Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Escola Francisco Alves Mendes Filho se torna referência



A escola estadual Francisco Alves Mendes Filho recebeu, no início do ano, o certificado de reconhecimento como instituição referência pelo Ministério da Educação (MEC), em inovação e criatividade na educação básica de ensino integral no Brasil. O projeto foi escolhido entre outros 682 inscritos por instituições públicas, particulares e organizações não governamentais do Brasil e será referência para novas políticas públicas.

Gente de Opinião

A escola Francisco Alves Mendes Filho
atende 848 alunos em tempo integral

Localizada em área periférica do município de Ariquemes, no bairro Jardim Nova República (Setor 9), a instituição atende 848 alunos em tempo integral e tem se destacado pelo trabalho realizado em prol da melhoria da qualidade da educação básica no Estado.

Tendo como primazia a qualidade do ensino ofertado, os professores buscam estratégias para congregar ações que visem o desenvolvimento integral do aluno, respeitando sua história, seus direitos individuais, ao mesmo tempo em que o faz sentir como sujeito importante para a transformação social.

Entre as atividades diversificadas que a ampliação do tempo escolar possibilitou, estão contempladas as pertencentes aos macrocampos expressão corporal e atletismo: música, teatro, judô, vôlei de areia e taekwondo, oferecidas em forma de oficinas pedagógicas nas quais o aluno realiza sua inscrição de acordo com as habilidades que pretende desenvolver.

A  diretora da Escola, Cristiane dos Santos Souza, ressalta que essa autonomia dada aos alunos é  um diferencial, pois ao possibilitar o estudante o direito de escolha para  participar de uma atividade que se identifica, percebe-se o maior empenho e o rápido desenvolvimento dos mesmos.

Outro procedimento adotado pela escola e que tem contribuído de forma positiva nesta é a integração do currículo comum com as atividades do macrocampo e acompanhamento pedagógico. Desta maneira, existe a valorização, com o acréscimo da carga-horária de componentes curriculares como a língua portuguesa, matemática e ciências quando estas são colocadas como uma oportunidade de ampliar não só o tempo na grade curricular, mas a construção do conhecimento, explica Cristiane.

Visando otimizar o aproveitamento do tempo escolar, a instituição organizou, em 2015, salas ambientes. Assim, os materiais pedagógicos e recursos midiáticos ficam disponíveis para o acesso e uso do aluno, favorecendo que eles aproveitem melhor o tempo escolar, aliando, assim, os conhecimentos teóricos à prática.

Gente de Opinião

Alunos podem optar por aulas de música, teatro e, ainda, atividades de atletismo

De acordo com a diretora, essas iniciativas têm possibilitado a escola implementar o seu projeto político-pedagógico, criando alternativas para melhorar ainda mais os índices desenvolvimento da aprendizagem, das avaliações externas e internas, como também proporcionar a concepção dos adolescentes e jovens enquanto sujeito na sociedade moderna.

A partir de agora, a instituição terá o desenvolvimento de suas ações acompanhadas por meio de visita in loco de uma comissão de Orientação da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação.

Cristiane destaca a união e dedicação dos profissionais de educação como fatores do reconhecimento em inovação e criatividade na educação básica de ensino integral com o projeto implantado na Escola Chico Mendes.

“Essa conquista é mérito de toda equipe da escola, pela dedicação e empenho com projetos direcionados a comunidade escolar e do governador Confúcio por fazer acontecer”, comemora a diretora.

A Coordenadoria de Educação de Ariquemes, Núria Sagué, destacou o empenho e dedicação da equipe envolvida em buscar ações inovadoras com criatividade, para superar as limitações e alcançar a excelência, como medida preventiva, educativa e de pleno sucesso para toda a comunidade escolar.

“A Escola Chico Mendes, juntamente com os profissionais, está de parabéns, tornando referência para as demais escolas, não só na região, mas de todo Estado”.
 


Fonte
Texto: Suelly David
Fotos: Stanismar Senna Brito
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Faculdade Metropolitana de Rondônia celebra colação de grau da 2ª turma de Medicina com teatro lotado e nota máxima do MEC

Faculdade Metropolitana de Rondônia celebra colação de grau da 2ª turma de Medicina com teatro lotado e nota máxima do MEC

Em uma noite marcada por emoção, orgulho e celebração, a Faculdade Metropolitana de Rondônia realizou, no último dia 03 de dezembro, a colação de gr

Rondônia inicia estudos para elaboração do Plano Estadual de Educação alinhado ao PNE do novo decênio

Rondônia inicia estudos para elaboração do Plano Estadual de Educação alinhado ao PNE do novo decênio

Rondônia deu início ao processo de elaboração do novo Plano Estadual de Educação (PEE) que orientará as políticas públicas educacionais para os próx

Foco, estratégia e superação: os três pilares dos campeões da Olimpíada de Tabuada do Monteiro Lobato

Foco, estratégia e superação: os três pilares dos campeões da Olimpíada de Tabuada do Monteiro Lobato

Ariquemes- Um misto de concentração silenciosa e tensão competitiva tomou conta de uma das salas do Centro Educacional Monteiro Lobato na manhã da ú

Protagonismo feminino na ciência: Meninas conquistam 11.725 medalhas na OBAFOG 2025

Protagonismo feminino na ciência: Meninas conquistam 11.725 medalhas na OBAFOG 2025

As meninas cada vez mais conquistam seu espaço quando o assunto é astronomia. Em 2025, as alunas que participaram da Olimpíada Brasileira de Foguete

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)