Segunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Escola Wadih Darwich ganha sala para alunos especiais


A escola Wadih Darwich Zacarias, no bairro Três Marias, recebeu esta semana um espaço adaptado para atender os alunos com necessidades especiais. A Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) foi inaugurada na última terça-feira, 06, pela prefeitura de Porto Velho, em solenidade que teve a presença do prefeito Roberto Sobrinho, da secretária Maria de Fátima Ferreira, da secretaria municipal de Educação (Semed), alunos e pais de alunos do estabelecimento.

Na ocasião, o prefeito lembrou o empenho e o esforço feito pela prefeitura para garantir uma educação de qualidade aos alunos atendidos pela rede municipal de ensino, entre eles, os especiais. “Em dois mil e cinco eram atendidas vinte e quatro crianças com necessidades especiais. Mas um grande número delas que também necessitavam de um atendimento diferenciado, não tinham esse benefício porque o município não dava esse atendimento da forma que deveria ser feito”, lembrou o prefeito.

Com os investimentos que passaram a ser feitos pela prefeitura, a partir de 2005, hoje a rede municipal atende 636 alunos com necessidades especiais. Esse aumento significativo, afirmou o prefeito, é a prova da grande demanda reprimida que existia. Atualmente, a rede municipal de ensino já conta com 46 Salas de Recursos Multifuncionais. “Não é que aumentou o número de crianças portadoras de deficiência, era que elas não tinham o direito de ir à escola para poder aprender, poder se entrosar com outras crianças, por que essa escola não era adaptada para atendê-las. E essas crianças, enquanto cidadãs têm direito não só ao acesso à escola, como também de serem recebidos de uma forma humanizada, inclusiva”, frisou.

A secretária Maria de Fátima Ferreira, da Semed, adiantou que a escola Wadih Darwich atende cerca de 30 alunos com necessidades especiais, como deficiência mental e auditiva e com a inauguração do novo espaço, elas serão melhor atendidas. “A escola tem profissionais capacitados para fazer esse atendimento, que é feito no contra turno das aulas.

A diretora do estabelecimento, Edna Antônia Lopes da Silva, lembrou que anteriormente a prefeitura já havia feito a reforma e ampliação da escola e a Sala de Recursos Multifuncionais é mais um benefício que fica para a comunidade. “Vamos poder melhorar o trabalho de acessibilidade que já desenvolvemos há uns dois anos. Hoje, temos material específico para esse atendimento especial e banheiros adaptados”, disse.

Fonte: Joel Elias
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Parceria entre MPRO, Seduc, Undime e SaferNet oferece formação para profissionais da educação em Rondônia

Parceria entre MPRO, Seduc, Undime e SaferNet oferece formação para profissionais da educação em Rondônia

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito “Segurança e Cidadania Digital em Sala de Aula – 2ª edição”, destinado a educadores da rede públic

Resultado definitivo do Faculdade da Prefeitura é divulgado

Resultado definitivo do Faculdade da Prefeitura é divulgado

Foi publicado o resultado definitivo do Processo Seletivo 2026.1 do Programa de Inclusão Social Universidade para Todos – Faculdade da Prefeitura, con

Escola do Legislativo abre calendário de 2026 com cinco cursos gratuitos em Porto Velho

Escola do Legislativo abre calendário de 2026 com cinco cursos gratuitos em Porto Velho

A Escola do Legislativo de Rondônia (Elero) realiza, no período de 17 a 19 de março, a programação especial de abertura das atividades educacionai

Rondônia ganha protagonismo na expansão de franquias educacionais no Brasil

Rondônia ganha protagonismo na expansão de franquias educacionais no Brasil

O mercado de franquias em Rondônia vem ganhando tração nos últimos anos e se consolidando como um dos ambientes mais favoráveis para expansão de red

Gente de Opinião Segunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)