Porto Velho (RO) terça-feira, 7 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Estudantes de Rondônia participam de seminário em Belém


130 alunos da rede pública de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal participam da nona edição do programa de imersão em língua inglesa e cultura americana, “English Immersion USA”, promovido pela Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com centros de educação e cultura Brasil-EUA em Belém e Londrina. O programa é cem por cento patrocinado pela Missão dos EUA.

Rondônia , segundo Angélica Ayres, gerente interina da Educação da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia, está participando do programa, em Belém (PA), e foram selecionados os estudantes Edierlem Quintino Guimarães, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Laurindo Rabelo (Alto Paraíso), Epafras Nunes Raasch, do Instituto Estadual de Ensino Paulo Saldanha (Guajará-Mirim) e Jeny Yuba, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Marechal Cordeiro de Farias (Pimenta Bueno).

“Todos os participantes têm engajamento social em suas comunidades, excelência acadêmica, entre 15 e 18 anos e são semifinalistas do processo seletivo do Programa Jovens Embaixadores de 2014. Desde o lançamento em 2006, cerca de 830 estudantes já participaram do programa de imersão”, diz Angélica Ayres.

O evento teve início no último domingo (29)  e será encerrado na próxima sexta-feira (4) e  os estudantes participarão de uma imersão total na cultura norte-americana como: aulas de conversação em inglês, história e geografia dos EUA, esportes populares e culinária.

Ana Paula Souza Maia, coordenadora de Tecnologia Educacional da Secretaria de Estado da Educação, afirmou que todas as atividades serão realizadas em inglês para que os participantes possam desenvolver suas habilidades no idioma e aprofundar os seus conhecimentos sobre os Estados Unidos. O Centro Cultural Brasil-Estados Unidos (CCBEU) em Belém receberá 54 alunos e o Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos (ICBEU) em Londrina 76.

O secretário Emerson Castro, da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), enalteceu o empenho dos jovens estudantes de Rondônia e garantiu que os custos com viagem, hospedagem, alimentação e atividades educacionais/culturais/sociais, dentro do programa são cobertos pela Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil.

“O governo do Estado está investindo nos intercâmbios, seminários, congressos e eventos que possam melhorar a qualidade do ensino de Rondônia e esse seminário é uma oportunidade para que haja essa interação e congraçamento com jovens e outros estados e até de outras nacionalidades”, finalizou Castro.


Fonte
Texto: Antônio Queiroz - Assessoria Seduc
Decom - Governo de Rondônia

Mais Sobre Educação

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Foi prorrogada até o dia 20/12/2021 a seleção de alunos que ingressarão no primeiro semestre de 2022 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tec

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

Aqueles que almejam oportunidade de fazer um curso gratuito para se qualificar profissionalmente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de R

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

Uma completa renovação dos parquinhos das escolas municipais foi providenciada neste ano para acontecer em breve. A Secretaria Municipal de Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a