Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Facimed anula seleção de portadores de diploma para curso de Medicina


            A faculdade Facimed, de Cacoal, acatou a recomendação da unidade do Ministério Público Federal (MPF) em Ji-Paraná e anulou o processo seletivo de portadores de diploma para ingresso no curso de Medicina. A direção da instituição informou que desde o dia 2 deste mês está recebendo os requerimentos dos candidatos interessados na devolução dos valores pagos pela inscrição, matrículas e mensalidades.

            Na resposta ao MPF, a faculdade também informou que para ter a devolução dos valores, os interessados devem apresentar seus dados bancários, sendo o ressarcimento feito em até cinco dias após o pedido.

            A recomendação foi expedida pelo MPF como resultado de uma investigação que apurou que todas as quarenta questões da prova objetiva foram copiadas, total ou parcialmente, sem qualquer referência, da Internet. Em pesquisa na rede mundial de computadores, foram encontradas 34 questões no sítio Professor Bio e seis no sítio Enfermagem Saúde.

            No decorrer do processo seletivo, ocorreram outros fatos. A faculdade se recusou a fornecer cópia do caderno de provas e do gabarito individual dos candidatos. Também não houve justificativas para retificações no gabarito preliminar do certame. Outro ponto que gerou suspeitas sobre o certame foi que pelo menos cinco candidatos já possuíam algum vínculo com a instituição de ensino que foi responsável pela prova, e que os candidatos aprovados nas três primeiras colocações e na nona posição são atualmente professores da Facimed.

            Na recomendação, o MPF também alertou a faculdade para observar os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e igualdade em seus próximos processos seletivos.

Fonte:MPF/RO(www.prro.mpf.mp.br)

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de RO oferta 1.500 vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições encerram quarta-feira, 28

Governo de RO oferta 1.500 vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições encerram quarta-feira, 28

Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o

MEC libera 40 vagas do FIES para Medicina no Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA

MEC libera 40 vagas do FIES para Medicina no Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA

Na tarde da última quinta-feira, 22 de janeiro, o Ministério da Educação (MEC) publicou o edital do FIES referente ao primeiro semestre de 2026, ofi

MEC libera mais de 50 vagas do FIES para Medicina na Faculdade Metropolitana de Rondônia

MEC libera mais de 50 vagas do FIES para Medicina na Faculdade Metropolitana de Rondônia

Na tarde da última quinta-feira, 22 de janeiro, o Ministério da Educação (MEC) publicou o edital do FIES para o primeiro semestre de 2026, oficializ

IFRO seleciona nutricionista bolsista para Projeto Alimentação Escolar

IFRO seleciona nutricionista bolsista para Projeto Alimentação Escolar

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) promove Processo Seletivo de Bolsista Colaborador Externo (Nutricionista) pa

Gente de Opinião Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)