Porto Velho (RO) terça-feira, 7 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Estudantes de SP avaliam tema da redação como positivo



Camila Boehm – Repórter da Agência Brasil

Alguns candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que prestaram a prova na Universidade Mackenzie, centro da capital paulista, começaram a sair das salas logo após o término do tempo mínimo de permanência no local. Eles avaliaram como positivo o tema da redação, que este ano foi a violência contra a mulher, por ser um assunto muito comentado na imprensa.

Segundo o estudante Victor Vinícius, 20, esse segundo dia de prova foi mais puxado devido à redação. “Eu achei o tema da redação interessante, é um tema atual e traz um problema que está explícito na sociedade”, disse. Para compor o texto, ele contou que se baseou em dois pontos principais: o sistema de punição para o agressor e a difusão da mensagem dos direitos da mulher.

Daniel Rodrigues, 16, achou o tema da redação fácil. Ele contou que acompanha bastante os jornais e utilizou o conhecimento que adquiriu pela imprensa, além de o texto passado na própria prova ter ajudado também. “A ideia que os homens têm sobre as mulheres eu acho que é errada”, disse. De acordo com o estudante, as mulheres sofrem preconceitos pelo modo como se vestem, por exemplo.

Para Edvania Caroline, 19, a prova de hoje estava mais difícil que ontem, mas a redação ela achou fácil. “É um tema bem polêmico. Eu falei coisas que eu vejo no dia a dia, em que muitas mulheres são agredidas”, disse.

Em todo o estado de São Paulo, 1,2 milhão de alunos se inscreveram para a prova, de acordo com o Ministério da Educação.

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) transmite ao vivo, a partir das 20h30, o programa Caiu no Enem, com comentários de professores e especialistas sobre as provas aplicadas no fim de semana.

O candidato pode acompanhar o programa pelo Portal EBC e pelas rádios MEC AM Rio de Janeiro, Nacional FM Brasília, Nacional da Amazônia e Nacional do Alto Solimões no sábado e no domingo, às 20h30. Na Rádio Nacional AM Brasília, o programa será transmitido apenas no domingo.

Os estudantes poderão participar e enviar perguntas aos professores usando a hashtag #EnemDia1 (no sábado) e #EnemDia2 (no domingo). Também é possível enviar comentários diretamente nos perfis da EBC nas redes sociais, pelo Facebook https://www.facebook.com/ebcnarede?fref=ts ) ou pelo Twitter.

O Caiu no Enem será veiculado pela TV Brasil, à meia-noite do dia 25 e à meia-noite e meia do dia 26.

Mais Sobre Educação

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Foi prorrogada até o dia 20/12/2021 a seleção de alunos que ingressarão no primeiro semestre de 2022 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tec

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

Aqueles que almejam oportunidade de fazer um curso gratuito para se qualificar profissionalmente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de R

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

Uma completa renovação dos parquinhos das escolas municipais foi providenciada neste ano para acontecer em breve. A Secretaria Municipal de Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a