Porto Velho (RO) segunda-feira, 29 de novembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

FIMCA apoia mais uma ação social na Zona Leste


FIMCA apoia mais uma ação social na Zona Leste - Gente de Opinião

Acadêmicos dos cursos da área de saúde da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, e dos cursos de Pedagogia, Letras e Educação Física da Faculdade Metropolitana, participaram de mais uma edição do projeto “Dia de Ação, Saúde e Lazer”, realizado no último sábado, dia 31 de março, na Escola Estadual Jânio Quadros, localizada na Rua Rosalina Gomes no Bairro Mariana.

O projeto, idealizado pelo Gabinete da vereadora Mariana Carvalho em parceria com a Associação Beneficente da Zona Leste, conta com o apoio das faculdades FIMCA e Metropolitana desde a sua primeira versão.

Os moradores do bairro foram beneficiados com um leque de ações que influenciam diretamente na qualidade de vida da comunidade, tais como campanha e orientação para uma boa alimentação, avaliação do desenvolvimento motor da criança, orientação sobre incontinência urinária, avaliação e orientação sobre o risco de quedas em idosos, orientação e prática de escovação, exame de anemia, tipagem sanguínea, clínica médica, palestra preventiva de DST/AIDS com distribuição de preservativos e manuais com maiores esclarecimentos de doenças sexualmente transmissíveis, aferição de pressão arterial, a hora do canto e brincadeiras, além do dia de beleza, centro jurídico e danças folclóricas.

Todas as atividades foram desenvolvidas pelos acadêmicos da FIMCA e Metropolitana, sob a supervisão e orientação dos coordenadores e professores dos cursos de nutrição, gastronomia, fisioterapia, biomedicina, medicina, farmácia, odontologia, serviço social, zootecnia, biomedicina, contabilidade, administração, agronomia, enfermagem, letras, educação física e pedagogia.

Odontologia

Durante o evento, 25 acadêmicos do 7º período do Curso de Odontologia, supervisionados pelas professoras Fernanda Bijella e Maria Dulcinéia Capelasso, realizaram aproximadamente 50 escovações orientadas, com aplicações tópicas de flúor, em crianças de 04 a 15 anos. Ainda como parte das atividades, durante a parte da manhã, os acadêmicos realizaram palestras sobre a correta higiene bucal, com auxilio do macro-modelo, para aproximadamente 200 pessoas que compareceram ao evento.

Enfermagem

O Curso de Enfermagem se fez presente com as professoras Grace Kelly de Almeida Monteiro e Professora Rosely . As duas orientaram os acdêmicos Elane Rodrigues Maria Rejane Nobre do primeiro período, Jessica Kinaake, Fernando Gabriel Prado, Josiane Lopes e Jackeline Ferreira do terceiro período e Helio de Souza do sexto período, na realização dos procedimentos de aferição de pressão arterial e palestra sobre os perigos da hipertensão arterial, assim como palestra preventiva de DST/AIDS, com distribuição de preservativos e manuais com maiores esclarecimentos de doenças sexualmente transmissíveis.

Fonte: Sérgio Mello
 

Mais Sobre Educação

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Por meio do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Depesp), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia-IFRO, Cam

IFRO publica edital para abertura do Concurso Público para preenchimento de 41 vagas na instituição

IFRO publica edital para abertura do Concurso Público para preenchimento de 41 vagas na instituição

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) divulgou nesta quarta-feira, 24/11/2021, na Seção 3 do Diário Oficial da Un

Hildon Chaves anuncia bonificação de fim de ano aos professores durante Congresso Municipal de Educação

Hildon Chaves anuncia bonificação de fim de ano aos professores durante Congresso Municipal de Educação

O V Congresso Municipal de Educação iniciou, nesta quarta-feira (24), em Porto Velho. O evento reúne mais de 5 mil professores e diretores escolares p

Pais e responsáveis sem acesso à internet podem participar da chamada escolar de forma presencial em Porto Velho

Pais e responsáveis sem acesso à internet podem participar da chamada escolar de forma presencial em Porto Velho

Pais e responsáveis sem acesso à internet, ou com dificuldades de manuseio de aparelho eletrônico, podem buscar, até a próxima sexta-feira (26), um do