Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Facimed anula seleção de portadores de diploma para curso de Medicina


            A faculdade Facimed, de Cacoal, acatou a recomendação da unidade do Ministério Público Federal (MPF) em Ji-Paraná e anulou o processo seletivo de portadores de diploma para ingresso no curso de Medicina. A direção da instituição informou que desde o dia 2 deste mês está recebendo os requerimentos dos candidatos interessados na devolução dos valores pagos pela inscrição, matrículas e mensalidades.

            Na resposta ao MPF, a faculdade também informou que para ter a devolução dos valores, os interessados devem apresentar seus dados bancários, sendo o ressarcimento feito em até cinco dias após o pedido.

            A recomendação foi expedida pelo MPF como resultado de uma investigação que apurou que todas as quarenta questões da prova objetiva foram copiadas, total ou parcialmente, sem qualquer referência, da Internet. Em pesquisa na rede mundial de computadores, foram encontradas 34 questões no sítio Professor Bio e seis no sítio Enfermagem Saúde.

            No decorrer do processo seletivo, ocorreram outros fatos. A faculdade se recusou a fornecer cópia do caderno de provas e do gabarito individual dos candidatos. Também não houve justificativas para retificações no gabarito preliminar do certame. Outro ponto que gerou suspeitas sobre o certame foi que pelo menos cinco candidatos já possuíam algum vínculo com a instituição de ensino que foi responsável pela prova, e que os candidatos aprovados nas três primeiras colocações e na nona posição são atualmente professores da Facimed.

            Na recomendação, o MPF também alertou a faculdade para observar os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e igualdade em seus próximos processos seletivos.

Fonte:MPF/RO(www.prro.mpf.mp.br)

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Últimos dias para se candidatar a uma das 400 vagas no Processo Seletivo Simplificado do IFRO

Últimos dias para se candidatar a uma das 400 vagas no Processo Seletivo Simplificado do IFRO

Terminam dia 28 de junho as inscrições no PSS 2026/2 (Processo Seletivo Simplificado) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rond

Sebrae em Rondônia e SEDUC encerram Jornada Despertar após semana de imersão educacional

Sebrae em Rondônia e SEDUC encerram Jornada Despertar após semana de imersão educacional

Após uma semana de atividades intensas e troca de experiências entre educadores, encerra nesta sexta-feira (26) a formação Jornada Despertar, realiz

Escolas estaduais de Rondônia conquistam posições de destaque no Enem 2025

Escolas estaduais de Rondônia conquistam posições de destaque no Enem 2025

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 evidenciaram o desempenho de escolas da Rede Estadual de Ensino de Rondônia, que conquis

Comitê local teve três trabalhos aprovados e alcançou o 3º lugar no Prêmio Vitae Cultivar de Incentivo à Pesquisa

Comitê local teve três trabalhos aprovados e alcançou o 3º lugar no Prêmio Vitae Cultivar de Incentivo à Pesquisa

A IFMSA Brazil UNNESA alcançou um importante resultado científico durante a Jornada de Ginecologia e Obstetrícia de Rondônia (JOGOR) 2026, um dos pr

Gente de Opinião Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)