Porto Velho (RO) quinta-feira, 2 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Escola de Governo de Rondônia se prepara para ofertar capacitação online a servidores



Numa parceria com o Instituto de Formação Continuada (Infoco), especializado na disseminação de conhecimentos a partir da tecnologia de educação a distância, a Escola de Governo de Rondônia se prepara para ofertar capacitação online aos servidores públicos estaduais. Foi com apoio da Infoco, sediada em Curitiba (PR), que a Escola de Governo promoveu para profissionais da educação, saúde e comunidade em geral palestra ministrada pela psicóloga Maria Elisa Granchi Fonseca, mestre em Educação Especial pela Universidade de São Carlos (SP), sobre Transtornos do Espectro do Autismo (TEA). O evento ocorreu na tarde de quarta-feira (6), no Teatro Palácio das Artes, Sala Guaporé, com 236 participantes inscritos.

Gente de Opinião

Profissionais da educação, saúde e comunidade prestigiaram a palestra na quarta-feira

O anúncio da oferta de cursos a distância foi antecipado pelo diretor da Infoco, Paulo Maia, e confirmado pela diretora de Desenvolvimento de Pessoas da Superintendência de Gestão de Pessoas (Segep), Michele Martines. O projeto elaborado está pronto, será formalizado, e em pouco tempo detalhes serão divulgados. A previsão é dispor de 20 mil inscrições para formação em diversas áreas do conhecimento.

O secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, George Braga, disse que há 20 anos o governo estadual não investe na capacitação e treinamento em massa. Na ocasião, ele parabenizou a titular da Segep, Helena Bezerra, a diretora Michele Martines e toda equipe da Escola de Governo por sua implantação.

“Estamos lisonjeados por poder iniciar esta caminhada no Estado de Rondônia, desenvolvendo uma parceria com a possibilidade de pós-graduação àqueles que forem graduados. Isso num momento de crise, de dificuldades financeiras, ter uma administração que foca na qualificação dos seus profissionais para a melhoria dos serviços prestados à sociedade é sem dúvida motivo de parabéns”, disse Paulo Maia.

A secretária da Educação, Fátima Gavioli, afirmou que tem trabalhado para inserir programas de formação online para professores e funcionários, e para desmontar resistências a essa forma de obter conhecimento a fim de “comprovar que os estudos online são eficientes e eficazes na formação das pessoas”.

“A Escola de Governo atenderá em grande parte à Seduc, com 22 mil servidores. Em quantas coisas precisamos nos habilitar, nos especializar nos próximos anos? Recebam a escola de governo com a honra que ela merece”, disse a secretária.

A palestrante Maria Elisa Grachi Fonseca considerou ser uma alegria muito grande participar do primeiro evento da Escola de Governo de Rondônia, e em especial poder falar sobre autismo, “que é senão a única coisa que sei fazer na vida”. Após a palestra, ela respondeu perguntas da plateia.


Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Fotos: Esio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Mais Sobre Educação

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

Uma completa renovação dos parquinhos das escolas municipais foi providenciada neste ano para acontecer em breve. A Secretaria Municipal de Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Por meio do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Depesp), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia-IFRO, Cam

IFRO publica edital para abertura do Concurso Público para preenchimento de 41 vagas na instituição

IFRO publica edital para abertura do Concurso Público para preenchimento de 41 vagas na instituição

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) divulgou nesta quarta-feira, 24/11/2021, na Seção 3 do Diário Oficial da Un