Domingo, 11 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Escola Francisco Alves Mendes Filho se torna referência



A escola estadual Francisco Alves Mendes Filho recebeu, no início do ano, o certificado de reconhecimento como instituição referência pelo Ministério da Educação (MEC), em inovação e criatividade na educação básica de ensino integral no Brasil. O projeto foi escolhido entre outros 682 inscritos por instituições públicas, particulares e organizações não governamentais do Brasil e será referência para novas políticas públicas.

Gente de Opinião

A escola Francisco Alves Mendes Filho
atende 848 alunos em tempo integral

Localizada em área periférica do município de Ariquemes, no bairro Jardim Nova República (Setor 9), a instituição atende 848 alunos em tempo integral e tem se destacado pelo trabalho realizado em prol da melhoria da qualidade da educação básica no Estado.

Tendo como primazia a qualidade do ensino ofertado, os professores buscam estratégias para congregar ações que visem o desenvolvimento integral do aluno, respeitando sua história, seus direitos individuais, ao mesmo tempo em que o faz sentir como sujeito importante para a transformação social.

Entre as atividades diversificadas que a ampliação do tempo escolar possibilitou, estão contempladas as pertencentes aos macrocampos expressão corporal e atletismo: música, teatro, judô, vôlei de areia e taekwondo, oferecidas em forma de oficinas pedagógicas nas quais o aluno realiza sua inscrição de acordo com as habilidades que pretende desenvolver.

A  diretora da Escola, Cristiane dos Santos Souza, ressalta que essa autonomia dada aos alunos é  um diferencial, pois ao possibilitar o estudante o direito de escolha para  participar de uma atividade que se identifica, percebe-se o maior empenho e o rápido desenvolvimento dos mesmos.

Outro procedimento adotado pela escola e que tem contribuído de forma positiva nesta é a integração do currículo comum com as atividades do macrocampo e acompanhamento pedagógico. Desta maneira, existe a valorização, com o acréscimo da carga-horária de componentes curriculares como a língua portuguesa, matemática e ciências quando estas são colocadas como uma oportunidade de ampliar não só o tempo na grade curricular, mas a construção do conhecimento, explica Cristiane.

Visando otimizar o aproveitamento do tempo escolar, a instituição organizou, em 2015, salas ambientes. Assim, os materiais pedagógicos e recursos midiáticos ficam disponíveis para o acesso e uso do aluno, favorecendo que eles aproveitem melhor o tempo escolar, aliando, assim, os conhecimentos teóricos à prática.

Gente de Opinião

Alunos podem optar por aulas de música, teatro e, ainda, atividades de atletismo

De acordo com a diretora, essas iniciativas têm possibilitado a escola implementar o seu projeto político-pedagógico, criando alternativas para melhorar ainda mais os índices desenvolvimento da aprendizagem, das avaliações externas e internas, como também proporcionar a concepção dos adolescentes e jovens enquanto sujeito na sociedade moderna.

A partir de agora, a instituição terá o desenvolvimento de suas ações acompanhadas por meio de visita in loco de uma comissão de Orientação da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação.

Cristiane destaca a união e dedicação dos profissionais de educação como fatores do reconhecimento em inovação e criatividade na educação básica de ensino integral com o projeto implantado na Escola Chico Mendes.

“Essa conquista é mérito de toda equipe da escola, pela dedicação e empenho com projetos direcionados a comunidade escolar e do governador Confúcio por fazer acontecer”, comemora a diretora.

A Coordenadoria de Educação de Ariquemes, Núria Sagué, destacou o empenho e dedicação da equipe envolvida em buscar ações inovadoras com criatividade, para superar as limitações e alcançar a excelência, como medida preventiva, educativa e de pleno sucesso para toda a comunidade escolar.

“A Escola Chico Mendes, juntamente com os profissionais, está de parabéns, tornando referência para as demais escolas, não só na região, mas de todo Estado”.
 


Fonte
Texto: Suelly David
Fotos: Stanismar Senna Brito
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoDomingo, 11 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com a convocação do PSU/IFRO 2026/1 publicada, prazo de matrícula segue até dia 12 de janeiro

Com a convocação do PSU/IFRO 2026/1 publicada, prazo de matrícula segue até dia 12 de janeiro

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) publicou as listas do Processo Seletivo Unificado (PSU/IFRO 2026/1) com os

CHAMADA ESCOLAR 2026: matrículas para alunos com deficiência iniciam nesta segunda-feira, 12

CHAMADA ESCOLAR 2026: matrículas para alunos com deficiência iniciam nesta segunda-feira, 12

A matrícula online para o ano letivo de 2026 da rede pública estadual de ensino acontece entre os dias 12 e 16 de janeiro, exclusivamente para aluno

Sisu 2026: inscrições começam em 19 de janeiro

Sisu 2026: inscrições começam em 19 de janeiro

O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta terça-feira, 23 de dezembro, o Edital nº 29/2025, que oficializa o cronograma e os critérios do process

SESI-RO segue com matrículas abertas para o ano letivo de 2026

SESI-RO segue com matrículas abertas para o ano letivo de 2026

A rede SESI de ensino em Rondônia está com matrículas abertas para o ano letivo de 2026 nas unidades de Porto Velho, Cacoal, Pimenta Bueno, Vilhena

Gente de Opinião Domingo, 11 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)