Porto Velho (RO) quinta-feira, 2 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Encerrada com sucesso a Semana Acadêmica da FIMCA


A Semana Acadêmica e Pedagógica FIMCA/Metropolitana foi encerrada nesta sexta-feira (03/02), com a palestra do professor Ironi Andrade sobre o tema “Professor e Ética na Educação”. Com o lema “Competências, Habilidades e Capacidade em Educação”, o evento foi considerado um sucesso pela comissão organizadora. “Tudo ocorreu satisfatoriamente: a aprendizagem teve seu lugar especial, com trocas de conhecimentos e quebra de paradigmas; houve uma construção global de novas visões metodológicas e maior compromisso com o saber construtivo. Vislumbramos uma formação adequada para nossos acadêmicos, para que possam contribuir com a sociedade que queremos: mais justa, mais ética e com maiores perspectivas profissionais”, resumiu o diretor geral da FIMCA, Dr. Aparício Carvalho

A Semana Acadêmica e Pedagógica FIMCA/Metropolitana teve um formato interdisciplinar, trazendo a abordagem de diferentes áreas para promover a integração entre gestores, docentes, coordenadores e a equipe pedagógica. De forma conjunta, esses profissionais propiciaram conhecimentos abrangentes acerca dos temas abordados, visando imprimir mais qualidade ao processo ensino-aprendizagem no semestre que se inicia.

De acordo com a diretora acadêmica das instituições, professora doutoranda Valdira Abreu Magalhães Nina Lee de Sá, “a Semana Acadêmica e Pedagógica foi importante para a preparação dos docentes, tendo em vista o início de mais um período letivo nesta segunda-feira, tanto em função dos assuntos abordados quanto em consequência do amadurecimento obtido com a organização do evento”.

Programação

Iniciada no dia 30 de janeiro com uma palestra da diretora acadêmica Nina Lee de Sá sobre “Competências, Habilidades e Capacidade em Educação”, a Semana Acadêmica e Pedagógica apresentou, até o seu encerramento, a seguinte programação:

Dia 31/02 – Proferida em três turnos a palestra da professora Maria José Ribeiro: Censo da Educação Superior 2010 – análise crítica dos resultados para a tomada de decisões e estratégias. Resultado do Seminário ABMES/2011.

Dia 01/02 – Palestras de Kátia Maria dos Santos Fernandes sobre os procedimentos acadêmicos da Tesouraria; da professora Socorro Rodrigues sobre a secretaria acadêmica e os procedimentos acadêmicos; de Sebastião Alves de Souza Neto sobre o sistema bibliotecário; de Vilson Fernandes de Aguiar sobre normas de recursos humanos, e de Fábio Heleno sobre procedimentos de T.I. e Portal, todas proferidas em três turnos.

Dia 02/02 – Também ministrada em três turnos, a palestra da professora especialista Clícia Maria Brilhante Batista Pereira sobre “Comunicação Interna e Formatura”.

Dia 03/02 – Das 09 às 11:30 e das 15 às 17:30 horas, palestras da professora especialista Irany Freire Bento sobre o tema “Promovendo a interdisciplinaridade na Educação Superior”. E, das 19 às 22:00 horas, palestra do professor Ironi Andrade, abordando o tema “Professor e “Ética na Educação”.

Após prestigiarem a palestra de encerramento do evento, os professores, coordenadores, diretores e convidados participaram de um coquetel oferecido pelas faculdades, onde tiveram a oportunidade de socializar os conhecimentos adquiridos na semana acadêmica e pedagógica.

Fonte: Sergio Mello

 

Mais Sobre Educação

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

Aqueles que almejam oportunidade de fazer um curso gratuito para se qualificar profissionalmente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de R

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

Uma completa renovação dos parquinhos das escolas municipais foi providenciada neste ano para acontecer em breve. A Secretaria Municipal de Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Por meio do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Depesp), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia-IFRO, Cam