Sábado, 21 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Enem terá 19% a mais de presos e jovens que cumprem medida socioeducativa



Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil

Enquanto o número geral de inscrições confirmadas no Enem caiu em 2015 em relação a 2014, isso não aconteceu com o  Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) e para aquelas que cumprem medidas socioeducativas, que terá  45,5 mil participantes este ano, o que  representa um aumento de 19% em relação à edição anterior, quando foram registrados 38,1 mil inscritos.

A informação foi divulgada hoje (4) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização do Enem em todo o país. As provas serão feitas nos dias 1º e 2 de dezembro e poderão participar do exame pessoas cujas unidades prisionais e socioeducativas firmaram termo de adesão, responsabilidade e compromisso com o Inep.

No primeiro dia, os candidatos farão as provas de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia) e de ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia), com duração total de quatro horas e 30 minutos. No segundo dia, será a vez dos participantes testarem os conhecimentos em linguagens, códigos e suas tecnologias (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira – inglês ou espanhol –, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação), redação e matemática, com duração total de cinco horas e 30 minutos.

As inscrições no Enem PPL foram feitas via internet pelos responsáveis pedagógicos de cada instituição. Eles também são encarregados do acesso aos resultados, da divulgação das informações do exame aos inscritos e do encaminhamento dos candidatos ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e a outros programas de acesso à educação superior.

Gente de OpiniãoSábado, 21 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas em Porto Velho, até dia 26

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas em Porto Velho, até dia 26

Mais uma variedade de cursos profissionalizantes presenciais acaba de ser lançada em Porto Velho. As inscrições podem ser realizadas até o dia 26 po

Trabalhadores em Educação do Município entregam Carta Aberta de denúncia ao SINTERO

Trabalhadores em Educação do Município entregam Carta Aberta de denúncia ao SINTERO

CARTA ABERTA AO SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO NO ESTADO DE RONDÔNIA - SINTEROA categoria municipal de Porto Velho expressa sua indignação e

SENAI-RO abre inscrição para novas turmas de gratuidade

SENAI-RO abre inscrição para novas turmas de gratuidade

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) abre as inscrições para 840 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissio

Cartilha orienta estudantes com TDAH no Enem

Cartilha orienta estudantes com TDAH no Enem

A professora da rede pública Kamila Carvalho de Aguiar Guimarães, egressa do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede da Universidade Fed

Gente de Opinião Sábado, 21 de março de 2026 | Porto Velho (RO)