Quinta-feira, 15 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Escola Rio Branco é escolhida para ser o 1º ECO de PVH


Escola Rio Branco é escolhida para ser o 1º ECO de PVH - Gente de Opinião

O Fórum de Lixo e Cidadania realizado pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Rondônia no auditório do Ministério Público do Trabalho foi o momento escolhido pela entidade para anunciar que a Escola Rio Branco será o primeiro Eco Ponto da capital.

O Eco Ponto futuramente instalado também em outras escolas, será um local de coleta, inicialmente, de óleo usado de cozinha. Com o tempo, estes pontos poderão se tornar coletores de outros materiais recicláveis. O reconhecimento da Associação de Catadores ao trabalho de conscientização que a escola faz pela preservação do meio ambiente originou dos resultados obtidos na Gincana Ecológica realizada todos os anos pela Escola Rio Branco, coordenada pela professora Vânia Maria Silva. “Nós recebemos esta indicação para sermos um Eco Ponto com muita alegria. Isso é o reflexo da nossa gincana, que a cada ano tem uma importante contribuição na preservação do meio ambiente”, disse a professora.

A Gincana Ecológica realizada há cinco anos pela Escola Rio Branco, já coletou mais de 20 mil garrafas pets, cerca de 3 mil litros de óleo usados além de milhares de latinhas, retirados do meio ambiente pelos alunos que participam das provas da gincana.

Escola Rio Branco é escolhida para ser o 1º ECO de PVH - Gente de Opinião

O primeiro Fórum de Lixo e Cidadania realizado pela Asprovel e parceiros tem o objetivo de aprimorar as questões ambientais e também discutir as políticas publicas para fortalecer associações e cooperativas de catadores da capital. O evento trouxe a Porto Velho o especialista Tarcísio Valério Costa.As escolas estaduais e municipais foram  convidadas e os alunos participantes se tornam multiplicadores de assuntos que vão desde a preservação básica do meio ambiente até a coleta seletiva do lixo doméstico. Para este tema, foi convidado o biólogo Wilsom Correia. “O município está finalmente implantando o aterro sanitário e a coleta seletiva dos lixos produzidos nas casas está sendo organizada, mas ainda temos que trabalhar para preparar as pessoas sobre a importância de selecionar o lixo. Existe uma diferença entre separar o lixo e acondicionar. É importante que as pessoas saibam que o lixo só será reaproveitado ou reciclado, se for selecionado corretamente” explicou.

O presidente da Asprovel, Geraldo Gonzaga de Lima acredita que este é um momento importante para a categoria. “Nós e os nossos parceiros, como a ambientalista Isabel trouxemos importantes assuntos pra esta discussão, e eu acredito também que as associações e cooperativas saem mais esclarecidas, fortalecidas e conscientes da importância da participação de cada um nesta luta pela preservação da natureza e do nosso meio ambiente”, disse.

O diretor da Escola Rio Branco, Allan Abreu, parabenizou todos os alunos que participaram das gincanas e contribuíram para este resultado, “A indicação da escola como parceira na luta pela preservação do meio ambiente nos deixa orgulhosos. É importante saber que as entidades diretamente envolvidas com a questão da preservação reconhecem o nosso esforço nesta luta”, finalizou.

Fonte / fotos: Nara Vargas

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 15 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fies 2025: aberto prazo para complementar inscrições postergadas

Fies 2025: aberto prazo para complementar inscrições postergadas

Começou nesta quarta-feira, 14 de janeiro, o período de complementação das inscrições postergadas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para

Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento

Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento

O Brasil passou a reconhecer oficialmente a importância das olimpíadas científicas com a sanção da Lei nº 15.331, de 7 de janeiro de 2026, que insti

UNIR entra na última semana de inscrições do​ Processo Seletivo Especial 2026 para vagas ociosas

UNIR entra na última semana de inscrições do​ Processo Seletivo Especial 2026 para vagas ociosas

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está na última semana de inscrições do Processo Seletivo Especial (PS Especial) 2026, destinado ao preench

Prefeitura de Porto Velho retifica cronograma do Edital que trata da contratação de professores

Prefeitura de Porto Velho retifica cronograma do Edital que trata da contratação de professores

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria Municipal de Administração (Semed), publicará nesta

Gente de Opinião Quinta-feira, 15 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)