Porto Velho (RO) segunda-feira, 6 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Escolas do Vale do Jamari têm 50 diretores empossados


Gente de Opinião

Momento do compromisso com a educação 2015-2017

Cinquenta e seis diretores e vice-diretores de 28 escolas públicas da rede estadual de ensino, eleitos pelo voto direto nos colégios da região Vale do Jamari e Machadinho d’Oeste para o triênio 2015-2017, foram empossados ontem, sexta-feira (16), no auditório da Câmara Municipal de Ariquemes. O ato contou com a presença do governador Confúcio Moura e da secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli.

Pela segunda vez os dirigentes das escolas da rede estadual de ensino são escolhidos em eleição democrática realizada em 10 de dezembro de 2014, em mais de 300 escolas em todo o Estado. O modelo de gestão democrática adotado pelo Governo de Rondônia permite à comunidade decidir quem dirigirá as escolas pelo período de três anos, com direito à reeleição para um segundo mandato.

O diretor da escola Custódio Gabriel Filho, de Alto Paraiso, Valmir Batista de Souza, representou os empossados e leu o Termo de Compromisso e Responsabilidade. A diretora Marinez de Moreira, da Escola Albina Márcio Sordi, destacou a importância e o apoio do governador Confúcio Moura ao programa Gestão Democrática.

A vice-diretora da Escola Chiquilito Erse, de Buritis, Mariângela Cymeros Oliveira se emocionou: “Esta posse é a concretização de um sonho.  Este momento é único! É o nosso trabalho reconhecido pelos pais, alunos e funcionários. Fizemos e apresentamos plano gestor para triênio 2015/2017, a comunidade e fomos vencedor.

Gente de Opinião

Confúcio Moura e a vice-diretora Mariângela Cymeros

A secretária Fátima Gavioli destacou a parceria como a chave para o sucesso da educação de qualidade. Segundo ela, os diretores foram eleitos democraticamente: “Quando eu olho para vocês eu os vejo como comandantes, não mais como simples soldados. Estamos em uma posição, onde existe um só caminho, que é a melhoria, caminhar, fazer e acontecer à educação de boa qualidade”.

Cabe agora a cada um dos empossados, segundo a secretária de educação, conquistarem os servidores, professores e trazer a comunidade para o nosso lado, para que juntos possamos melhorar a educação em Rondônia. “Eu gostaria de dirigir uma escola sem melindres, unida onde vocês fazem a diferença, porque a parte do governo, ele esta fazendo” disse a secretária.

O deputado estadual Adelino Falador também ressaltou o apoio do governador à iniciativa e se colocou à disposição da Seduc para o alcance das metas da educação.  Para o deputado Saulo Moreira, gestão democrática é resultado do trabalho e do desafio lançado pelo governador no primeiro mandato. Elogiou a nomeação da secretária Fátima e desejou sucesso aos empossados. “Com companheirismo e a dedicação de todos os diretores eleitos, a nossa educação irá avançar, eu acredito. Pode contar com meu apoio na Assembleia Legislativa”, comprometeu-se.

Gente de Opinião

Governador reitera o discurso da cultura da paz

“FIM DA INGERÊNCIA E MAIOR AUTONOMIA PARA O TRABALHO”

O governador Confúcio Moura lembrou que antes do programa Gestão Escolar os diretores de escolas eram escolhidos por indicação política que atrapalhava muito o ritmo da educação, diferente do que acontecem hoje, quando os gestores escolares são eleitos pelos pais, alunos e funcionários das escolas. 

Disse que os diretores eleitos e empossados ganham maior autonomia para trabalhar. Os novos gestores terão a função de conduzir pelos próximos anos, o destino de milhares de crianças e jovens na revolução pretendida na educação, por meio da disseminação da cultura da paz, sem violência.

Participaram do ato um deputado estadual do Paraná, professor Flávio, deputado eleito Alex Redano; secretário adjunto da Casa Civil, Vitorino Cherque, secretário Executivo da Regional de Ariquemes, Vânio Marques,  os prefeita de Jaru, Sonia Cordeiro; prefeito de Buritis, Toninho Correia, presidente da Câmara Municipal de Ariquemes, Adair Moulaz, e a secretária municipal de Educação de Ariquemes, Débora Raposo, que representou o prefeito Lorival Amorim.

Gente de Opinião


Fonte
Texto: Suely David
Fotos: Bruno Corsino e Suely David
Decom - Governo de Rondônia

Mais Sobre Educação

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Foi prorrogada até o dia 20/12/2021 a seleção de alunos que ingressarão no primeiro semestre de 2022 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tec

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

Aqueles que almejam oportunidade de fazer um curso gratuito para se qualificar profissionalmente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de R

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

Uma completa renovação dos parquinhos das escolas municipais foi providenciada neste ano para acontecer em breve. A Secretaria Municipal de Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a