Segunda-feira, 28 de maio de 2018 - 15h34

Encerram-se no dia 10 de junho as inscrições para a 4ª edição da Feira de Rondônia Científica e de Inovação Tecnológica (Ferocit). A feira, que acontece em Porto Velho, do dia 29 a 31 de agosto, se prepara para ser duas vezes maior do que a edição de 2017. No ano passado foram 48 expositores, mas este ano o total será de 114 estandes, recebendo alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Técnico de instituições estaduais e federais de vários estados do Brasil e ainda de nove países credenciados.
Segundo o coordenador do evento, Ederson Rodrigues, o local está sendo definido pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e o nível dos projetos apresentados são de altíssima capacidade. “Teremos, por exemplo, um projeto chamado Verduíno, de uma aluna de Ponta Porã, no Mato Grosso Sul, que é um dispositivo para ponto de colheita que regulariza o tempo em que o alimento deve ser colhido, calculando o período necessário entre transporte e o consumo e maior aproveitamento do produto perecível e sua durabilidade. Isso é sensacional e foi criado por uma aluna do 1° ano do Ensino Médio”, declara.
Estarão presentes alunos de 13 estados: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, São Paulo, e Rio Grande do Sul. Todos os nove países credenciados para participar também já confirmaram presença: Argentina, Colômbia, China, Indonésia, Itália, Turquia, Ucrânia, México, e Peru. A feira conta com a parceria do 5° Batalhão da Polícia Militar (BPM), Ifro, Unir, Faro e outras instituições.
O professor Ederson explica que todos os alunos credenciados de Rondônia são inteiramente financiados, com passagens terrestres, hospedagem, alimentação, e translado, sendo possível o financiamento para dois alunos de cada projeto. A banca avaliadora é formada por professores doutores da Universidade Federal de Rondônia (Unir).
A novidade para este ano, segundo o coordenador, e a parceria da feira com o grupo do Mato Grupo do Sul, os Nerds da Fronteira, que disponibilizarão o Sistema de Avaliação de Feiras Científicas (Safec). “Não vamos trabalhar com papel. Tudo que tiver que ser avaliado será através do sistema, um aplicativo simples que pode ser baixado gratuitamente no celular, onde as notas serão lançadas e, automaticamente, calculadas pelo próprio sistema. Para o credenciamento é utilizado o sistema Even3, e ainda estaremos utilizando o nosso sistema da Ferocit, que tem o banco de dados com informações de todas as edições, desde a primeira em 2014”, conta o professor.
As inscrições devem ser realizadas até o prazo e são válidos projetos nacionais e internacionais que passam pelas áreas de química, física e até agrícolas. A Seduc já encaminhou cartas em inglês e espanhol aos credenciados, e no site da Ferocit, disponibilizado em português, alemão, coreano, espanhol, inglês e francês, é possível ter mais informações sobre o evento e como participar, além da efetivação da inscrição.
Segunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Professores recebem o retroativo do piso da categoria do Piso Nacional do Magistério
A Prefeitura esclareceu que as retenções referentes à contribuição sindical e aos honorários advocatícios decorrem exclusivamente do acordo judicial f

Prefeitura de Porto Velho garante pagamento do piso do magistério e abono a servidores da educação
A Prefeitura de Porto Velho informa que o pagamento do piso salarial do magistério municipal e o abono destinado ao grupo de apoio educacional estarão

Prefeitura de Porto Velhp começa inscrições do processo seletivo da educação com 165 vagas
A Prefeitura de Porto Velho iniciou nesta sexta-feira (26), o Processo Seletivo Simplificado da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para contrata

O curso de Medicina da Faculdade Metropolitana de Rondônia alcançou, em 2025, um importante reconhecimento institucional ao receber nota máxima 5 na
Segunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)