Porto Velho (RO) segunda-feira, 29 de novembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

FARO oferece atendimento jurídico gratuito ao público


O Núcleo de Prática Jurídica é composto por alunos de Direito da FARO que atuam sob a orientação dos advogados e professores da instituição,com capacidade para atender, por semana, cerca de 50 clientes pelo menos,evitando longas filas e morosidade no atendimento. Qualquer cidadão pode ter acesso ao atendimento sem nenhum custo e com todo o conforto e agilidade, desde que tenha renda familiar de no máximo, dois salários mínimos. Dentre os serviços oferecidos à população de baixa renda, estão ações como, indenizações/danos, consumidor, família, criminal, previdenciária.

No NPJ da FARO é possível celebrar contratos e acordos sem a necessidade de passar, previamente, pelo Poder Judiciário, o que acelera a resolução de muitos casos. Processos são abertos e acompanhados até o final pela equipe que é formada por dois advogados/ professores, uma coordenadora além de cerca de 400 alunos do 7º e 10º período do curso de Direito.

“O curso de Direito da FARO busca aliar teoria e prática em seus conteúdos curriculares. A dinâmica se fortalece nos últimos períodos do curso, quando o aluno participa das ações desenvolvidas no Núcleo de Prática Jurídica, um verdadeiro laboratório do Direito para os acadêmicos e uma efetiva ação social para a comunidade, com atendimento das demandas jurídicas mais diversas, voltada para uma efetiva prestação jurisdicional”, destaca Maria Idalina Monteiro Rezende, coordenadora do curso.  

No NPJ, o cidadão pode, ainda, esclarecer dúvidas jurídicas a respeito de problemas com contratos não cumpridos, intimações, compra de produtos com defeito ou vício, aposentadoria entre outros, auxiliar no primeiro atendimento e depois fazendo os devidos encaminhamentos para os órgãos competentes, além de traduzir determinados termos e suas consequências para que o cidadão entenda seus direitos e obrigações.

A Chefe do Núcleo, advogada Jéssica Peixoto Cantanhêde, ressalta que o NPJ se compromete a tratar a população com respeito e cordialidade, promovendo as ações da forma mais célere possível, fornecendo ainda, sempre que o cliente solicitar, informações atualizadas acerca do andamento processual e de audiências realizadas pelos advogados do núcleo, além de atender encaminhamentos do Juizado Especial Cível, em razão de convênio celebrado entre a FARO e o TJ/RO.

O atendimento gratuito e acontece de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 12h – das 14h às 17h30,na Central de Relacionamento FARO, Av. Carlos Gomes, 1910, São Cristóvão, Porto Velho-RO. Para ter acesso ao atendimento, são exigidas cópias da carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço e de renda.

Faça essa notícia chegar a quem precisa. Compartilhe!

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira, 08h30 às 12h – 14h às 17h30.

Local: Central de Relacionamento FARO, Av. Carlos Gomes, 1910, São Cristóvão, Porto Velho-RO.

Valor: Gratuito

Mais Sobre Educação

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Por meio do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Depesp), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia-IFRO, Cam

IFRO publica edital para abertura do Concurso Público para preenchimento de 41 vagas na instituição

IFRO publica edital para abertura do Concurso Público para preenchimento de 41 vagas na instituição

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) divulgou nesta quarta-feira, 24/11/2021, na Seção 3 do Diário Oficial da Un

Hildon Chaves anuncia bonificação de fim de ano aos professores durante Congresso Municipal de Educação

Hildon Chaves anuncia bonificação de fim de ano aos professores durante Congresso Municipal de Educação

O V Congresso Municipal de Educação iniciou, nesta quarta-feira (24), em Porto Velho. O evento reúne mais de 5 mil professores e diretores escolares p

Pais e responsáveis sem acesso à internet podem participar da chamada escolar de forma presencial em Porto Velho

Pais e responsáveis sem acesso à internet podem participar da chamada escolar de forma presencial em Porto Velho

Pais e responsáveis sem acesso à internet, ou com dificuldades de manuseio de aparelho eletrônico, podem buscar, até a próxima sexta-feira (26), um do