Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Escola Capitão Silvio desenvolve projeto 'Café Literário'


Uma viagem aos bons tempos do Tropicalismo. Assim foi a edição deste ano do Café Literário, projeto educacional desenvolvido no último sábado (28) pela Escola Estadual Capitão Silvio de Farias envolvendo o Ensino Médio. De acordo com a instituição, o projeto teve como objetivo despertar no educando o lado artístico, o que foi efetivamente alcançado em virtude da alta qualidade de todas as atrações que foram apresentadas.

Durante o evento, os alunos apresentaram os principais ícones do Movimento Tropicália no período compreendido entre 1967 e 1968, promovendo assim uma volta ao passado tendo como base um movimento que rompeu inúmeras barreiras e conquistou o país. Os estudantes declamaram poesias de autores brasileiros que contribuíram artisticamente com o referido período, apresentaram peças de teatro, coreografias, musicais e um coral com alunos do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), enriquecendo assim o cardápio de atrações.

Momentos memoráveis foram relembrados pelos alunos em cada uma das atrações. O centenário de Luiz Gonzaga também marcou presença no “Café Literário”, através da coreografia da música Asa Branca.  Garota de Ipanema, Frenéticas e uma interpretação do cantor Ney Matogrosso, entre outras dezenas de atrações, marcaram presença e deixaram um gostinho de quero mais em todo o público que marcou presença na escola durante o evento.

Os principais artistas que fizeram parte do Movimento Tropicália tiveram suas obras e parte da trajetória abordadas durante o evento que, conforme os próprios envolvidos, superou as expectativas em todos os quesitos. A última atração apresentou uma prévia do que deverá ser a edição do “Café Literário” a ser realizado em 2014 com homenagem à cultura da região norte brasileira.

Fonte: Elias Gonçalves

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb

Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb

Após recomendações do Ministério Público Federal (MPF), quatro municípios de Rondônia tomaram medidas para garantir a adequação de contas bancárias

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho abriu as inscrições para o programa Faculdade da Prefeitura, que irá custear integralmente as mensalidades de acadêmicos s

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com quatro editais abertos para ingresso em Programas de Pós-Graduação (PPG) institucionais e interinst

Governo de RO oferta 1.500 vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições encerram quarta-feira, 28

Governo de RO oferta 1.500 vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições encerram quarta-feira, 28

Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o

Gente de Opinião Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)