Porto Velho (RO) sábado, 4 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Escolas estaduais têm 38 mil vagas disponíveis


Mesmo após o encerramento da chamada escolar no dia 31 de janeiro, mais de 38 mil vagas ainda estão disponíveis em diversas escolas estaduais de Rondônia, de acordo com a Subgerência de Avaliação e Estatísticas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Somente em Porto Velho, há cerca de cinco mil vagas, sendo que a maioria é para o Ensino Fundamental.

A chamada escolar na rede estadual começou no dia 20 de janeiro com aproximadamente 18 mil vagas sendo ofertadas nas mais de 300 escolas que realizaram o processo de matrículas. Conforme as instituições informavam a quantidade de vagas disponíveis, o número da oferta aumentava, chegando a 45 mil, segundo a Gerência de Tecnologia de Informação (GTI) da Secretaria.

Entre os turnos da manhã e tarde, o segmento com maior oferta é o Ensino Fundamental Regular, disponibilizando mais de 19 mil vagas. O 6º ano tem o maior número, com aproximadamente 3,9 mil vagas, seguida do 9º ano com cerca de 2,4 mil.

Para os alunos que ingressam no Ensino Médio Regular em 2014, a oferta de vagas para o 1º ano ultrapassa 3,9 mil, somando as vagas oferecidas para manhã, tarde e noite. No 2º ano, mais de 3,2 mil vagas estão disponíveis e para o último ano do segmento, aproximadamente 3,1 mil. Já na Educação de Jovens e Adultos (EJA), entre Ensino Fundamental e Médio, o número de vagas chegam a 15 mil.

A Seduc orienta os pais a procurarem vagas em escolas próximas a sua residência, já que em instituições centrais, devido a grande demanda, pode não haver a vaga solicitada. Caso não encontre, a Coordenadoria Regional do Estado (CRE) de cada município poderá realizar a busca da vaga nas unidades da região.

Os pais que ainda não realizaram a matrícula dos filhos têm até o dia 31 de março para fazer o cadastro. Os documentos necessários para realizar a matrícula do aluno é o histórico ou declaração escolar, comprovante de residência, certidão de nascimento ou RG, documentos pessoais dos pais ou responsáveis, foto 3x4 e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) do aluno para eventuais atendimentos médicos.

Fonte: Halex Frederic
 

Mais Sobre Educação

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

Aqueles que almejam oportunidade de fazer um curso gratuito para se qualificar profissionalmente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de R

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

Uma completa renovação dos parquinhos das escolas municipais foi providenciada neste ano para acontecer em breve. A Secretaria Municipal de Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Por meio do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Depesp), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia-IFRO, Cam