Terça-feira, 11 de agosto de 2020 - 17h02

A Faculdade Sapiens está iniciando o seu processo de internacionalização em parceria com o Instituto Piaget, de Portugal. Em reunião realizada na última semana, professores e coordenadores de ambos os países se uniram em uma videoconferência para começar o processo.
"Nesse primeiro momento, o evento é um protocolo de aproximação, de desenvolvimento de projetos, trabalhos, cursos, parcerias... O processo de internacionalização demanda a reunião de professores das duas instituições", explica Gilberto Alves, representante no Brasil, do Instituto Piaget.
Para realizar esse processo, o Instituto Piaget foi escolhido por ser uma referência em ensino superior no mundo, fazendo trabalho no Brasil, Portugal e África, além de oferecer cursos em todas as áreas do saber. A troca de conhecimentos entre as duas instituições possibilita a inserção da Faculdade Sapiens na produção acadêmica global.
A diretora acadêmica, Chirlany Mendanha, explica o que o processo de internacionalização trará de benefício. “Facilita a transferência de conhecimento, mobilidade acadêmica de docentes e estudantes, oferta de disciplinas em língua estrangeira, estímulo a publicações e participação em eventos internacionais, entre outros”.
A professora Rosa Nogueira, de Portugal, aproveitou a oportunidade para trocar experiências sobre como as instituições de ensino estão lidando com a pandemia, como a adoção de formas diferenciadas de ensino, que mesclam o presencial com o digital.
"Nenhuma sala de aula será igual. Todos nós, por meio desses desafios, precisamos dar um salto de aprendizagem de novas tecnologias, de novos recursos e de novas formas de estar. O que está acontecendo é um exercício do ser professor atuando de uma força diferenciada. É por meio desses desafios que vemos a capacidade que temos de nos transformar e de ter práticas educativas inovadoras", conclui Rosa.
Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) obteve nota máxima, conceito 5, no recredenciamento institucional do Ministério da Educação (MEC), realizado

Transporte fluvial é disponibilizado pelo governo de RO para alunos ribeirinhos durante Enem 2025
O governo de Rondônia mobilizou esforços para garantir que os estudantes de comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira, em Porto Velho, tivessem trans

Projeto Salus: acadêmicos da FIMCA realizam mais de 2700 atendimentos em Ouro Preto D’Oeste
O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA realizou, em Ouro Preto D’Oeste, a 4ª edição do Projeto Salus, uma iniciativa que une ensino, pesq

O Instituto Federal de Rondônia (IFRO) Campus Porto Velho Calama realiza, de 11 a 13 de novembro, a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecn
Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)