Quarta-feira, 27 de julho de 2016 - 10h07
A final Estadual Infantil dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer) começou nessa terça-feira (26) com partidas de xadrez e de vôlei de praia, em duas das 11 praças esportivas de Cacoal. A secretária de estado da Educação, Fátima Gavioli, anunciou na abertura oficial do evento que o atleta classificado em Cacoal terá assegurada a passagem aérea para a fase nacional, em João Pessoa (PB), custeada pelo governo estadual.
“Por falta de apoio o atleta rondoniense não vai deixar de participar da fase nacional dos Jogos Estudantis da Juventude (JEJ), competição em nível nacional organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), em setembro, em João Pessoa”, assegurou a secretária de Educação, Fátima Gavioli, na abertura oficial da fase estadual infantil em Cacoal.
A secretária informou aos participantes que o governo estadual já fez a aquisição das passagens aéreas para todas as delegações esportivas rondoniense. “Agora bastam se classificar”, enfatizou a secretária.
Nesta fase estadual infantil, estão credenciados 2016 atletas, árbitros, professores e coordenadores vinculados a 227 escolas públicas e privadas de 48 municípios.
Mateus Carlos Batista, 13 anos, é estudante do 8° ano na Escola Estadual Paulo Freire, em Presidente Médici. Em menos de um minuto, ele venceu Mariany Lino Lopes, de Pimenteiras, na primeira rodada de sete do Torneio Blitz de xadrez, na Escola Estadual Carlos Gomes.
“Foi fácil. O xadrez estimula o raciocínio, e isso me ajuda muito na área das exatas na escola”, disse Mateus Batista confiante de que é um dos favoritos a subir ao podio. Estudante do 7°ano da rede pública, em Ariquemes, Eleniza Souza Soares, 14 anos, perdeu para Vitor Bruno de Souza, de Cacoal, também no Torneio Blitz. “Nesta fase não me importo em perder, pois serve para conhecer os adversários que vou enfrentar na prova ‘Pensado’ do xadrez”, avaliou.
Ainda pela manhã, os atletas do judô, karatê e taekwondo passaram pela pesagem; e na parte da tarde participaram das provas nessas modalidades.
A delegação da natação de Porto Velho, chefiada pelo professor Paulo Siqueira, é composta por 17 atletas. Entre eles está Bruno Vinícius Batista Mota, medalhista nacional, já classificado para o Sul-americano, mas o objetivo dele é se classificar para João Pessoa.
“Escolhi a natação por superação. Gosto de superar meus próprios limites e desafios, e a natação me proporciona isso”, disse o atleta que disputa nos Jogos Escolares os 50 metros nado costas.
Para o treinador de Bruno Vinícius, o professor Paulo Siqueira, a delegação tem atletas em potenciais para disputar a fase nacional, mas esbarra na falta de patrocínio.
Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia
Governador Marcos Rocha entrega Escola 13 de Maio totalmente reformada e ampliada em Ji-Paraná
A obra de reforma e ampliação da Escola Estadual 13 de Maio, no município de Ji-Paraná foi entregue nesta sexta-feira (4) pelo governador de Rondôni
3ª edição Prêmio Educador Transformador
Iniciativa nacional valoriza projetos educacionais que inspiram mudanças e promove protagonismo de professores e gestores. Sebrae em Rondônia é parc
Capacitação relacionada à Lei Lucas foi realizada nesta quinta-feira, 3.
Algumas horas de treinamento podem gerar grandes transformações na sociedade. Em Buritis, um curso oferecido pela Escola do Legislativo (Elero) ensi
IEL-RO amplia oferta de estágios para estudantes de nível médio e superior
O Instituto Euvaldo Lodi de Rondônia (IEL-RO) está com vagas abertas para estudantes do ensino médio e superior interessados em ingressar no mercado