Sábado, 9 de julho de 2016 - 05h07
Numa parceria com o Instituto de Formação Continuada (Infoco), especializado na disseminação de conhecimentos a partir da tecnologia de educação a distância, a Escola de Governo de Rondônia se prepara para ofertar capacitação online aos servidores públicos estaduais. Foi com apoio da Infoco, sediada em Curitiba (PR), que a Escola de Governo promoveu para profissionais da educação, saúde e comunidade em geral palestra ministrada pela psicóloga Maria Elisa Granchi Fonseca, mestre em Educação Especial pela Universidade de São Carlos (SP), sobre Transtornos do Espectro do Autismo (TEA). O evento ocorreu na tarde de quarta-feira (6), no Teatro Palácio das Artes, Sala Guaporé, com 236 participantes inscritos.
O anúncio da oferta de cursos a distância foi antecipado pelo diretor da Infoco, Paulo Maia, e confirmado pela diretora de Desenvolvimento de Pessoas da Superintendência de Gestão de Pessoas (Segep), Michele Martines. O projeto elaborado está pronto, será formalizado, e em pouco tempo detalhes serão divulgados. A previsão é dispor de 20 mil inscrições para formação em diversas áreas do conhecimento.
O secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, George Braga, disse que há 20 anos o governo estadual não investe na capacitação e treinamento em massa. Na ocasião, ele parabenizou a titular da Segep, Helena Bezerra, a diretora Michele Martines e toda equipe da Escola de Governo por sua implantação.
“Estamos lisonjeados por poder iniciar esta caminhada no Estado de Rondônia, desenvolvendo uma parceria com a possibilidade de pós-graduação àqueles que forem graduados. Isso num momento de crise, de dificuldades financeiras, ter uma administração que foca na qualificação dos seus profissionais para a melhoria dos serviços prestados à sociedade é sem dúvida motivo de parabéns”, disse Paulo Maia.
A secretária da Educação, Fátima Gavioli, afirmou que tem trabalhado para inserir programas de formação online para professores e funcionários, e para desmontar resistências a essa forma de obter conhecimento a fim de “comprovar que os estudos online são eficientes e eficazes na formação das pessoas”.
“A Escola de Governo atenderá em grande parte à Seduc, com 22 mil servidores. Em quantas coisas precisamos nos habilitar, nos especializar nos próximos anos? Recebam a escola de governo com a honra que ela merece”, disse a secretária.
A palestrante Maria Elisa Grachi Fonseca considerou ser uma alegria muito grande participar do primeiro evento da Escola de Governo de Rondônia, e em especial poder falar sobre autismo, “que é senão a única coisa que sei fazer na vida”. Após a palestra, ela respondeu perguntas da plateia.
Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Fotos: Esio Mendes
Secom - Governo de Rondônia
Sábado, 1 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Sebrae, Undime, OAB/RO e municípios firmam pacto pela educação empreendedora e financeira
Em um movimento inédito em Rondônia, o Sebrae, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a Ordem dos Advogados do Brasil – S

III Jornada de Psiquiatria de Rondônia reúne especialistas e acadêmicos na FIMCA em novembro
O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA e a Faculdade Metropolitana de Rondônia recebem, nos dias 17, 18 e 19 de novembro de 2025, a III

O avanço tecnológico motiva estudantes a buscarem novos conhecimentos no mundo virtual. Nesse ritmo da era moderna, o Instituto Estadual de Desenvo

Além de capacitar o trabalhador para o mercado de trabalho, a qualificação da mão de obra torna as empresas mais competitivas e ajuda no fortalecime
Sábado, 1 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)