Domingo, 18 de outubro de 2015 - 07h03
No sábado (24) e domingo (25), estudantes de todo o país farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para não perder o Enem, os candidatos devem ficar atentos aos horários do exame.
Em todos os estados, os portões de acesso serão abertos às 12h (horário oficial de Brasília) e fecham uma hora depois, às 13h, quando não será mais permitida a entrada nos locais de prova.
É importante que o candidato fique atento às diferenças de fuso horário do seu estado com relação a Brasília e não se esqueça que a partir de hoje (18), a capital federal e cidades de outros dez estados passarão a adotar o horário de verão, adiantando os relógios em uma hora. Assim, a diferença para os estados que não participam do horário de verão fica alterada.
O horário de abertura e fechamento de portões vale também para os participantes sabatistas. Eles devem chegar ao local de prova no mesmo horário dos demais candidatos.
Para os que guardam os sábados por motivos religiosos, a prova do primeiro dia começa a ser aplicada somente às 19h, horário da capital federal. A exceção, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é para os estados de Roraima, Rondônia, Amazonas, Acre, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde, devido ao fuso horário, as provas iniciarão às 19h, levando em consideração o horário local.
A orientação do Inep é que os candidatos verifiquem, com antecedência, os locais onde farão as provas e que antes do dia do exame observem o caminho a ser feito.
No primeiro dia, os candidatos terão 4h30 para as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No domingo, com 5h30 de duração, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.
Para ajudar os candidatos a se preparar para o Enem, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) preparou o aplicativo Questões Enem, que reúne todas as matérias desde a edição de 2009. No sistema, é possível escolher as áreas do conhecimento que se quer estudar. O acesso é gratuito.
Fique Atento:
- Os portões serão abertos às 12h, no horário oficial de Brasília, e fecham às 13h.
- Brasília está no horário de verão: relógios adiantados em uma hora. Fique atento às diferenças de fuso horário.
- Sabatistas também entram entre 12 e 13h, no horário de Brasília. Provas do primeiro dia serão aplicadas às 19h, também no horário de Brasília em algumas localidades, e 19h no horário local em Roraima, Rondônia, Amazonas, Acre, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
- Verificar os locais de prova com antecedência.
- Conhecer o local de prova antes do dia do exame.
Para mais dicas, acesse o site do Enem no Inep.
“Quero ser delegada”: estudante destaca importância do aulão para o Enem
O sonho de cursar Direito, ser aprovada em um concurso e tornar-se delegada impulsiona Fabíola Guedes, de 17 anos. Filha de um produtor de café e
PS UNIR 2026 - publicados editais de Medicina com 40 vagas para o primeiro semestre
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) publicou nesta segunda-feira, dia 15 de setembro, os editais do Processo Seletivo 2026 para o curso de Medic
Presidente da Assembleia comemora sucesso do Acelero Enem 2025 em vários municípios de Rondônia
O projeto Acelero Enem 2025, iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano (Republicanos), com organ
Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até domingo, 14, em Porto Velho
A variedade de cursos ofertados pelo ensino profissionalizante amplia as chances do estudante se capacitar em diferentes áreas. O Instituto Estadual