Terça-feira, 24 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Estudantes decidem ocupar UnB e movimento cresce


Gente de Opinião

Brasília 247 - Em uma assembleia histórica, realizada na noite desta segunda-feira 31 com mais de 1.200 estudantes, a Universidade de Brasília (UnB), ma das maiores do País, decidiu que participará do movimento estudantil contra o sucateamento da educação pelo governo Temer.

A instituição será ocupada em protesto contra a PEC do teto dos gastos e a reforma do ensino médio, como outras 134 universidades no Brasil todo, de acordo com balanço da UNE (União Nacional dos Estudantes) divulgado nesta tarde.

"Recua, direita, recua. É o poder popular que tá na rua", gritam os estudantes da UnB, que articulam a ocupação da reitoria da universidade. Mais cedo, o campus da UnB em Planaltina também foi ocupado.

Segundo a Secretaria de Educação do Distrito Federal, o total de escolas ocupadas caiu de oito para sete nesta segunda-feira.

O movimento que começou com os secundaristas do Paraná já ocupa ao todo mais de mil instituições no País, incluindo escolas estaduais e institutos federais.

Em discurso no Senado nesta segunda, a estudante Ana Júlia, que se tornou porta-voz das ocupações, afirmou que o movimento deve aumentar. "Nós vamos desenvolver métodos de desobediência civil, nós vamos levar a luta estudantil para frente, nós vamos mostrar que não estamos aqui de brincadeira, e que o Brasil vai ser um país de todos", declarou.

"Nós vamos ocupar as ruas também", acrescentou. Ana Júlia denunciou ainda a "repressão violenta" contra os estudantes nas escolas ocupadas e disse que o movimento é democrático (leia mais).

Gente de OpiniãoTerça-feira, 24 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Aulas de 17 turmas de cursos técnicos que motivam jovens para ingressar no mercado de trabalho tem início, em Porto Velho

Aulas de 17 turmas de cursos técnicos que motivam jovens para ingressar no mercado de trabalho tem início, em Porto Velho

A ampliação da oferta de cursos técnicos em Porto Velho atrai cada vez mais estudantes da Capital que buscam a inserção no mercado de trabalho. Tive

Divulgado resultado preliminar da Faculdade da Prefeitura de Porto Velho

Divulgado resultado preliminar da Faculdade da Prefeitura de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho divulgou nesta terça-feira, (24), o resultado preliminar das análises da comissão responsável pelo processo seletivo da Fa

Kits inclusivos são entregues a estudantes da rede municipal de Porto Velho

Kits inclusivos são entregues a estudantes da rede municipal de Porto Velho

Kit é composto por uniforme escolar, tênis, agenda escolar, lápis de cor, protetor auricular, babador, entre outros itensConsiderada um dos focos prio

Vila Olímpica lotada marca recepção de calouros do Grupo Educacional Aparício Carvalho

Vila Olímpica lotada marca recepção de calouros do Grupo Educacional Aparício Carvalho

A Vila Olímpica do campus ficou repleta na noite do dia 19 de fevereiro para a recepção oficial dos calouros do Grupo Educacional Aparício Carvalho.

Gente de Opinião Terça-feira, 24 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)