Porto Velho (RO) sábado, 23 de fevereiro de 2019
×
Gente de Opinião

Educação

Escola do Legislativo abre atividades letivas


As atividades letivas da Escola do Legislativo foram oficialmente iniciadas na manhã desta quarta-feira (15), numa solenidade que reuniu o presidente em exercício da Assembleia Legislativa, Hermínio Coelho (PSD); os deputados Maurão de Carvalho (PP), Ribamar Araújo (PT), Epifânia Barbosa (PT), Glaucione Rodrigues (PSDC), Jean Oliveira (PSDB) e Euclides Maciel (PSDB); o chefe da Casa Civil do Governo, Juscelino Amaral; o presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (Abel), Florian Madruga; a diretora geral da Escola do Legislativo, Dilma Santos, a reitora da UNIR, Maria Cristina, entre outras autoridades.

“A Escola tem cumprido o seu papel, promovendo cursos, seminários e outras ações educacionais. Mas, é preciso avançar ainda mais, pois a inclusão social é um grande desafio”, disse Hermínio.

Dilma Santos destacou a importância das parcerias para o êxito das ações desencadeadas pela Escola. “Graças ao apoio da presidência da Assembleia, ao trabalho dos nossos servidores e às parcerias, a Escola pode realizar um trabalho de qualidade em 2011 e em 2012 será ainda mais proveitoso, levando cidadania e qualificação para servidores, dependentes e a população em geral”, afirmou.

Para o deputado Maurão de Carvalho, “o nosso esforço é para fortalecer e ampliar as ações da Escola, inclusive interiorizando os seus serviços”.

Já a deputada Epifânia, que é educadora, declarou que apresentou indicação para que a Escola possa oferecer pré-vestibular aos servidores da Assembleia e seus filhos. “Na Unir, dos 40 aprovados em medicina, somente um é rondoniense. É preciso ampliar as opções de estudo para que possamos ter mais jovens na universidade e qualificados para o mercado de trabalho”.

O deputado Jean Oliveira lembrou que foi na gestão de seu pai, o ex-deputado Carlão de Oliveira, como presidente da Casa, que foi criada e implantada a Escola do Legislativo. “Tenho um carinho e uma atenção especial por essa instituição e tenho certeza que em 2012 vai ser uma ferramenta de grande valia para a sociedade rondoniense, como tem sido ao longo de quase uma década”, destacou.

O presidente da Abel fez questão de testemunhar que a Escola do Legislativo de Rondônia foi pioneira em ampliar a sua atuação. “Foi aqui que se ampliou o atendimento, passando a oferecer cursos aos dependentes dos servidores. Com o comprometimento que vemos da presidências, dos deputados e da direção, a escola está retomando o seu caminho de qualidade e pioneirismo”, afirmou.

Madruga anunciou que vai imprimir na gráfica do Senado exemplares da Constituição Estadual e da Lei Orgânica de Porto Velho em braile, pra servir de base de consulta aos deficientes visuais.
 

Assinaturas de convênios e protocolos

Na mesma solenidade, o presidente Hermínio Coelho assinou um protocolo de intenções com a Unir, para que as duas instituições possam estabelecer parcerias na área educacional.

“A minha determinação é de que haja parcerias com universidades, órgãos públicos, escolas, igrejas, sindicatos, associações e outras instituições. E a Unir deve tornar-se uma das nossas principais parcerias”, destacou Hermínio.

A reitora em exercício da Unir destacou a importância do protocolo assinado e fez um desafio: “Temos a necessidade de contratação de especialista em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e queremos que a Escola forme novos profissionais nessa área”, disse Maria Cristina.

Hermínio assinou ainda convênios com a Abel e com o programa Interlegis, do Senado Federal, para a integração das Câmaras municipais, através do Tribunal de Cotas da União, Tribunal Superior Eleitoral e a Câmara Federal.

Fonte: ALE/RO

Mais Sobre Educação

6ª Olimpíada de Língua Portuguesa é lançada e recebe inscrições

6ª Olimpíada de Língua Portuguesa é lançada e recebe inscrições

Uma cerimônia com homenagens e muita emoção marcou o lançamento na última quarta-feira (20) da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa, no Auditório Guajuvi

Acadêmicos do curso de Biomedicina realizam triagens no projeto "Posso escolher"

Acadêmicos do curso de Biomedicina realizam triagens no projeto "Posso escolher"

Nesta quarta-feira (21), acadêmicos do curso de Biomedicina da FIMCA participaram do projeto "Posso escolher", realizado pela Prefeitura de Porto Velh

ONU declara, 2019 será  o Ano Internacional das Línguas Indígenas

ONU declara, 2019 será o Ano Internacional das Línguas Indígenas

Iniciativas apoiadas pela Fundação Banco do Brasil reforçam a relevância dos povos na história, cultura e preservação do meio ambienteA ONU (Organizaç

“Nossas experiências irão nos alavancar por este novo mundo”, afirma formanda durante segunda noite de colação de grau da FIMCA

“Nossas experiências irão nos alavancar por este novo mundo”, afirma formanda durante segunda noite de colação de grau da FIMCA

Aconteceu na última sexta-feira (15) o segundo e último dia de colação de grau da Faculdade FIMCA, realizado na Vila Olímpica do campus. O momento foi