Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

FNDE direciona as melhorias das salas de aula em Rondônia



A meta de climatizar todas as salas de aula das escolas públicas de Rondônia está cada vez mais perto. Na manhã da última terça-feira (10), a diretora de Gestão Articulação e Projetos Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Renilda Peres de Lima, recebeu equipe do governo de Rondônia que cobrou a aquisição de mais aparelhos de ar-condicionados para o Estado.
 
O contrato de aquisição dos equipamentos pelo FNDE teve uma paralisação no repasse de recursos e conforme a diretora do fundo destacou, deve-se principalmente às dificuldades de recursos do órgão. Foi citada também a não votação do orçamento pelo congresso, como um fato que tem dificultado estas ações. Desta forma o pagamento para novas aquisições estava parado.
 
Porém, como Rondônia ainda tem recursos de saldo de aquisições anteriores, Renilda explicou que é possível utilizar esta parte do montante, para novas aquisições junto a empresa vencedora da licitação da compra de condicionadores de ar.
 
A coordenadora pedagógica da Secretaria de Estado da Educação, Julice Barbosa, encaminhou ofício ao FNDE ainda durante a reunião onde seguiu os trâmites encaminhados pelo órgão, no intuito de que rapidamente os recursos estejam liberados às novas aquisições.
 
Rondônia conta hoje com cerca de 80% das escolas climatizadas e o objetivo é instalar os aparelhos nas 522 unidades de ensino do Estado.
 
Também participaram da reunião os coordenadores do Plano de Ações Articuladas, Fábio Cardoso e de Infraestrutura Educacional, Tiago Lippold Radünz, além da assessora institucional da Superintendência de Integração do Estado de Rondônia em Brasília, Juliana Marques.
 

Fonte
Texto: Alex Nunes
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoTerça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Unir e Ifro promovem evento sobre conflitos agrários em Rondônia e lançam livro sobre massacre de Corumbiara

Unir e Ifro promovem evento sobre conflitos agrários em Rondônia e lançam livro sobre massacre de Corumbiara

A colonização dirigida de Rondônia, nas décadas de 1970 e 1980 visou reduzir os tensionamentos em outras regiões do Brasil apregoando terras em abun

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia

De 17 a 26 de novembro de 2025, o Quilombo Forte Príncipe da Beira, localizado no município de Costa Marques (RO), será o palco do evento A Terra é Me

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) obteve nota máxima, conceito 5, no recredenciamento institucional do Ministério da Educação (MEC), realizado

Transporte fluvial é disponibilizado pelo governo de RO para alunos ribeirinhos durante Enem 2025

Transporte fluvial é disponibilizado pelo governo de RO para alunos ribeirinhos durante Enem 2025

O governo de Rondônia mobilizou esforços para garantir que os estudantes de comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira, em Porto Velho, tivessem trans

Gente de Opinião Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)