Quarta-feira, 4 de dezembro de 2013 - 07h30
Mariana Tokarnia
Agência Brasil
Brasília - Os dirigentes das unidades escolares têm até hoje (4) para pedir o reexame das médias no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) analisa tecnicamente as justificativas das escolas e, caso o recurso seja deferido, a escola tem as notas das proficiências calculadas e os resultados divulgados.
Até essa terça-feira (3), segundo o Inep, mais de 30 instituições entraram com pedido de reexame. Dessas, 17 passaram a integrar a lista de médias divulgadas pelo Inep. Em todos os casos, foi constatada inconsistência no processo de cálculo das médias. As escolas tinham mais estudantes inscritos no Enem 2012 que o número de alunos de 3º ano presentes no Censo Escolar do mesmo ano, o que impediu o cálculo da média.
O Inep divulgou inicialmente as notas de 11,2 mil escolas. O pré-requisito é que as escolas tenham no mínimo 50% de participação dos alunos concluintes do ensino médio no exame e que o percentual corresponda a pelo menos dez estudantes. Na divulgação, consta a média das notas dos estudantes nas quatro competências das provas: linguagens e códigos, matemática, ciências humanas e ciências da natureza, além da redação.
As novas médias mudaram o ranking inicial. A média do Colégio Objetivo Integrado, 740,81 pontos, superou a média do Colégio Bernoulli (722,15), que ocupava até então o primeiro lugar em desempenho no Enem do ano passado. Já a escola Ari de Sá Cavalcanti, do Ceará, passou a ocupar o quinto lugar no ranking geral, com 711,24 pontos. As notas foram calculadas pela Agência Brasil levando em consideração as médias nas quatro competências do exame. Não foi levada em consideração a nota da redação.
Veja abaixo a lista das escolas que tiveram as médias divulgadas pelo Inep. As médias gerais foram calculadas pela Agência Brasil:
SP Colégio Objetivo Integrado - 740,81
CE Ari de Sá Cavalcanti - 711,24
MG Colégio Santo Antônio - 709,37
PI Instituto Dom Barreto - 700,89
PR Colégio Dom Bosco - 690,16
SP SEB – COC – Alvares Cabral - 689,23
DF Colegio Olimpo Brasília - 679,55
SP Integrado de Mogi das Cruzes Objetivo Colégio - 675,16
RJ Instituto GayLussac - 675,13
SP Colégio Objetivo – Litoral - 670,18
RJ Colégio Tamandaré - 659,92
GO Colégio Olimpo - 649,78
SP Colégio Santa Maria - 639,75
RJ Colégio Pentágono - 633,59
MS Colégio Classe A - 625,03
RJ Colégio Salesiano – Região Oceânica - 617,98
PI Colégio Popular Madre Maria Villac - 598,61
Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Diploma em descompasso: as universidades brasileiras perdem espaço no mercado
A transformação tecnológica tem alterado profundamente as relações de trabalho em todo o mundo. A cada avanço da inteligência artificial e da automa

Professor instrutor que tem interesse em lecionar em cursos profissionalizantes tem até sexta-feira (5), para se inscrever em mais um processo selet

SENAI-RO abre inscrições de cursos gratuitos para a comunidade
Mais de 2 mil vagas em cursos gratuitos foram abertas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) e estão disponíveis pa

O que são os ODS e por que eles estão no centro da OBAdm 2026?
O que são os ODS, tema da Olimpíada Brasileira de Administração (OBAdm)? A sigla representa os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, um conjunto
Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)