Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Fimca realiza atividades de conscientização do Autismo



Os acadêmicos do 3º período do curso de Fonoaudiologia das Faculdades Integradas Aparício Carvalho (FIMCA), com a orientação da professora Jéssica Iara Paraguassú, realizam hoje sexta-feira, dia 1º, às 19h, no Coreto do Campus Universitário, uma Feira de Informações sobre o Transtorno do Espectro do Autismo, assim como informando sobre os métodos terapêuticos para a estimulação da linguagem e desenvolvimento cognitivo. A atividade faz parte da Disciplina “Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem II”, ministrada pela professora Jéssica Iara, e é relacionada ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado sábado, dia 2 de abril.

A Feira de Informações integra o Projeto “Mais amor, Menos preconceito”, e objetiva divulgar o Transtorno do Espectro do Autismo. Os graduandos do 3º período do curso de Fonoaudiologia estarão todos vestidos com camisetas azuis. Segundo a professora Jéssica Iara Paraguassú, a proposta é divulgar e disseminar informações sobre a síndrome do Autismo. “Por conta disso, também estaremos expondo no coreto uma feira sobre os métodos terapêuticos trabalhados com os nossos pacientes autistas na Clínica de Fonoaudiologia da FIMCA”, informou a docente.

O autismo é uma síndrome que afeta o desenvolvimento em três importantes áreas: comunicação, socialização e comportamento. “No Mundo, a OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que tenhamos 70 milhões de pessoas com autismo. No Brasil, a estimativa é de 2 milhões de autistas. Pelos dados da OMS, podemos constatar que o autismo é mais comum em crianças, por exemplo, do que se somarmos os casos infantis de câncer, diabetes e AIDS, juntos”, complementou a professora Jéssica Iara Paraguassú.

Fonte: Chagas Pereira

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

‘Educação em Transformação’: Dr. Aparício Carvalho lança livro sobre as mudanças que moldam o futuro da educação da sociedade.

‘Educação em Transformação’: Dr. Aparício Carvalho lança livro sobre as mudanças que moldam o futuro da educação da sociedade.

O Dr. Aparício Carvalho de Moraes é um nome de destaque no cenário educacional e político-social de Rondônia, com uma trajetória bem-sucedida em amb

“Quero ser delegada”: estudante destaca importância do aulão para o Enem

“Quero ser delegada”: estudante destaca importância do aulão para o Enem

O sonho de cursar Direito, ser aprovada em um concurso e tornar-se delegada impulsiona Fabíola Guedes, de 17 anos. Filha de um produtor de café e

PS UNIR 2026 - publicados editais de Medicina com 40 vagas para o primeiro semestre

PS UNIR 2026 - publicados editais de Medicina com 40 vagas para o primeiro semestre

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) publicou nesta segunda-feira, dia 15 de setembro, os editais do Processo Seletivo 2026 para o curso de Medic

Presidente da Assembleia comemora sucesso do Acelero Enem 2025 em vários municípios de Rondônia

Presidente da Assembleia comemora sucesso do Acelero Enem 2025 em vários municípios de Rondônia

O projeto Acelero Enem 2025, iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano (Republicanos), com organ

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)