Terça-feira, 27 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Faculdade Sapiens inova e lança especialização em Metodologias Ativas Aplicadas ao Ensino Superior


Faculdade Sapiens inova e lança especialização em Metodologias Ativas Aplicadas ao Ensino Superior - Gente de Opinião

A Faculdade Sapiens está com matrículas abertas para o curso de pós-graduação em Educação: Metodologias Ativas Aplicadas ao Ensino Superior, com uma grade curricular totalmente reformulada e inovadora, pensada na formação de professores facilitadores, alinhados às tendências educacionais do futuro. A aula inaugural acontece no dia 22 de abril.

O mercado de trabalho evolui em todos os seguimentos e com a Educação não é diferente. Cresce cada vez mais a demanda por profissionais mais ativos e autônomos e o docente do ensino superior tem papel fundamental neste processo.

A diretora Acadêmica da Faculdade Sapiens, Chirlany Mendanha, cita estudos que apontam que o aluno que apenas recebe o conteúdo de forma passiva em sala de aula o assimila da mesma forma que diante de uma TV, por exemplo. “As metodologias ativas, ao contrário disso, coloca o aluno como protagonista no processo de ensino-aprendizagem, explorando toda a sua capacidade cognitiva de forma ativa”, reforça Mendanha.

As metodologias ativas já vêm sendo discutidas e trabalhadas na estrutura do ensino básico com a nova Base Nacional do Comum Curricular (BNCC) e em breve seus efeitos serão sentidos em todas as etapas de ensino. A Faculdade Sapiens sai na frente, preparando os professores para quando estes alunos ingressarem no ensino superior.

“Precisamos preparar o docente para que ele seja facilitador e possa trazer autonomia para esses alunos”, reforça a diretora, explicando que, com as metodologias ativas, o professor traz para sala de aula conteúdos que levam o aluno a pensar em soluções, trabalhando estudos de caso ‘just time’, onde um problema tem que ser solucionado naquele momento, tendo como base situações pontuais da sociedade atual.

A grade curricular inclui disciplinas como Aprendizagem Baseada em Competências, Prática em Metodologias Ativas, Educação digital e Recursos Tecnológicos Educacionais e, ainda, Metodologia Científica com foco em Publicação e Participação em Evento Científico, numa forma de incentivar e valorizar a produção científica, totalizando carga horária de 400h/a.

A primeira mensalidade tem valor único de R$ 100,00 e egressos da instituição e grupos têm descontos especiais. A especialização tem duração de seis meses, com aulas as sextas, sábados e domingos, a cada 15 dias.

Para mais informações e matrículas acesse faculdadesapiens.edu.br/pos ou ligue 3211-6039.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 27 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb

Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb

Após recomendações do Ministério Público Federal (MPF), quatro municípios de Rondônia tomaram medidas para garantir a adequação de contas bancárias

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho abriu as inscrições para o programa Faculdade da Prefeitura, que irá custear integralmente as mensalidades de acadêmicos s

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com quatro editais abertos para ingresso em Programas de Pós-Graduação (PPG) institucionais e interinst

Governo de RO oferta 1.500 vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições encerram quarta-feira, 28

Governo de RO oferta 1.500 vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições encerram quarta-feira, 28

Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o

Gente de Opinião Terça-feira, 27 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)