Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Empresa Júnior da UNIR celebra assinatura de contrato

Projeto Floresta Júnior executará inventário florestal na Terra Indígena Sete de Setembro, em Cacoal


Empresa Júnior da UNIR celebra assinatura de contrato - Gente de Opinião

A Floresta Júnior, empresa júnior do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Rolim de Moura, celebra a assinatura de um contrato para a execução de um inventário florestal na Terra Indígena Sete de Setembro, em Cacoal. "Este projeto é o maior já realizado por uma empresa júnior na região Norte, e a participação da Floresta Júnior na Rondônia Rural Show 2024 foi importante para dar notoriedade às suas ações", comenta a professora Marta Sccoti, orientadora acadêmica do projeto e docente do curso de Engenharia Florestal.

Afonso Barros, diretor e presidente da Floresta Júnior, destacou a importância deste contrato para o desenvolvimento profissional dos estudantes envolvidos. “Esta consultoria é uma vitrine para o potencial imenso de nossos alunos, aplicando técnicas avançadas de manejo florestal e sustentabilidade. É um orgulho ver um projeto tão significativo ser liderado por nossa equipe júnior”, disse ele. 

Marta Sccoti também ressaltou o impacto educacional da iniciativa: “Trabalhar em um projeto real, que contribui para a conservação do meio ambiente e oferece dados valiosos sobre carbono e biomassa, é uma oportunidade excepcional para nossos alunos. Isso reforça o papel da Universidade em formar profissionais capacitados e conscientes de seu papel na sociedade e no meio ambiente”. 

Com o apoio e orientação da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (Procea) da UNIR, as empresas juniores da Universidade passam por um processo de revitalização desde 2022. O esforço contínuo para elevar o padrão de qualidade e a visibilidade dessas empresas tem rendido frutos, colocando os estudantes em destaque no cenário nacional. 

Inventário florestal - O inventário florestal é um documento muito importante para indústrias que desenvolvem processos de plantio e de reflorestamento de árvores para a venda ou produção de madeiras. Trata-se de uma ferramenta indispensável para a prognose e diagnose das condições protetivas ou produtivas de uma plantação. 

Expectativas - A equipe da Floresta Júnior espera que este projeto seja um marco na trajetória de sucesso e inovação, inspirando outras empresas juniores a buscar oportunidades que alinhem formação acadêmica com impacto real no mundo. O contrato não só celebra o potencial dos futuros engenheiros florestais, como também reforça o compromisso da UNIR com a educação prática e o desenvolvimento sustentável. 

Sobre a Floresta Júnior - É uma sociedade civil, sem fins lucrativos, do curso de Engenharia Florestal da UNIR, Campus de Rolim de Moura, com objetivos educacionais e de gestão autônoma. O objetivo da empresa é contribuir para o aperfeiçoamento dos estudantes, visando seu desenvolvimento acadêmico, profissional e humano ao incentivar seu espírito empreendedor. As ações da empresa têm como propósito proporcionar aos seus associados as condições necessárias à aplicação prática de conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação, oferecendo aos discentes recursos técnicos para o engrandecimento de suas habilidades individuais. 

Saiba mais sobre a Floresta Júnior no perfil do Instagram @florestajr_unir e também no site da empresa júnior.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até 3 de novembro, em Porto Velho

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até 3 de novembro, em Porto Velho

Além de capacitar o trabalhador para o mercado de trabalho, a qualificação da mão de obra torna as empresas mais competitivas e ajuda no fortalecime

OAB-DF homenageia alunos da Amplexo Educação por desempenho em competições e conquistas acadêmicas

OAB-DF homenageia alunos da Amplexo Educação por desempenho em competições e conquistas acadêmicas

Os estudantes do Clube Amplexo Educação receberam na última sexta-feira (24) uma homenagem da OAB-DF por conta do alto desempenho em competições e p

Mais de 8 mil escolas rurais são conectadas à internet pelo projeto Aprender Conectado 

Mais de 8 mil escolas rurais são conectadas à internet pelo projeto Aprender Conectado 

Mais de 8.400 escolas rurais foram conectadas à internet nos últimos meses por meio do projeto Aprender Conectado, que leva conectividade a áreas re

Colorado do Oeste conquista 1º lugar no Prêmio MEC 2025 com apoio da educação empreendedora

Colorado do Oeste conquista 1º lugar no Prêmio MEC 2025 com apoio da educação empreendedora

A Secretaria Municipal de Educação de Colorado do Oeste (SEMED) foi reconhecida nacionalmente com o 1º lugar no Prêmio MEC – Educação Brasileira 202

Gente de Opinião Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)