Quarta-feira, 7 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Faculdade Católica faz 13 anos de história e destaca avanços na Educação Superior

A Faculdade Católica conta com cerca de 1.000 alunos distribuídos nos cursos de Direito, Psicologia, Filosofia e pós-graduações (Lato Sensu e Stricto Sensu). Mas, o público atingido direto e indiretamente com projetos foi superior a 15 mil pessoas.


Faculdade Católica faz 13 anos de história e destaca avanços na Educação Superior - Gente de Opinião

Em 14 de fevereiro de 2007 a Faculdade Católica de Rondônia (FCR) iniciava o seu funcionamento com o propósito de sediar as bases do Projeto de Ensino Superior Católico na Amazônia. O tempo passou e, hoje, estabeleceu-se como uma instituição de ensino de excelência na capital. Atualmente, emprega quase 60 colaboradores (professores e corpo técnico-administrativo), conta com mais de 1.000 alunos distribuídos nos cursos de Direito, Psicologia, Filosofia e pós-graduações (Lato Sensu e Stricto Sensu).

Para o reitor da FCR, Prof. Dr. Fabio Rychecki Hecktheuer, o processo de instalação da Instituição ocorreu pensando sempre em oferecer um ensino de qualidade, priorizando a inclusão social. “A ideia é sempre imbuir em seus formandos às perspectivas cristãs necessárias para a transformação social do ambiente em que vivem. Temos feito isso com maestria. O resultado é demonstrado com o reconhecimento de nosso alunado no mercado de trabalho, como servidores públicos ou empreendedores”, ressalta.

Um dos primeiros colaboradores da FCR, Profº. Me. Renato Fernandes Caetano disse que a Faculdade embora “jovem”, com apenas 13 anos, demonstra o seu comprometimento social com o estado de Rondônia e com a Amazônia. “Ela tem concretizando os objetivos de uma instituição de ensino superior, atuando no ensino, na pesquisa e na extensão. No ensino tem formado excelentes professores e advogados; na pesquisa, vem possibilitando a formação de mais de 180 mestres e doutores em diversas áreas; na extensão, realizou inúmeros eventos e ações sociais. Assim, a Faculdade concretiza sonhos e forma consciências críticas e humanas”, destaca.

RESULTADOS POSITIVOS

Alegra a reitoria os bons resultados junto ao Ministério da Educação, ou seja, a instituição tem conquistado com o passar dos anos nota de excelência pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Corrobora com os índices que fazem a Faculdade Católica ter o reconhecimento que tem a maior aprovação nas últimas 13 edições do Exame de Ordem Unificado (avaliação organizada pela Ordem dos Advogados do Brasil [OAB] para avaliar os bacharéis em Direito para o exercício da advocacia) entre as faculdades particulares de Rondônia.

ENSINO EAD

Para 2021, a FCR coloca em prática o projeto de expansão institucional para os próximos anos, dentre as metas, está em execução o credenciamento institucional para a Educação à Distância (EaD), bem como a autorização de cursos de graduação e pós-graduação.

O credenciamento institucional e a autorização de cursos de graduação já foram aprovados pelo Ministério da Educação (MEC) e dependem apenas de tramitação junto ao Conselho Nacional de Educação e Gabinete do Ministro da Educação. A Comissão de Avaliação do Ministério da Educação (MEC) avaliou a FCR para a oferta da  EaD com nota 4, nota de excelência em uma escala de 1 a 5.

Com o resultado, a Faculdade Católica ofertará, inicialmente, cinco (05) cursos: Filosofia (bacharelado), Gestão Comercial, Gestão de Tecnologia da Informação, Segurança Pública e Produção Multimídia seguindo uma nova realidade e tendência na educação superior.

Na modalidade presencial iniciou o processo junto ao MEC de autorização de três (03) novos cursos: Administração, Ciências Contábeis e Serviço Social (todos bacharelado). Em 2020 também irá protocolar o pedido de autorização do curso de Teologia (bacharelado).

NOVO CAMPUS

O projeto do novo campus foi anunciado em 2019. Ele saiu do papel e as obras já começaram e terá uma área construída de aproximadamente 14.000m², desenvolvida em quatro pavimentos, moderno e interativo com as pessoas.

Haverá atendimento com a instalação de placas solares, reuso das águas das chuvas e uma atenção ao saneamento básico (tratamento do esgoto), demonstrando a sustentabilidade do empreendimento. Ele será construído numa área privilegiada da Capital, na Avenida Governador Jorge Teixeira (próximo ao Espaço Alternativo).  A edificação deve ser entregue em 18 meses.

GRATIDÃO

A ideia de implantar a Faculdade Católica de Rondônia surgiu no âmbito da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por solicitação dos arcebispos da região, em especial Dom Antônio Possamai e Dom Moacyr Grechi. É notório que há uma eterna gratidão por terem sido os pilares deste projeto.

SERVIÇO

Conheça a história acompanhando a Linha do Tempo (Clique Aqui). 


Galeria de Imagens

  •  O projeto do novo Campus, previsto para ser entregue em 2021
    O projeto do novo Campus, previsto para ser entregue em 2021
  • Prédio antigo, em 1935, que se transformou no Campus da  Faculdade Católica
    Prédio antigo, em 1935, que se transformou no Campus da Faculdade Católica
  • Dom Antônio, Dom Jayme e Dom Moacyr
    Dom Antônio, Dom Jayme e Dom Moacyr

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 7 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vilhena oferece cursos gratuitos de Libras e de filmagem e edição de vídeos

Vilhena oferece cursos gratuitos de Libras e de filmagem e edição de vídeos

A população de Vilhena também será contemplada com os cursos básicos gratuitos de Libras para atendimento ao público e de Filmagem e edição de vídeo

Dia Nacional da Educação; Rondônia celebra investimentos e valorização dos profissionais da educação

Dia Nacional da Educação; Rondônia celebra investimentos e valorização dos profissionais da educação

Em celebração ao Dia Nacional da Educação, e em reconhecimento a importância da educação como um direito fundamental e um instrumento para o desenvo

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais podem ser realizadas até 8 de maio, em Porto Velho

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais podem ser realizadas até 8 de maio, em Porto Velho

O fácil acesso ao ensino profissionalizante em Rondônia atrai cada vez mais quem busca atualizar o currículo, para aumentar as chances de ocupar um

Governador Marcos Rocha reforça valorização da educação ao confirmar pagamento do piso salarial dos professores do magistério

Governador Marcos Rocha reforça valorização da educação ao confirmar pagamento do piso salarial dos professores do magistério

Em mais um gesto de valorização aos profissionais da educação, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, anunciou na quarta-feira (23) o pagamento do

Gente de Opinião Quarta-feira, 7 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)