Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Fies: 45 mil estudantes ainda não renovaram contratos


 


Yara Aquino - Repórter da Agência Brasil

A dois dias do fim do prazo para renovação de contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que termina na sexta-feira (30), 45 mil estudantes ainda não fizeram o aditamento. No total, 1,5 milhão de contratos devem ser renovados neste semestre. Os dados são do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O aditamento, que deve ser feito a cada semestre, é o processo pelo qual o aluno renova seu contrato e garante a continuidade do financiamento do curso. O FNDE prorrogou por duas vezes a data limite para renovação e não deve estender o prazo novamente.

O processo de renovação dos contratos do Fies é feito pela internet, no Sisfies. O pedido é feito inicialmente pelas faculdades. Em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas instituições no sistema.

Nos aditamentos simplificados, a renovação é feita a partir da validação do estudante no sistema. No processo não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador, por exemplo, o estudante precisa levar a documentação comprobatória ao banco para finalizar a renovação.

Além disso, termina amanhã (29) o prazo para que os estudantes que fizeram a renovação não simplificada do Fies entreguem no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal o Documento de Regularidade de Matrícula emitido a partir de 25 de novembro e que esteja com o prazo de comparecimento ao banco expirado. O FNDE prorrogou a validade dos Documentos de Regularidade de Matrícula devido a problemas ocorridos na rede bancária.

O Fies oferece financiamento de cursos superiores em instituições privadas a uma taxa de juros de 6,5% ao ano. O percentual do custeio é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

SESI-RO dá início às aulas do Seja Pro+ Trabalho e Emprego

SESI-RO dá início às aulas do Seja Pro+ Trabalho e Emprego

As unidades do Serviço Social da Indústria (SESI) de Vilhena e Porto Velho deram início às aulas das turmas do Programa Nacional Seja Pro+ Trabalho

Educação profissional oferta novas vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições seguem até dia 8

Educação profissional oferta novas vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições seguem até dia 8

Estão abertas até a próxima quarta-feira (8), as inscrições para novas vagas de cursos técnicos do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação

Rondônia ganha destaque nacional em formação sobre políticas do ensino médio

Rondônia ganha destaque nacional em formação sobre políticas do ensino médio

Rondônia teve participação de destaque no Encontro Presencial da Formação Integrada das redes de apoio à Política Nacional de Ensino Médio (PNAEM),

MPF e MP/RO recomendam criação de normas nacionais para atuação de psicólogos e assistentes sociais na educação básica

MPF e MP/RO recomendam criação de normas nacionais para atuação de psicólogos e assistentes sociais na educação básica

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado de Rondônia (MP/RO) enviaram recomendações conjuntas aos Conselhos Federais de P

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)