Quarta-feira, 2 de julho de 2014 - 05h11
130 alunos da rede pública de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal participam da nona edição do programa de imersão em língua inglesa e cultura americana, “English Immersion USA”, promovido pela Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com centros de educação e cultura Brasil-EUA em Belém e Londrina. O programa é cem por cento patrocinado pela Missão dos EUA.
Rondônia , segundo Angélica Ayres, gerente interina da Educação da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia, está participando do programa, em Belém (PA), e foram selecionados os estudantes Edierlem Quintino Guimarães, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Laurindo Rabelo (Alto Paraíso), Epafras Nunes Raasch, do Instituto Estadual de Ensino Paulo Saldanha (Guajará-Mirim) e Jeny Yuba, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Marechal Cordeiro de Farias (Pimenta Bueno).
“Todos os participantes têm engajamento social em suas comunidades, excelência acadêmica, entre 15 e 18 anos e são semifinalistas do processo seletivo do Programa Jovens Embaixadores de 2014. Desde o lançamento em 2006, cerca de 830 estudantes já participaram do programa de imersão”, diz Angélica Ayres.
O evento teve início no último domingo (29) e será encerrado na próxima sexta-feira (4) e os estudantes participarão de uma imersão total na cultura norte-americana como: aulas de conversação em inglês, história e geografia dos EUA, esportes populares e culinária.
Ana Paula Souza Maia, coordenadora de Tecnologia Educacional da Secretaria de Estado da Educação, afirmou que todas as atividades serão realizadas em inglês para que os participantes possam desenvolver suas habilidades no idioma e aprofundar os seus conhecimentos sobre os Estados Unidos. O Centro Cultural Brasil-Estados Unidos (CCBEU) em Belém receberá 54 alunos e o Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos (ICBEU) em Londrina 76.
O secretário Emerson Castro, da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), enalteceu o empenho dos jovens estudantes de Rondônia e garantiu que os custos com viagem, hospedagem, alimentação e atividades educacionais/culturais/sociais, dentro do programa são cobertos pela Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil.
“O governo do Estado está investindo nos intercâmbios, seminários, congressos e eventos que possam melhorar a qualidade do ensino de Rondônia e esse seminário é uma oportunidade para que haja essa interação e congraçamento com jovens e outros estados e até de outras nacionalidades”, finalizou Castro.
Fonte
Texto: Antônio Queiroz - Assessoria Seduc
Decom - Governo de Rondônia
Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Rondônia deu início ao processo de elaboração do novo Plano Estadual de Educação (PEE) que orientará as políticas públicas educacionais para os próx

Ariquemes- Um misto de concentração silenciosa e tensão competitiva tomou conta de uma das salas do Centro Educacional Monteiro Lobato na manhã da ú

Protagonismo feminino na ciência: Meninas conquistam 11.725 medalhas na OBAFOG 2025
As meninas cada vez mais conquistam seu espaço quando o assunto é astronomia. Em 2025, as alunas que participaram da Olimpíada Brasileira de Foguete

Atuação do MPEduc resulta em 20 recomendações ao município de Machadinho do Oeste (RO)
O programa Ministério Público pela Educação (MPEduc) enviou 20 recomendações ao município de Machadinho do Oeste (RO) com medidas que buscam promove
Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)