Quarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

FIMCA abre matrículas apra pós-graduação em farmácia


 

A FIMCA (Faculdades Integradas Aparício Carvalho) está com matrículas abertas para o curso de pós-graduação Lato Sensu em Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica. Com vagas limitadas, o curso é direcionado para profissionais farmacêuticos. De acordo com a coordenadora Margareth Lima, o curso tem como proposta formar o especialista em farmácia clínica oferecendo disciplinas relacionadas aos princípios da farmácia clínica, legislação, farmacologia e farmacocinética clínica. “Nestas disciplinas o profissional terá a oportunidade de aprimorar e ampliar a sua atuação, o que será atestado pelo título de especialista que será conquistado ao final do curso”, destaca a coordenadora, acrescentando que o profissional terá ainda a oportunidade de ampliar o conhecimento sobre a atuação do farmacêutico clínico ao conduzir sua monografia que será desenvolvida como Trabalho de Conclusão de Curso.

Considerando a Política Nacional de Medicamentos, a Política Nacional de Assistência Farmacêutica, a Proposta de Consenso em Atenção Farmacêutica e as Resoluções do Conselho Federal de Farmácia, que aprovaram a regulamentação das atividades clínicas do farmacêutico e a prescrição farmacêutica, faz-se necessário que o farmacêutico seja um profissional com forte direcionamento para as ações clínicas e tenha suas atividades voltadas para o paciente, favorecendo a Atenção Farmacêutica e a Farmácia Clínica.

O curso de pós-graduação Lato Sensu oferecido pela FIMCA qualificará o profissional para atuar nas áreas de Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica, oferecendo conhecimentos e habilidades plenas para o desenvolvimento de ações com foco no usuário do medicamento, a fim de que alcance os resultados positivos dos medicamentos. Com o curso de pós-graduação em Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica, o profissional estará habilitado para atuar em empresas privadas e órgãos públicos, no âmbito da farmácia e drogaria, farmácia hospitalar, unidades básicas de saúde, serviços de atendimento ao consumidor de indústrias farmacêuticas, em programas de fármaco-vigilância, em programas de desenvolvimento de medicamentos genéricos, em programas de monitoração terapêutica em hospitais e laboratórios de análises clínicas, além de programas de segmento de pacientes.

A formação tem ainda como foco desenvolver competências para a atuação do profissional farmacêutico em equipes multidisciplinares de saúde, proporcionando benefícios, como a redução dos índices de erros de medicação, de doenças secundárias, de interações medicamentosas e alimentares, além do aumento da adesão ao medicamento. As matrículas podem ser feitas no NUPEX (Núcleo de Pós-Graduação e Extensão), devendo os interessados apresentar os seguintes documentos: Cópia do Diploma de Graduação, Cópia do Histórico da Graduação, Cópia CPF, Cópia RG, Cópia Comprovante Residência e uma foto 3 X 4. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (69) 3217-8987/3217-8914.

Fonte: Chagas Pereira

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Últimos dias para se candidatar a uma das 400 vagas no Processo Seletivo Simplificado do IFRO

Últimos dias para se candidatar a uma das 400 vagas no Processo Seletivo Simplificado do IFRO

Terminam dia 28 de junho as inscrições no PSS 2026/2 (Processo Seletivo Simplificado) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rond

Sebrae em Rondônia e SEDUC encerram Jornada Despertar após semana de imersão educacional

Sebrae em Rondônia e SEDUC encerram Jornada Despertar após semana de imersão educacional

Após uma semana de atividades intensas e troca de experiências entre educadores, encerra nesta sexta-feira (26) a formação Jornada Despertar, realiz

Escolas estaduais de Rondônia conquistam posições de destaque no Enem 2025

Escolas estaduais de Rondônia conquistam posições de destaque no Enem 2025

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 evidenciaram o desempenho de escolas da Rede Estadual de Ensino de Rondônia, que conquis

Comitê local teve três trabalhos aprovados e alcançou o 3º lugar no Prêmio Vitae Cultivar de Incentivo à Pesquisa

Comitê local teve três trabalhos aprovados e alcançou o 3º lugar no Prêmio Vitae Cultivar de Incentivo à Pesquisa

A IFMSA Brazil UNNESA alcançou um importante resultado científico durante a Jornada de Ginecologia e Obstetrícia de Rondônia (JOGOR) 2026, um dos pr

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)