Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Escola Viva: Prefeitura de Cacoal lança programa de revitalização das escolas e investimentos em educação


Escola Viva: Prefeitura de Cacoal lança programa de revitalização das escolas e investimentos em educação - Gente de Opinião

Nesta semana será lançado o programa Escola Viva, um conjunto de ações conectadas, pensadas, elaboradas e executadas pela Prefeitura de Cacoal, por meio da Secretaria Municipal de Educação. O programa será lançado em três escolas: No dia 24 de julho às 19h, na escola Luiz Lenzi, dia 25 de julho, na escola Monteiro Lobato às 9h e dia 26 de julho no Centro de Educação Infantil Marechal Rondon, às 19h.

Investimentos

O programa inclui reformas e investimentos em mobiliário para alunos e professores, das 24 escolas urbanas e rurais. Além de equipamentos eletrônicos, equipamentos de cozinha, TVs, ar condicionados e outras benfeitorias.

Além disso, considera os aspectos pedagógicos, de formação individual, condições de infraestrutura, valorização e formação dos profissionais da educação, de qualificação da alimentação escolar, acesso e permanência à escola e fortalecimento da rede de proteção à criança.

Alcance

Programa Escola Viva atenderá mais de 6,4 mil alunos, ou seja, 100% das unidades escolares, observando a peculiaridade de cada instituição e comunidade escolar.

Com foco dinâmico, o Programa Escola Viva, inicia-se com ações em diversas frentes, que visam a contemplar a educação ofertada pelas escolas municipais e passará a integrar as políticas educacionais da prefeitura de Cacoal.

A prefeita Glaucione Rodrigues lembrou que muitas novidades estão sendo encaminhadas para a educação: “Neste momento encaminha-se muita coisa para a educação: Mobiliários novos, salas climatizadas de todas as escolas, Internet, secretaria funcionando, nós queremos uma Escola Viva, bem pintada, com merenda boa, qualidade de ensino e para isso estamos trabalhando em conjunto com a comunidade”, disse.

AÇÕES DO PROGRAMA ESCOLA VIVA

Formação Continuada - Promoção contínua de formação, aperfeiçoamento e qualificação aos profissionais da educação.

Valorização dos profissionais da educação – Aumento do auxílio de alimentação, implantação da atualização do Piso Nacional do Magistério, correção na gratificação de vantagem pessoal com os mesmos percentuais de atualização do Piso Nacional do Magistério.

Disponibilização de equipamentos e mobiliário para unidades escolares da rede municipal de ensino de Cacoal - Tendo 100% das unidades escolas atendidas.

Revitalização das escolas e centros de educação infantil que compõem a rede municipal de ensino de Cacoal – Manutenção da estrutura física e ambiente externo das instituições e contratação de atividades operacionais subsidiárias.

Qualificação no processo aquisição e produção dos gêneros alimentícios que compõem a merenda escolar – Com a descentralização do repasse financeiro para aquisição da alimentação escolar.

Qualificação da oferta do Transporte Escolar – Recebimento de 25 ônibus escolares em cedência e ampliação da cobertura da malha viária com serviço do Transporte Escolar.

Qualificação da oferta do Transporte Escolar - ampliação da frota própria com 25 ônibus  escolares e expansão da cobertura da malha viária com serviço de Transporte Escolar. (Andressa mandou)

Reforma e ampliação das instalações de unidades escolares municipais – Promover reformas estruturais, elétricas e de combate a incêndio e pânico nas unidades escolares municipais.

Constituição de um Núcleo Municipal da rede de Proteção à Criança e aos Adolescentes – Realizar trabalhos de conscientização, informação, atuação e fortalecimento da rede de proteção às crianças e aos adolescentes.

Instituição de programa de reconhecimento de produção artística e intelectual da rede – Criação com anualidade, do Prêmio Escola Viva e Receita Premiada.

Gente de OpiniãoSábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de RO avança na Educação com reforma de escola no distrito de Vila Marcão em Alta Floresta

Governo de RO avança na Educação com reforma de escola no distrito de Vila Marcão em Alta Floresta

A escola municipal Boa Esperança, localizada no distrito de Vila Marcão, em Alta Floresta d'Oeste, na Zona da Mata, recebeu nesta quinta-feira (10),

Com apoio do Tribunal de Contas, Rondônia lidera a alfabetização de crianças na região Norte e conquista o 6º lugar no Brasil

Com apoio do Tribunal de Contas, Rondônia lidera a alfabetização de crianças na região Norte e conquista o 6º lugar no Brasil

Rondônia conquistou, em 2024, o melhor desempenho da Região Norte no índice nacional de alfabetização infantil. O estado ocupa o 6º lugar no ranking

Governo de RO realiza formatura de 800 estudantes no Proerd e reforça ações de prevenção às drogas e à violência

Governo de RO realiza formatura de 800 estudantes no Proerd e reforça ações de prevenção às drogas e à violência

Cerca de 800 estudantes do Ensino Fundamental de escolas de Porto Velho participaram, na quarta-feira (9), da formatura do Programa Educacional de R

Mulher de Fibra/IFRO seleciona alunas para cursos gratuitos de Operadora de Computador e Artesã em Biojoias em Porto Velho

Mulher de Fibra/IFRO seleciona alunas para cursos gratuitos de Operadora de Computador e Artesã em Biojoias em Porto Velho

A Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Proex/IFRO) está com inscrições abertas para dois cur

Gente de Opinião Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)