Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Escola Manaus inicia ano letivo após passar por reformas


Gente de Opinião

Aulas na Escola Manaus começaram nesta segunda-feira

A felicidade estava estampada nos sorrisos dos alunos, professores, funcionários e pais da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio da Escola Manaus. Na manhã de segunda-feira (7), com a presença do secretário de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), Emerson Castro, a professora Mônica França, deu início ao ano letivo.

No início do ano, em diversos atos de vandalismo praticado contra o prédio da escola, o período letivo não pode ser iniciado. Aparelhos, equipamentos e vários objetos da escola foram furtados.

O governador Confúcio Moura visitou o estabelecimento de ensino e prometeu envidar esforços para que o ano letivo pudesse ser iniciado no 1º semestre e, para tanto, determinou que a Sugespe reformasse o prédio.

Ainda há obra em andamento na Manaus, porém  os estudantes e professores têm o mínimo e condições necessárias para iniciar o ano letivo.

A diretora Mônica Franca recebeu os estudantes e traçou todas as orientações necessárias para o funcionamento da escola, inclusive pedindo apoio dos pais para orientação dos filhos quanto a conservação do prédio.

O secretário Emerson Castro foi levar sua mensagem de boas-vindas aos estudantes e fez um breve relato de sua vida estudantil, afirmando que sempre estudou em escola pública e que se orgulhava em ter conseguido se formar em Direito e Hotelaria, pois seu sonho maior era ser astronauta. “Tive o prazer de conhecer e conversar com o único astronauta da América Latina, o brasileiro Marcos Pontes, que confessou ter sido estudante da rede pública de ensino de São Paulo e  conseguido ser escolhido dentre mais de 500 candidatos para participar do programa espacial dos Estados Unidos da América”, frisou Castro.

Conservação do prédio, limpeza da escola, obediência aos professores e funcionários da escola foram os pontos que o secretário Emerson destacou, lembrando que o Governo do Estado instituiu a Patrulha Escolar e que já está atuando.

O sargento Campos comandava hoje uma patrulha quando do início das aulas e disse que a Polícia Militar vai atuar 24 horas nas imediações da Escola Manaus e em defesa da sociedade porto-velhense, especialmente no bairro do Mato Grosso e adjacências.


Fonte
Texto: Antonio Queiroz - Assessoria Seduc
Fotos: Quintela
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb

Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb

Após recomendações do Ministério Público Federal (MPF), quatro municípios de Rondônia tomaram medidas para garantir a adequação de contas bancárias

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho abriu as inscrições para o programa Faculdade da Prefeitura, que irá custear integralmente as mensalidades de acadêmicos s

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com quatro editais abertos para ingresso em Programas de Pós-Graduação (PPG) institucionais e interinst

Governo de RO oferta 1.500 vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições encerram quarta-feira, 28

Governo de RO oferta 1.500 vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições encerram quarta-feira, 28

Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o

Gente de Opinião Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)