Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Equipe do SESI-RO está entre os competidores do Festival Internacional de Robótica


Equipe do SESI-RO está entre os competidores do Festival Internacional de Robótica - Gente de Opinião

Depois de fazer bonito no 5º Festival SESI de Robótica, que aconteceu em março na Arena BRB Mané Garrincha em Brasília, a equipe NIMBLE, da unidade SESI-SENAI Lagoa, de Porto Velho, vai representar o Departamento Regional de Rondônia no Festival Internacional de Robótica, que acontece no Rio de Janeiro, de 2 a 5 de agosto.  

Formada pelos alunos da 3ª Série, Alexandre Bruno Palitot Martins, João Vitor de Sousa Ferreira, Nicolas Sordino Cruz, Sarah Christina de Moraes Alves, Thiago Silva da Luz e Yasmin Victória Ribeiro Araújo, todos com 17 anos, e treinados pelo professor Allan Robson Oliveira dos Santos, a NIMBLE vai disputar na modalidade F1 in Schools, com mais 19 equipes oriundas de Minas Gerais, Santa Catarina, Espírito Santo, Acre, São Paulo, Bahia, Ceará, Mato Grosso, dentre outros estados.  

Realizado desde 2019, o programa F1 in Schools desafia estudantes de 9 a 19 anos matriculados em escolas SESI a criarem empresas para competir em uma pista de corrida em miniatura. O campeonato, que faz parte de um projeto internacional realizado pela própria Fórmula 1, reproduz desafios profissionais envolvidos em uma corrida de carros do início ao fim, desde a criação da escuderia até o enfrentamento nas pistas. 

De acordo com o professor/treinador Allan Robson, a robótica é uma atividade educacional baseada na metodologia Steam (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes/Design e Matemática). Trata-se de uma forma prática e interdisciplinar de ensino, com impacto positivo no desenvolvimento escolar e interpessoal dos estudantes. Além de ser um contato inicial com programação, engenharia e pesquisa, conforme os estudantes avançam nas modalidades, eles vivenciam desafios de gestão e de trabalho com a comunidade, por meio de ações sociais. 

O treinador lembrou que “não é só a velocidade que conta. É necessário utilizar diversos recursos tecnológicos para projetar, modelar e testar um protótipo de um carro de F1. Nessa preparação para o mundo profissional, os jovens competidores precisam pensar em marketing, patrocínio, plano de negócios e estratégias em mídias sociais. Além disso, as equipes desenvolvem um projeto social, que pode ser usado como critério de desempate no resultado final”, disse. 

A classificação no torneio é fruto do resultado conquistado no Festival SESI de Robótica, evento que ocorreu em Brasília no mês de março deste ano, afirmou a coordenadora de Educação do SESI Lagoa, Juliane Loubach. “O ponto alto da jornada dos nossos alunos, até agora, tem sido a conquista de novos conhecimentos. Eles superaram expectativas e mostraram que educação, ciência e tecnologia juntas contribuem muito para o desenvolvimento dos jovens. Nós do SESI acreditamos nisso”, falou.  

De acordo com a gerente da unidade SESI-SENAI Lagoa, Fabiana Amaral, “os alunos do SESI estão sendo preparados para que num futuro bem próximo possam utilizar essas habilidades para fazer a diferença na profissão que escolherem, contribuindo para a qualidade dos profissionais do mercado, não apenas da indústria, mas do estado e do país. 

O superintendente do SESI-RO, Alex Santiago destacou a importância da participação efetiva do DR-RO nas ações realizadas pelo DN, inclusive esse Festival de Robótica, um evento que reúne estudantes de todo o Brasil. “A experiência adquirida na competição anterior vai ajudar e também servir de base para os estudantes, que agora sentem-se ainda mais preparados para encarar o que virá no Festival Internacional. Estamos na torcida pela equipe NIMBLE”, que mais uma vez vai representar o nosso DR”. 

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Últimos dias para se candidatar a uma das 400 vagas no Processo Seletivo Simplificado do IFRO

Últimos dias para se candidatar a uma das 400 vagas no Processo Seletivo Simplificado do IFRO

Terminam dia 28 de junho as inscrições no PSS 2026/2 (Processo Seletivo Simplificado) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rond

Sebrae em Rondônia e SEDUC encerram Jornada Despertar após semana de imersão educacional

Sebrae em Rondônia e SEDUC encerram Jornada Despertar após semana de imersão educacional

Após uma semana de atividades intensas e troca de experiências entre educadores, encerra nesta sexta-feira (26) a formação Jornada Despertar, realiz

Escolas estaduais de Rondônia conquistam posições de destaque no Enem 2025

Escolas estaduais de Rondônia conquistam posições de destaque no Enem 2025

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 evidenciaram o desempenho de escolas da Rede Estadual de Ensino de Rondônia, que conquis

Comitê local teve três trabalhos aprovados e alcançou o 3º lugar no Prêmio Vitae Cultivar de Incentivo à Pesquisa

Comitê local teve três trabalhos aprovados e alcançou o 3º lugar no Prêmio Vitae Cultivar de Incentivo à Pesquisa

A IFMSA Brazil UNNESA alcançou um importante resultado científico durante a Jornada de Ginecologia e Obstetrícia de Rondônia (JOGOR) 2026, um dos pr

Gente de Opinião Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)