Quinta-feira, 18 de julho de 2013 - 05h18

Uma parceria entre a Embrapa Rondônia e a Universidade Federal de Rondônia (Unir) resultou na criação do primeiro e único curso de mestrado em Ciências Ambientais do estado. O curso tem como foco a formação de profissionais aptos a atenderem demandas da Amazônia por inovação científica e tecnológica para o desenvolvimento sustentável da região.
O coordenador do curso, professor Emanuel Souza, explica que o programa está estruturado na área de concentração “Biodiversidade amazônica e agricultura sustentável”, pelo entendimento de que o progresso sustentável da Amazônia é dependente de uma visão multidisciplinar das especificidades regionais.
O curso contemplará duas linhas de pesquisa: “Prospecção de produtos da biodiversidade, utilização racional dos recursos naturais e riscos à sustentabilidade do bioma amazônico” e “Estudos das inter-relações nos sistemas de produção animal e vegetal no bioma amazônico”.
Segundo o pesquisador da Embrapa Rondônia, Alexandre Passos, a Empresa é pioneira em diversas linhas de pesquisas voltadas ao desenvolvimento de sistemas sustentáveis de produção animal e vegetal no bioma amazônico. Nesse sentido, o mestrado terá como foco o desenvolvimento sustentável da região por meio da prospecção e utilização racional da biodiversidade existente. “Além disso, o curso visa à construção do conhecimento e de tecnologias agrícolas que contribuam para o avanço da fronteira do conhecimento e a incorporação de tecnologias emergentes e apropriadas para a Amazônia”, destaca.
A parceria na criação do mestrado proporciona a formação de profissionais competentes na área de ciências ambientais, que poderão desenvolver trabalhos de pesquisa aproveitando a infraestrutura, o corpo docente e os orientadores das duas instituições.
O período de inscrições e outros detalhes sobre a seleção serão divulgados em breve. Mais informações sobre o curso podem ser obtidas por meio do endereço eletrônico http://www.pgca.unir.br
Fonte: Kadijah Suleiman
Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou neste mês de dezembro, os repasses que integram o conjunto de

Professores recebem o retroativo do piso da categoria do Piso Nacional do Magistério
A Prefeitura esclareceu que as retenções referentes à contribuição sindical e aos honorários advocatícios decorrem exclusivamente do acordo judicial f

Prefeitura de Porto Velho garante pagamento do piso do magistério e abono a servidores da educação
A Prefeitura de Porto Velho informa que o pagamento do piso salarial do magistério municipal e o abono destinado ao grupo de apoio educacional estarão

Prefeitura de Porto Velhp começa inscrições do processo seletivo da educação com 165 vagas
A Prefeitura de Porto Velho iniciou nesta sexta-feira (26), o Processo Seletivo Simplificado da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para contrata
Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)