Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Erradicação do Trabalho Infantil: MPT entrega à Secretaria de Estado da Educação em RO material de apoio pedagógico para implementação de Projeto


Erradicação do Trabalho Infantil: MPT entrega à Secretaria de Estado da Educação em RO material de apoio pedagógico para implementação de Projeto - Gente de Opinião

Cerca de 15.750 alunos das turmas de 4º e 5º ano vão receber revistas em quadrinho com o tema “Lugar de criança é na escola”

PORTO VELHO, RO - Secretaria Estadual de Educação (Seduc) do Governo do Estado de Rondônia recebeu do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Rondônia e Acre 525 kits contendo material didático de apoio para implementar, no ano letivo de 2019, nas turmas de 4º e 5º ano do ensino fundamental das escolas públicas da rede estadual, o Projeto MPT na Escola.

Todo material, contido em 105 caixas, será encaminhado às secretarias das Escolas pelas representações de ensino da Seduc, conforme foi deliberado durante recente Oficina de Capacitação do Projeto, realizada na sede do MPT em Porto Velho, quando esteve na capital para ministrar a Oficina a Procuradora Regional do Trabalho Margaret Matos de Carvalho, representando a Coordinfância – Coordenadoria nacional de combate à exploração do trabalho de crianças e adolescentes.

Os kits entregues à Seduc para serem utilizados na implementação do MPT na Escola são compostos, cada um, por 30 revistas em quadrinho com o tema “lugar de criança é na Escola”, dois tabuleiros lúdicos para jogos temáticos em sala de aula e um caderno de atividades para auxiliar os professores nos trabalhos a realizar com suas turmas de estudantes. Os kits foram entregues pela equipe da Coordenadoria Regional da COORDINFÂNCIA e o termo de recebimento assinado pela Professora Elcilene Ribas, Gerente de Educação Básica da SEDUC, acompanhada pela Vice Gerente.

No total serão 15.750 alunos do ensino fundamental a receber o material de apoio didático do Projeto MPT na Escola.

Explica a coordenadora regional da Coordinfância, Procuradora do Trabalho Dalliana Vilar Lopes, que com o material de apoio pedagógico os professores poderão realizar, em sala de aula, debates sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, enfatizando a erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente.

As Escolas também poderão realizar palestras e eventos voltados à conscientização dos pais para que não explorem nem tolerem a exploração do trabalho de crianças e adolescentes. Também os alunos serão incentivados a realizarem tarefas escolares sobre os direitos da criança e do adolescente, especialmente sobre a proibição do trabalho infantil. Ao final, as crianças com os melhores resultados (desenho, poesia, música) e as respectivas escolas serão premiadas, caso as escolas participem do Prêmio MPT na Escola, que possui etapas estaduais e nacional.

O MPT na Escola é um dos eixos do Projeto Resgate a Infância, desenvolvido em todo o País pela referida Coordenadoria, cuidando especificamente do eixo educação, implementado em paralelo aos eixos aprendizagem e políticas públicas. O MPT em Rondônia já vem desenvolvendo iniciativas nos demais eixos e agora traz ao Estado os debates em salas de aulas e com familiares de crianças e adolescentes das escolas públicas estaduais.

A Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente - COORDINFÂNCIA, criada por meio da Portaria nº 299, de 10 de novembro de 2000, da Procuradoria Geral do Trabalho, tem como objetivo promover, supervisionar e coordenar ações contra as variadas formas de exploração do trabalho de crianças e adolescentes, dando tratamento uniforme e coordenado ao referido tema no âmbito do Ministério Público do Trabalho.

Para saber mais a respeito da COORDINFÂNCIA e do Projeto Resgate a Infância, acesse o link da página da Procuradoria Geral do Trabalho:  http://portal.mpt.mp.br/wps/portal/portal_mpt/mpt/area-atuacao/crianca-adolescente/

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Quero ser delegada”: estudante destaca importância do aulão para o Enem

“Quero ser delegada”: estudante destaca importância do aulão para o Enem

O sonho de cursar Direito, ser aprovada em um concurso e tornar-se delegada impulsiona Fabíola Guedes, de 17 anos. Filha de um produtor de café e

PS UNIR 2026 - publicados editais de Medicina com 40 vagas para o primeiro semestre

PS UNIR 2026 - publicados editais de Medicina com 40 vagas para o primeiro semestre

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) publicou nesta segunda-feira, dia 15 de setembro, os editais do Processo Seletivo 2026 para o curso de Medic

Presidente da Assembleia comemora sucesso do Acelero Enem 2025 em vários municípios de Rondônia

Presidente da Assembleia comemora sucesso do Acelero Enem 2025 em vários municípios de Rondônia

O projeto Acelero Enem 2025, iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano (Republicanos), com organ

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até domingo, 14, em Porto Velho

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até domingo, 14, em Porto Velho

A variedade de cursos ofertados pelo ensino profissionalizante amplia as chances do estudante se capacitar em diferentes áreas. O Instituto Estadual

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)