Segunda-feira, 30 de setembro de 2013 - 20h33
Uma viagem aos bons tempos do Tropicalismo. Assim foi a edição deste ano do Café Literário, projeto educacional desenvolvido no último sábado (28) pela Escola Estadual Capitão Silvio de Farias envolvendo o Ensino Médio. De acordo com a instituição, o projeto teve como objetivo despertar no educando o lado artístico, o que foi efetivamente alcançado em virtude da alta qualidade de todas as atrações que foram apresentadas.
Durante o evento, os alunos apresentaram os principais ícones do Movimento Tropicália no período compreendido entre 1967 e 1968, promovendo assim uma volta ao passado tendo como base um movimento que rompeu inúmeras barreiras e conquistou o país. Os estudantes declamaram poesias de autores brasileiros que contribuíram artisticamente com o referido período, apresentaram peças de teatro, coreografias, musicais e um coral com alunos do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), enriquecendo assim o cardápio de atrações.
Momentos memoráveis foram relembrados pelos alunos em cada uma das atrações. O centenário de Luiz Gonzaga também marcou presença no “Café Literário”, através da coreografia da música Asa Branca. Garota de Ipanema, Frenéticas e uma interpretação do cantor Ney Matogrosso, entre outras dezenas de atrações, marcaram presença e deixaram um gostinho de quero mais em todo o público que marcou presença na escola durante o evento.
Os principais artistas que fizeram parte do Movimento Tropicália tiveram suas obras e parte da trajetória abordadas durante o evento que, conforme os próprios envolvidos, superou as expectativas em todos os quesitos. A última atração apresentou uma prévia do que deverá ser a edição do “Café Literário” a ser realizado em 2014 com homenagem à cultura da região norte brasileira.
Fonte: Elias Gonçalves
Terça-feira, 3 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
O Sistema Fecomércio Rondônia, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Rondônia), realiza no dia 3 de março de 2026 a solenida

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até 5 de março, em Porto Velho
Além da oferta de 15 cursos técnicos em Porto Velho neste semestre, o governo de Rondônia mantém uma agenda de capacitação para quem quer atualizar

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) está nos últimos dias de inscrições para o Curso de Formação Inicial e Cont

UNIR está com inscrições abertas para 47 vagas de professor efetivo
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) segue recebendo inscrições para o concurso público que selecionará 47 professores efetivos do Magistério Sup
Terça-feira, 3 de março de 2026 | Porto Velho (RO)