Porto Velho (RO) domingo, 5 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Fapero abre programa de iniciação científica


 Gente de Opinião

Novos pesquisadores, futuros cientistas

Nesta semana, de 13 a 17, na Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa (Fapero), se reúne a Comissão Interna Avaliadora, formada por 12 doutores, a fim de qualificar as mais de 100 propostas das chamadas de mestrado e doutorado, para alunos e professores da Universidade Federal de Rondônia (Unir).

Em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o governo de Rondônia, via Fapero, está recrutando doutores, mestres e alunos dos ensinos fundamental e médio da rede pública para participarem do projeto de iniciação científica que capacita novos pesquisadores e futuros cientistas.

O presidente da Fapero, Francisco Elder, ressalta a importância deste primeiro programa de qualificação e a quantidade de trabalhos apresentados, pois “montamos a Comissão Interna Avaliadora, com quatro doutores de fora de Rondônia e oito do nosso estado. Outra grata surpresa foi termos mais de 100 projetos a serem submetidos à banca. Esta é mais uma conquista do governador Confúcio que, desde o começo da Fapero, tem nos orientado a não medir esforços para elevar o nível do nosso ensino superior”. Os resultados das avaliações serão publicados no site da entidade: www.fapero.ro.gov.br e no Diário Oficial do Estado: http://www.diof.ro.gov.br/.

Em janeiro passado a Fapero lançou o edital de convocação recrutando doutores ou mestres e alunos dos ensinos fundamental e médio da rede pública de ensino, para participarem do projeto de Iniciação Científica Júnior (IC-JR), que é um programa do CNPq, braço científico do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), que busca inserir os alunos das redes estaduais de ensino (6º ano em diante), no mundo científico, apresentando metodologias de pesquisas e projetos, pensamento lógico, ambientes de laboratórios, para que a cultura científica seja disseminada e multiplicada.

Em Rondônia o IC-JR oferece 25 vagas para doutores ou mestres (instrutores) e 100 para alunos. Restam ainda 10 vagas para instrutores e 40 para alunos. Uma nova chamada será feita no dia 23 e terá 15 dias de duração. As inscrições para instrutores podem ser feitas no site www.fapero.ro.gov.br, clicando no link SigFapero. A metodologia de recrutamento dos alunos da rede estadual de ensino segue critérios técnicos, como o perfil sócio científico das crianças e adolescentes, avaliados pelos educadores e instrutores. Cada cientista seleciona 4 educandos, que serão acompanhados por pelo menos um ano, e os instrui e capacita.

O professor Andreimar Soares, diretor científico da Fapero, disse que IC-JR privilegia os professores doutores ou mestres da rede pública de ensino estadual, que receberão um aditivo em seus salários, assim como os alunos selecionados receberão uma ajuda de custo, pois o projeto de iniciação científica do CNPq objetiva incentivar os educadores e educandos para que a prática científica se consolide desde o ensino básico, em especial nas regiões menos assistidas e carentes de oportunidades, mudando assim a mentalidade educacional do país. “Queremos que o conhecimento se transforme em tecnologia que agregue valor nos meios produtivos e que os TCC (Trabalho de Conclusão de Curso em nível universitário) a serem examinados, ao invés de às centenas, sejam aos milhares”, especula Soares.
 


Fonte
Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Admilson Knightz
Decom - Governo de Rondônia

Mais Sobre Educação

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

Aqueles que almejam oportunidade de fazer um curso gratuito para se qualificar profissionalmente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de R

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

Uma completa renovação dos parquinhos das escolas municipais foi providenciada neste ano para acontecer em breve. A Secretaria Municipal de Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Por meio do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Depesp), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia-IFRO, Cam