Quarta-feira, 16 de setembro de 2020 - 12h08

O Estado de Rondônia lidera com o melhor resultado entre todos da região Norte em qualidade de educação, o destaque é baseado nas notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgadas nesta terça-feira (15) pelo Ministério da Educação (MEC).
De acordo com os níveis de aprendizagem demostrados pelos estudantes do Estado de Rondônia nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática do 3º ano do Ensino Médio, e na taxa de aprovação nos demais anos escolares, os resultados apontam que desde que o Ideb foi criado em 2005, o Ensino Médio de Rondônia teve o melhor desempenho de todas as edições anteriores, evoluindo em 2019 no rendimento escolar e no desempenho da etapa após anos em estabilidade.
Na edição de 2017, o Estado possuía um Ideb de 4.0 no Ensino Médio, ficando em quinto lugar no cenário brasileiro. Nesta edição de 2019, o Estado obteve nota 4.3, faltando pouco para atingir a meta de 4.8 proposta pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Com essa pontuação, Rondônia fica em primeiro lugar na região Norte, com 4.3 pontos, seguido do Estado do Tocantins com 4.0, e o terceiro lugar com o Acre e Roraima, com 3.9 e em 6º lugar entre todos os estados brasileiros.
O Ensino Fundamental nos anos iniciais (1º ao 5º ano), que durante todo o ciclo histórico da avaliação externa, Rondônia manteve-se nas metas projetadas, nesta edição que a meta era 5.6 o Estado mantém atingindo a média de 5.6. Já nos anos finais (6º ao 9º ano), o Estado alcançou a média de 4.9 pontos, chegando próximo da meta que era de 5.1.
Para o Inep, estes resultados são importantes para ampliar as possibilidades de mobilização da sociedade e do Poder Público em favor da educação, indicando a necessidade de melhorias no sistema, difundindo e valorizando a cultura do aprendizado. Os índices são comparáveis nacionalmente expressando dois importantes valores no processo educacional: a proficiência dos estudantes e a taxa de aprovação com melhorias no fluxo escolar.
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Últimos dias para se candidatar a uma das 400 vagas no Processo Seletivo Simplificado do IFRO
Terminam dia 28 de junho as inscrições no PSS 2026/2 (Processo Seletivo Simplificado) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rond

Sebrae em Rondônia e SEDUC encerram Jornada Despertar após semana de imersão educacional
Após uma semana de atividades intensas e troca de experiências entre educadores, encerra nesta sexta-feira (26) a formação Jornada Despertar, realiz

Escolas estaduais de Rondônia conquistam posições de destaque no Enem 2025
Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 evidenciaram o desempenho de escolas da Rede Estadual de Ensino de Rondônia, que conquis

A IFMSA Brazil UNNESA alcançou um importante resultado científico durante a Jornada de Ginecologia e Obstetrícia de Rondônia (JOGOR) 2026, um dos pr
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)