Quarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Estudantes têm até hoje para se inscrever no Enem



Yara Aquino - Repórter da Agência Brasil

Hoje (20) é o último dia para os estudantes se inscreverem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O prazo termina às 23h59, no horário de Brasília, e as inscrições são feitas apenas pela internet, no site do Enem. As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro.

No momento da inscrição, o participante deve ter em mãos o CPF, o número do documento de identidade e informar um endereço de e-mail. Deve informar se necessita de algum atendimento específico ou especializado e se é sabatista - aqueles que, por convicção religiosa, guardam o sábado, reservando o dia para descanso e oração.

É também na inscrição que o estudante informa se quer utilizar o resultado do Enem para certificação do ensino médio. Para isso, é preciso ter 18 anos completos até o primeiro dia das provas do exame.

A inscrição só é confirmada após o pagamento da taxa de R$ 68. O prazo para que isso seja feito é até as 21h59, no horário de Brasília, do dia 25. São isentos da taxa os estudantes concluintes do ensino médio em escolas públicas e os participantes de baixa renda.

Uma das novidades deste ano é que o estudante poderá pagar a taxa de inscrição em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios.

Aqueles que obtiveram isenção no Enem de 2015, não compareceram aos dois dias de provas, mas pretendem pedir nova isenção, devem justificar a ausência, conforme previsto em edital. Haverá campo específico para o esclarecimento no próprio sistema de inscrição.

A nota do Enem é usada na seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas na educação superior privada por meio do programa Universidade para Todos (ProUni) e vagas gratuitas nos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

O resultado do exame também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e participar do Programa Ciência sem Fronteiras.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia ganha protagonismo na expansão de franquias educacionais no Brasil

Rondônia ganha protagonismo na expansão de franquias educacionais no Brasil

O mercado de franquias em Rondônia vem ganhando tração nos últimos anos e se consolidando como um dos ambientes mais favoráveis para expansão de red

Com presença da CNC, Sistema Fecomércio Rondônia entrega 3 Unidades Móveis dos segmentos Tecnologia do Comércio, Beleza e Gastronomia durante Fórum de Presidentes da Amazônia Legal

Com presença da CNC, Sistema Fecomércio Rondônia entrega 3 Unidades Móveis dos segmentos Tecnologia do Comércio, Beleza e Gastronomia durante Fórum de Presidentes da Amazônia Legal

O Sistema Fecomércio Rondônia, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Rondônia), realiza no dia 3 de março de 2026 a solenida

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até 5 de março, em Porto Velho

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até 5 de março, em Porto Velho

Além da oferta de 15 cursos técnicos em Porto Velho neste semestre, o governo de Rondônia mantém uma agenda de capacitação para quem quer atualizar

Reta final de inscrições para o Partiu IF: 520 vagas são ofertadas pelo IFRO em 9 municípios de Rondônia

Reta final de inscrições para o Partiu IF: 520 vagas são ofertadas pelo IFRO em 9 municípios de Rondônia

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) está nos últimos dias de inscrições para o Curso de Formação Inicial e Cont

Gente de Opinião Quarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)