Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Escola do Legislativo abre grade de cursos na próxima semana

As inscrições estão abertas, inclusive para disciplinas à noite.


Cursos são gratuitos e a participação depende apenas das inscrições que devem ser realizadas na Escola do Legislativo. (Foto: Antônio Lucas) - Gente de Opinião
Cursos são gratuitos e a participação depende apenas das inscrições que devem ser realizadas na Escola do Legislativo. (Foto: Antônio Lucas)

A partir da próxima segunda-feira (18), a Escola do Legislativo (EL), que é mantida pela Assembleia Legislativa (ALERO), iniciará os cursos destinados à capacitação dos servidores do legislativo estadual, mas também abrirá os órgãos públicos federais, estaduais e municipal. As inscrições estão liberadas e com a inovação, com alguns ministrados à noite.  

Ao todo serão ministrados 16 cursos durante este mês de setembro e em outubro. A escola dos deputados tem a finalidade de capacitar os servidores dos gabinetes dos parlamentares e dos demais setores da Assembleia Legislativa. A escola é mantida por Alero, presidida pelo deputado Marcelo Cruz (Patriota).  

As inscrições estão abertas para inúmeras disciplinas, que serão aplicadas até o final do próximo mês de outubro. “Enquanto houver vagas manteremos as inscrições”, diz o diretor-geral da escola, Thiago Tezzari.  

As parcerias com as câmaras de vereadores, prefeituras, Tribunal de Justiça, Ministério Público (federal e estadual) e Governo do Estado continuam. As vagas excedentes estão abertas à comunidade. 

Os cursos são gratuitos e a participação depende apenas das inscrições que devem ser realizadas na Escola do Legislativo, na Rua Major Amarante, 390 ou pelo telefone (69) 9.9336,2732 das 8h às 13h30. 
 

Cursos  

1 - Filmagem e Edição de Vídeos em Celular, 18 a 22/09, das 8h às 12h (Alexandre Badra) 

2 - Desenvolvimento de Competências e Habilidades Direcionadas à Qualidade no Serviço Público, 18 a 22/09, das 8h às 12h (Cynthia Zulian) 

3 - Oratória, 18 a 22/09, 18h45 às 22h45 (João Belarmino) 

4 - Português para o Enem, 18 a 29/09, 18h45 às 22h45 (Rogério Melo) 

5 - Noções de Gestão Administrativa – LGPD, 25 a 26/09, 8h às 12h (Sálvio Gomes de Brito/Gabriel Malta/Pablo de Souza Moura – parceria com a Seduc) 

6 - Libras para Atendimento ao Público, 25 a 29/09, 8h às 12h (Marcus Loureiro) 

7 - Formação em Secretariado Executivo, 25 a 29/09, 18h45 às 22h45 (Regina El Rafihi) 

8 - Fotografia, 25 a 29/09, 18h45 às 22h45 (Marcos Grutzmacher) 

9 - Marketing Político em Redes Sociais, 25 a 29/09, 18h45 às 22h45 (Alexandre Badra)

10 - Gestão de Risco, 27, 28 e 29/09, 8h às 12h, (Sálvio Gomes de Brito/Gabriel Malta/Pablo de Souza Moura – parceria com a Seduc)

11 - Técnicas Avançadas no Atendimento ao Público, 16 a 20/10, 18h45 às 22h45 (Regina El Rafihi) 

12 - Produção de Texto, 16 a 20/10, 18h45 às 22h45 (Rogério Melo) 

13 - Desenvolvimento Pessoal e Profissional, 23 a 27/10, 8h às 12h (Cynthia Zulian) 

14 - Libras para Atendimento ao Público, 23 a 27/10, 8h às 12h (Marcus Loureiro) 

15 - Fotografia com Ênfase em Filmagens e Edição de Vídeos em Celular, 23 a 27/10, 18h45 às 22h45 (Alexandre Badra/Marcos Grutzmacher) 

16 – Performance Liderança de Alta, 23 a 27/10, 18h45 às 22h45 (João Belarmino) 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes

Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes

O Sebrae em Rondônia realizou nessa quinta-feira (12), no município de Ariquemes, o Prêmio do Programa Educador Transformador. A premiação que é uma

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo o estado seguem até dia 19 de fevereiro

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo o estado seguem até dia 19 de fevereiro

O ensino online está proporcionando qualificação de mão de obra em todos os 52 municípios de Rondônia. Com o objetivo de manter esse ritmo de expans

Comunidade acadêmica presta homenagem à professora Juliana Santiago em ato de união e solidariedade

Comunidade acadêmica presta homenagem à professora Juliana Santiago em ato de união e solidariedade

A comunidade acadêmica da Faculdade Metropolitana retomou as aulas na manhã desta terça-feira (10), após três dias de luto institucional decretados

Governo de Rondônia celebra avanços na Educação durante Abertura do Ano Letivo 2026

Governo de Rondônia celebra avanços na Educação durante Abertura do Ano Letivo 2026

Com o tema “Transformando Vidas por meio da Educação”, o governo de Rondônia deu início ao ano letivo de 2026, marcando uma nova temporada de avanços

Gente de Opinião Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)