Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Embrapa e Unir lançam mestrado em Ciências Ambientais


Embrapa e Unir lançam mestrado em Ciências Ambientais - Gente de Opinião

Uma parceria entre a Embrapa Rondônia e a Universidade Federal de Rondônia (Unir) resultou na criação do primeiro e único curso de mestrado em Ciências Ambientais do estado. O curso tem como foco a formação de profissionais aptos a atenderem demandas da Amazônia por inovação científica e tecnológica para o desenvolvimento sustentável da região.

O coordenador do curso, professor Emanuel Souza, explica que o programa está estruturado na área de concentração “Biodiversidade amazônica e agricultura sustentável”, pelo entendimento de que o progresso sustentável da Amazônia é dependente de uma visão multidisciplinar das especificidades regionais.

O curso contemplará duas linhas de pesquisa: “Prospecção de produtos da biodiversidade, utilização racional dos recursos naturais e riscos à sustentabilidade do bioma amazônico” e “Estudos das inter-relações nos sistemas de produção animal e vegetal no bioma amazônico”.

Segundo o pesquisador da Embrapa Rondônia, Alexandre Passos, a Empresa é pioneira em diversas linhas de pesquisas voltadas ao desenvolvimento de sistemas sustentáveis de produção animal e vegetal no bioma amazônico. Nesse sentido, o mestrado terá como foco o desenvolvimento sustentável da região por meio da prospecção e utilização racional da biodiversidade existente. “Além disso, o curso visa à construção do conhecimento e de tecnologias agrícolas que contribuam para o avanço da fronteira do conhecimento e a incorporação de tecnologias emergentes e apropriadas para a Amazônia”, destaca.

A parceria na criação do mestrado proporciona a formação de profissionais competentes na área de ciências ambientais, que poderão desenvolver trabalhos de pesquisa aproveitando a infraestrutura, o corpo docente e os orientadores das duas instituições.

O período de inscrições e outros detalhes sobre a seleção serão divulgados em breve. Mais informações sobre o curso podem ser obtidas por meio do endereço eletrônico http://www.pgca.unir.br

Fonte: Kadijah Suleiman

Gente de OpiniãoTerça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de RO conclui calendário de pagamentos com ações de valorização a mais de 18 mil servidores da Educação

Governo de RO conclui calendário de pagamentos com ações de valorização a mais de 18 mil servidores da Educação

O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou neste mês de dezembro, os repasses que integram o conjunto de

Professores recebem o retroativo do piso da categoria do Piso Nacional do Magistério

Professores recebem o retroativo do piso da categoria do Piso Nacional do Magistério

A Prefeitura esclareceu que as retenções referentes à contribuição sindical e aos honorários advocatícios decorrem exclusivamente do acordo judicial f

Prefeitura de Porto Velho garante pagamento do piso do magistério e abono a servidores da educação

Prefeitura de Porto Velho garante pagamento do piso do magistério e abono a servidores da educação

A Prefeitura de Porto Velho informa que o pagamento do piso salarial do magistério municipal e o abono destinado ao grupo de apoio educacional estarão

Prefeitura de Porto Velhp começa inscrições do processo seletivo da educação com 165 vagas

Prefeitura de Porto Velhp começa inscrições do processo seletivo da educação com 165 vagas

A Prefeitura de Porto Velho iniciou nesta sexta-feira (26), o Processo Seletivo Simplificado da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para contrata

Gente de Opinião Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)