Porto Velho (RO) quarta-feira, 26 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Educação

Enem: Estudantes chegam bem-humorados ou nervosos


Gente de Opinião

Mariana Tokarnia
Agência Brasil

Brasília - A algumas horas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a expectativa é grande. Nas redes sociais o Enem está entre os tópicos mais citados. Há quem esteja nervoso e há aqueles que decidiram descansar um pouco antes do exame. Fora da internet, as irmãs Vitória e Maria Gonçalves Reis se preparam para ir ao local de prova. Hoje (26), mais de 7,1 milhões de candidatos fazem a exame em 1.161 cidades.

"Bom dia para você que não dormiu pensando na prova do Enem", disse uma usuária do Twitter. Outro usuário, mais tranquilo, apela para o Divino: "DICA PARA O ENEM: na dúvida marque D de Deus e vai na fé".

No microblog não faltam desejos de boa prova. As recomendações do que levar, do que comer também estão entre os textos mais postados. A presidenta Dilma Rousseff, que ontem (25) terminou o dia desejando boa sorte aos candidatos, começou o dia falando do exame. Ela relembrou que a nota do Enem é usada em programas que oferecem vagas no ensino superior público - Sistema de Seleção Unificada - e no ensino privado - Programa Universidade para Todos, além de dar ao candidato uma chance de estudar no exterior pelo Programa Ciência sem Fronteira. "Confie em si mesmo. O Brasil confia em você. Boa sorte! #Enem2013", disse.

Em casa, Maria, de 19 anos, está ansiosa, ela mal dormiu. "Fiquei acordando a noite toda, ansiosa", diz. A estudante acaba de voltar de intercâmbio nos Estados Unidos, onde cursou o 3º ano do ensino médio. Ela voltou ao Brasil em julho deste ano. Desde então, entrou em um cursinho preparatório. "Algumas coisas eu não tinha visto, mas muito eu já tinha estudado aqui no Brasil, o cursinho serviu para relembrar". A estudante pretende usar a nota do exame para cursar relações internacionais.

A irmã, Vitória, de 18 anos, está mais tranquila. Ela cursa nutrição em uma universidade particular e pretende usar a nota do Enem para disputar uma vaga do mesmo curso em universidade pública. Para se preparar para a prova, ela usou o material do cursinho de Maria. "Vou fazer o meu máximo e pronto".

As duas farão provas em locais diferentes. Elas planejam sair de casa antes das 12h. Maria diz que mesmo conhecendo a cidade, fez questão de refazer o caminho do local de prova. Os portões abrem às 12h e às 13h a prova começa. O horário é o de Brasília.

Neste sábado, a prova terá a duração de quatro horas e meia e os candidatos vão responder a questões de ciências humanas - história, geografia, filosofia e sociologia - e de ciências da natureza - química, física e biologia. No total, serão 90 questões. Para fazer a prova, é preciso apresentar documento de identidade com foto e ter em mãos uma caneta preta, revestida com material transparente, para preencher o cartão de respostas.

Mais Sobre Educação

IFRO organiza etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

IFRO organiza etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

Esta será a 6ª edição organizada pelo IFRO no estado de Rondônia

Acadêmicos de engenharias da Uniron sensibilizam governador Daniel Pereira com o livro “A vida secreta das árvores”

Acadêmicos de engenharias da Uniron sensibilizam governador Daniel Pereira com o livro “A vida secreta das árvores”

De uns tempos para cá, a ciência comprova que as árvores e o homem têm muito mais em comum do que poderíamos imaginar. Da mesma forma que o ser humano

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

O movimento Rondônia pela Educação, liderado pela Federação das Indústrias de Rondônia e composto por mais de cem entidades e instituições rondoniense