de Gestão Articulação e Projetos Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Renilda Peres de Lima, recebeu equipe do governo de Rondônia que cobrou a aquisição de mais aparelhos de ar-condicionados para o Estado.
 
O contrato de aquisição dos equipamentos pelo FNDE teve uma paralisação no repasse de recursos e conforme a diretora do fundo destacou, deve-se principalmente às dificuldades de recursos do órgão. Foi citada também a não votação do orçamento pelo congresso, como um fato que tem dificultado estas ações. Desta forma o pagamento para novas aquisições estava parado.
 
Porém, como Rondônia ainda tem recursos de saldo de aquisições anteriores, Renilda explicou que é possível utilizar esta parte do montante, para novas aquisições junto a empresa vencedora da licitação da compra de condicionadores de ar.
 
A coordenadora pedagógica da Secretaria de Estado da Educação, Julice Barbosa, encaminhou ofício ao FNDE ainda durante a reunião onde seguiu os trâmites encaminhados pelo órgão, no intuito de que rapidamente os recursos estejam liberados às novas aquisições.
 
Rondônia conta hoje com cerca de 80% das escolas climatizadas e o objetivo é instalar os aparelhos nas 522 unidades de ensino do Estado.
 
Também participaram da reunião os coordenadores do Plano de Ações Articuladas, Fábio Cardoso e de Infraestrutura Educacional, Tiago Lippold Radünz, além da assessora institucional da Superintendência de Integração do Estado de Rondônia em Brasília, Juliana Marques.
 

Fonte
Texto: Alex Nunes
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia inicia estudos para elaboração do Plano Estadual de Educação alinhado ao PNE do novo decênio

Rondônia inicia estudos para elaboração do Plano Estadual de Educação alinhado ao PNE do novo decênio

Rondônia deu início ao processo de elaboração do novo Plano Estadual de Educação (PEE) que orientará as políticas públicas educacionais para os próx

Foco, estratégia e superação: os três pilares dos campeões da Olimpíada de Tabuada do Monteiro Lobato

Foco, estratégia e superação: os três pilares dos campeões da Olimpíada de Tabuada do Monteiro Lobato

Ariquemes- Um misto de concentração silenciosa e tensão competitiva tomou conta de uma das salas do Centro Educacional Monteiro Lobato na manhã da ú

Protagonismo feminino na ciência: Meninas conquistam 11.725 medalhas na OBAFOG 2025

Protagonismo feminino na ciência: Meninas conquistam 11.725 medalhas na OBAFOG 2025

As meninas cada vez mais conquistam seu espaço quando o assunto é astronomia. Em 2025, as alunas que participaram da Olimpíada Brasileira de Foguete

Atuação do MPEduc resulta em 20 recomendações ao município de Machadinho do Oeste (RO)

Atuação do MPEduc resulta em 20 recomendações ao município de Machadinho do Oeste (RO)

O programa Ministério Público pela Educação (MPEduc) enviou 20 recomendações ao município de Machadinho do Oeste (RO) com medidas que buscam promove

Gente de Opinião Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)