Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Estudantes apresentam ideias para uma escola sustentável


Laiane Calente da Silva, de 14 anos, viajou 700 quilômetros para participar ativamente da III Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, promovida pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), aberta nesta segunda-feira (4), em Porto Velho. A adolescente é aluna do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Machado de Assis, em Vilhena, e participante do projeto ‘Água fonte de vida’, que será apresentado durante a conferência qu

Gente de Opinião

e segue até quarta-feira (6). Além do projeto da turma de Laiane, há 111, que concorrem a quatro vagas para ir à Conferência Nacional. O projeto da escola de Vilhena pretende utilizar, por meio de cisternas, a água da chuva para limpeza da escola e irrigação da horta, que fornece legumes e verduras para a merenda escolar.

Quem também concorre por um lugar na IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, no final deste mês em Brasília, é a turma da professora Marta dos Anjos Queiroz, da Escola Municipal Joaquim Vicente Rondon, de Porto Velho. O projeto ‘Brincando e reciclando’ incentiva alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental a aproveitar ao máximo itens como papel e garrafas plásticas, que ao invés da lata de lixo têm um destino positivo para o meio ambiente. “Tudo que é lixo pode se transformar em algo útil. Na escola eles aprendem e passam o conhecimento para o pessoal de casa”, afirma a professora Marta.

Na abertura da III Conferência Estadual, o secretário de Estado da Educação, Emerson Castro, destacou a importância do debate e das ações pró-meio ambiente. “Vocês são os protagonistas desse trabalho ambiental. Contem com o empenho do governador Confúcio Moura e do corpo técnico da SEDUC para a implantação de seus projetos”, disse Castro.

Fabiana Freire, da Coordenação de Projetos Educacionais da SEDUC, explica que ao final da Conferência Estadual, na quarta-feira, serão escolhidos 22 alunos-delegados para participar da Conferência Nacional. Neste ano, o Ministério da Educação implantou o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) – Escola Sustentável, que disponibilizará recursos para a viabilização de projetos com foco no meio ambiente. “A maioria dos projetos que serão apresentados durante a conferência já estão em prática”, afirma.

Participaram da abertura da Conferência, o secretário Municipal de Educação de Porto Velho, Marcos José Rocha, o gerente de Negócios do Banco do Brasil, Fábio Bitencourt, o representante do MEC que acompanhará a apresentação dos projetos, Ricardo Ferrão, a gerente de Educação, Rute Carvalho, e a coordenadora Regional de Ensino, Irany Oliveira, além de professores e coordenadores.

Fonte: Marcela Ximenes / Foto: Quintela


 

Gente de OpiniãoSábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia

De 17 a 26 de novembro de 2025, o Quilombo Forte Príncipe da Beira, localizado no município de Costa Marques (RO), será o palco do evento A Terra é Me

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) obteve nota máxima, conceito 5, no recredenciamento institucional do Ministério da Educação (MEC), realizado

Transporte fluvial é disponibilizado pelo governo de RO para alunos ribeirinhos durante Enem 2025

Transporte fluvial é disponibilizado pelo governo de RO para alunos ribeirinhos durante Enem 2025

O governo de Rondônia mobilizou esforços para garantir que os estudantes de comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira, em Porto Velho, tivessem trans

Projeto Salus: acadêmicos da FIMCA realizam mais de 2700 atendimentos em Ouro Preto D’Oeste

Projeto Salus: acadêmicos da FIMCA realizam mais de 2700 atendimentos em Ouro Preto D’Oeste

O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA realizou, em Ouro Preto D’Oeste, a 4ª edição do Projeto Salus, uma iniciativa que une ensino, pesq

Gente de Opinião Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)