Quinta-feira, 6 de setembro de 2012 - 05h19
Os acadêmicos do Curso de Enfermagem da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, matriculados na disciplina de Saúde Coletiva III, no 6º período, realizaram apresentação de um seminário como requisito parcial para nota. A proposta da atividade foi a construção de um mapa que demostrasse a importância da Territorialização e Mapeamento para a atuação profissional da enfermagem nos cuidados da atenção primaria de saúde, mobilizando enfermeiros e agentes comunitários de saúde.
Acompanhados pelas professoras enfermeiras Clenilda Aparecida dos Santos, Grace Kelly de Almeida Monteiro e Tatiane de Almeida Domingues, os acadêmicos foram divididos em dois grupos, cada um selecionando um bairro da capital para o mapeamento.
Com a Territorialização e Mapeamento do local os enfermeiros delimitam os cuidados específicos de acordo com a necessidade de cada bairro, ressaltando a importância dos cuidados preventivos, educativos e de recuperação da saúde.
A ótima avaliação do seminário fez com que as professoras responsáveis pela disciplina indicassem à coordenação do Curso de Enfermagem, que as informações coletadas fossem repassadas pelos acadêmicos do 6º período ás duas turmas do 1° período, cada uma com 50 acadêmicos.
Os alunos aprovaram a experiência: "Só temos a agradecer as professoras por mostrar a importância em trabalhar em equipe e buscando o melhor cuidado para a comunidade, para as famílias dos bairros, visando atende-los com cuidados preventivos e também nos cuidados de recuperação a saúde, enfatizando o individuo como um ser único de cuidados únicos", declarou um acadêmico.
As professoras também avaliaram positivamente a atividade, destacando que esta forma de aprendizagem é importante para que os acadêmicos, desde o primeiro período, conheçam a verdadeira função do enfermeiro. ”É assim que a FIMCA prepara os futuros profissionais de enfermagem, desenvolvendo capacidades e preparando-os para a diversidade no mercado de trabalho, melhorando o atendimento ao individuo e sua família, no Programa Saúde da Família - PSF”, destacou a enfermeira Clenilda Aparecida dos Santos.
Fonte: Sérgio Mello
Sábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Intoxicação alimentar – mais de cem estudantes passam mal após jantar no restaurante da UNIR
Um grupo de mais de cem acadêmicos da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) tiveram que procurar atendimento médico depois de jantar no Restaurant

A produção acadêmica e a pesquisa em tecnologias de baixo custo na Amazônia foram destaque no VIII Congresso Amazônico EAD (AMAZÔNICO EAD), realizad

Alunos da Escola Moisés Umbelino recebem prêmios de concurso nacional
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Moisés Umbelino Gomes, do bairro Jardim Capelasso (2º distrito), fez entrega, hoje 27, dos prêmios aos alun

Elevar a escolaridade e abrir novas oportunidades de trabalho para jovens que precisaram interromper os estudos. Esse é o propósito do Programa Naci
Sábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)