Terça-feira, 11 de agosto de 2020 - 17h02

A Faculdade Sapiens está iniciando o seu processo de internacionalização em parceria com o Instituto Piaget, de Portugal. Em reunião realizada na última semana, professores e coordenadores de ambos os países se uniram em uma videoconferência para começar o processo.
"Nesse primeiro momento, o evento é um protocolo de aproximação, de desenvolvimento de projetos, trabalhos, cursos, parcerias... O processo de internacionalização demanda a reunião de professores das duas instituições", explica Gilberto Alves, representante no Brasil, do Instituto Piaget.
Para realizar esse processo, o Instituto Piaget foi escolhido por ser uma referência em ensino superior no mundo, fazendo trabalho no Brasil, Portugal e África, além de oferecer cursos em todas as áreas do saber. A troca de conhecimentos entre as duas instituições possibilita a inserção da Faculdade Sapiens na produção acadêmica global.
A diretora acadêmica, Chirlany Mendanha, explica o que o processo de internacionalização trará de benefício. “Facilita a transferência de conhecimento, mobilidade acadêmica de docentes e estudantes, oferta de disciplinas em língua estrangeira, estímulo a publicações e participação em eventos internacionais, entre outros”.
A professora Rosa Nogueira, de Portugal, aproveitou a oportunidade para trocar experiências sobre como as instituições de ensino estão lidando com a pandemia, como a adoção de formas diferenciadas de ensino, que mesclam o presencial com o digital.
"Nenhuma sala de aula será igual. Todos nós, por meio desses desafios, precisamos dar um salto de aprendizagem de novas tecnologias, de novos recursos e de novas formas de estar. O que está acontecendo é um exercício do ser professor atuando de uma força diferenciada. É por meio desses desafios que vemos a capacidade que temos de nos transformar e de ter práticas educativas inovadoras", conclui Rosa.
Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb
Após recomendações do Ministério Público Federal (MPF), quatro municípios de Rondônia tomaram medidas para garantir a adequação de contas bancárias

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho abriu as inscrições para o programa Faculdade da Prefeitura, que irá custear integralmente as mensalidades de acadêmicos s

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com quatro editais abertos para ingresso em Programas de Pós-Graduação (PPG) institucionais e interinst

Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o
Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)