Quarta-feira, 17 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Estudantes de SP avaliam tema da redação como positivo



Camila Boehm – Repórter da Agência Brasil

Alguns candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que prestaram a prova na Universidade Mackenzie, centro da capital paulista, começaram a sair das salas logo após o término do tempo mínimo de permanência no local. Eles avaliaram como positivo o tema da redação, que este ano foi a violência contra a mulher, por ser um assunto muito comentado na imprensa.

Segundo o estudante Victor Vinícius, 20, esse segundo dia de prova foi mais puxado devido à redação. “Eu achei o tema da redação interessante, é um tema atual e traz um problema que está explícito na sociedade”, disse. Para compor o texto, ele contou que se baseou em dois pontos principais: o sistema de punição para o agressor e a difusão da mensagem dos direitos da mulher.

Daniel Rodrigues, 16, achou o tema da redação fácil. Ele contou que acompanha bastante os jornais e utilizou o conhecimento que adquiriu pela imprensa, além de o texto passado na própria prova ter ajudado também. “A ideia que os homens têm sobre as mulheres eu acho que é errada”, disse. De acordo com o estudante, as mulheres sofrem preconceitos pelo modo como se vestem, por exemplo.

Para Edvania Caroline, 19, a prova de hoje estava mais difícil que ontem, mas a redação ela achou fácil. “É um tema bem polêmico. Eu falei coisas que eu vejo no dia a dia, em que muitas mulheres são agredidas”, disse.

Em todo o estado de São Paulo, 1,2 milhão de alunos se inscreveram para a prova, de acordo com o Ministério da Educação.

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) transmite ao vivo, a partir das 20h30, o programa Caiu no Enem, com comentários de professores e especialistas sobre as provas aplicadas no fim de semana.

O candidato pode acompanhar o programa pelo Portal EBC e pelas rádios MEC AM Rio de Janeiro, Nacional FM Brasília, Nacional da Amazônia e Nacional do Alto Solimões no sábado e no domingo, às 20h30. Na Rádio Nacional AM Brasília, o programa será transmitido apenas no domingo.

Os estudantes poderão participar e enviar perguntas aos professores usando a hashtag #EnemDia1 (no sábado) e #EnemDia2 (no domingo). Também é possível enviar comentários diretamente nos perfis da EBC nas redes sociais, pelo Facebook https://www.facebook.com/ebcnarede?fref=ts ) ou pelo Twitter.

O Caiu no Enem será veiculado pela TV Brasil, à meia-noite do dia 25 e à meia-noite e meia do dia 26.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

PS Especial via notas no Ensino Médio 2024 – UNIR faz seleção agendada com notas do Histórico Escolar

PS Especial via notas no Ensino Médio 2024 – UNIR faz seleção agendada com notas do Histórico Escolar

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) abriu edital de Processo Seletivo Especial via notas no Ensino Médio, para preenchimento de vagas remanesc

Senac Rondônia recebe simulador realístico para os cursos de saúde

Senac Rondônia recebe simulador realístico para os cursos de saúde

O Sistema Fecomércio Rondônia, por meio do Senac, conta agora com uma inovação tecnológica em nossa Unidade de ensino, uma vez que foi adquirido o B

Sebrae RO e UNIR buscam fortalecer parceria para impulsionar o empreendedorismo

Sebrae RO e UNIR buscam fortalecer parceria para impulsionar o empreendedorismo

O empreendedorismo em Rondônia foi tema de reunião nesta segunda-feira (15), no prédio central da UNIR, em Porto Velho. A reitora da Universidade Fe

Está aberto o prazo para pedir isenção de taxa para o ENEM 2024

Está aberto o prazo para pedir isenção de taxa para o ENEM 2024

Tem início nesta segunda-feira, 15 de abril, o período para os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 solicitarem

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)