Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Estudantes já esperam com ansiedade resultado do Enem


Daniel Mello
 Agência Brasil

São Paulo – Mesmo depois da maratona de dois dias de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o nervosismo ainda domina muitos dos candidatos que aguardam ansiosos pela divulgação dos resultados, no dia 4 de janeiro do ano que vem. Entretanto, o gabarito que permite ao candidato ter uma noção do seu desempenho deve ser divulgado na terça-feira (25), segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

“Fica uma ansiedade de saber quanto foi que você tirou”, ressaltou Edney Antonio, 24 anos, promotor de vendas que fez a prova na expectativa de conseguir uma bolsa de estudos para o curso de moda.

Antes mesmo do gabarito oficial, estudantes como Fernanda Carriel pretendem conferir suas respostas com as divulgadas por cursinhos preparatórios. “Acertei 68 questões”, comemora a estudante de 17 anos que está concluindo o ensino médio sobre a pontuação da prova de ontem – que tinha 90 questões. Ela diz que vai esperar o resultado final com ansiedade, mas está confiante. “Hoje foi mais fácil, me dei melhor com matemática e português”.

Para a estudante do 2º ano do ensino médio, Laura Antonelli, o mais difícil vai ser controlar a ansiedade dos pais sobre o resultado. “Eles falam que eu não deveria ter feito só de brincadeira, sem ter estudado”, comentou a jovem que pretende fazer hotelaria ou turismo, pensando na expansão do setor com a Copa e as Olimpíadas que serão realizadas no Brasil.

No entanto, a expectativa e o nervosismo em torno do resultado não são regra. Ana Cláudia Matheus, por exemplo, acredita que saberá quanto foi a sua pontuação no momento certo. “Vou dormir à noite, quando tiver que sair [o resultado], sai”, diz a estudante de 19 anos que contou com a sorte para resolver as questões mais difíceis. “Algumas questões de matemática, com o texto muito grande eu nem li direito, chutei”, conta a jovem que tem trevos de quatro folhas tatuados nas costas, mas não está tão segura da efetividade do amuleto, feito há apenas três meses. “Espero que me ajude, essa é a primeira prova que faço com eles.”

 

Mais Sobre Educação

Campanha busca ajudar alunos que não participam das atividades escolares remotas

Campanha busca ajudar alunos que não participam das atividades escolares remotas

A campanha “Tô de Volta”, lançada pela Prefeitura de Porto Velho, está resgatando os alunos que se afastaram das atividades escolares durante a pandem

Escola do Legislativo oferece Oficina sobre Novo Acordo Ortográfico

Escola do Legislativo oferece Oficina sobre Novo Acordo Ortográfico

Na terça-feira (15) a Escola do Legislativo (EL), da Assembleia Legislativa (ALE) iniciará oficina sobre o “Novo Acordo Ortográfico”, com 9 horas/au

Assejus fecha convênio com a Faculdade São Lucas

Assejus fecha convênio com a Faculdade São Lucas

A Associação dos Servidores da Justiça no Estado de Rondônia-Assejus, fechou na tarde desta sexta-feira (11/06), convênio com o Centro Universitário